Projeto de Extensão foi criado para explicar diferenças entre UBS, USF e UPA
14/8/2024
Compartilhe
A diferença entre UBS (Unidade Básica de Saúde), USF (Unidade de Saúde da Família) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) está principalmente relacionada ao tipo de serviço oferecido e ao perfil de atendimento. Mas, é comum a população ter dúvidas de qual unidade de saúde procurar.
Diante disso, as acadêmicas Izaura Rodrigues, Laissa Diniz, Natália Passos, Halane Alves, Nadiny Vasconcelos (4º período) e Alyssa Tenório (5º período), sob orientação da professora Dra. Sabrina Gomes de Oliveira, do curso de Medicina do Centro Universitário de Maceió - UNIMA, desenvolveram o projeto de Extensão: "Orientações para a comunidade sobre as diferenças entre UBS, USF e UPA e sobre quando procurar uma delas".
O projeto tem como objetivo orientar a população na escolha correta da unidade de saúde de acordo com a sua necessidade, buscando promover agilidade no atendimento e contribuir para desafogar o sistema público de saúde, garantindo um melhor cuidado para todos.
O que são cada uma:
Unidade Básica de Saúde (UBS):
As UBS são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e têm como objetivo oferecer atendimento básico e integral à saúde da população. Elas são responsáveis pelo acompanhamento contínuo de doenças crônicas, vacinação, pré-natal, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos básicos, entre outros serviços de saúde preventiva.
Unidade de Saúde da Família (USF):
As USFs são uma estratégia do SUS para reorganizar a atenção básica, focando no atendimento integral à saúde da família. Cada USF cobre uma área geográfica delimitada e é composta por equipes multiprofissionais que incluem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O objetivo das USFs é oferecer um atendimento mais próximo e personalizado, conhecendo de perto as condições de saúde das famílias assistidas.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA):
As UPAs são unidades de saúde de média complexidade que têm como propósito oferecer atendimento de urgência e emergência à população. Elas estão estrategicamente localizadas para garantir um rápido acesso aos serviços de saúde em situações de emergência, como traumas, crises respiratórias, infartos, entre outros casos graves. As UPAs funcionam 24 horas por dia.