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Unima | Afya: Projeto "Retratos de Amor" promove autocuidado e acolhimento para gestantes de comunidades parceiras

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A disciplina Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão III (PIEPE III), ministrada no terceiro período do curso de Medicina do Centro Universitário de Maceió – Unima | Afya, tem como objetivo aproximar a universidade da comunidade externa por meio de ações de extensão que promovem trocas significativas de saberes. Dentro dessa proposta, surgiu o projeto "Retratos de Amor", uma iniciativa que busca valorizar a gestação como um momento único, por meio de atividades que promovem o autocuidado, o fortalecimento da autoestima e o suporte emocional às gestantes atendidas.

A primeira ação do projeto foi realizada com grande sucesso, contando com uma programação cuidadosamente planejada. As gestantes participaram de rodas de conversa, dinâmicas de grupo e sessões fotográficas profissionais, em um ambiente acolhedor e sensível às suas vivências. A proposta foi criar um espaço de escuta, troca de experiências e valorização pessoal, elementos fundamentais para o bem-estar emocional durante a gestação.

A atividade ocorreu no Complexo de Comunicação Social (CCS), do curso de Publicidade e Propaganda da IES e contou com a parceria dos estudantes do curso, responsáveis pelos registros fotográficos. Além disso, participaram voluntariamente uma médica, uma psicopedagoga, uma cabeleireira e uma maquiadora, que contribuíram para que as participantes se sentissem cuidadas e valorizadas.

De acordo com o professor Victor Menezes Cardoso, professor responsável pela disciplina, o resultado foi um dia de muitas emoções, tanto para as gestantes quanto para os estudantes envolvidos. “As participantes se emocionaram ao receber os registros fotográficos e expressaram profunda gratidão pelo acolhimento e pela oportunidade de compartilharem suas histórias em um ambiente de respeito e empatia”, destacou.

A ação reforça o compromisso da Unima |Afya com a formação de profissionais de saúde mais humanos e comprometidos com práticas baseadas no acolhimento, na escuta qualificada e no vínculo com a comunidade.