Notícias
Extensão

Projeto de extensão leva práticas integrativas para Associação de Fibromiálgicos, em Alagoas

Compartilhe

Estudantes do quinto período do curso de Medicina, do Centro Universitário de Maceió - Unima | Afya, por meio da experiência extensionista N03, realizaram uma ação voltada para a promoção da saúde e do bem-estar dos integrantes da Associação dos Fibromiálgicos de Alagoas (AFIBAL). A atividade foi conduzida pelo grupo FibroCalm, com foco no uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde(PICS), especialmente a aromaterapia e a fitoterapia.

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer e experimentar diferentes óleos essenciais, aprendendo formas de aplicação no corpo e no ambiente. Também receberam orientações sobre o preparo e os benefícios terapêuticos de chás medicinais feitos com plantas como camomila, gengibre, cúrcuma, moringa, melissa e valeriana.

A receptividade foi extremamente positiva. Os participantes relataram alívio de sintomas, sensação de acolhimento e grande interesse em adotar as práticas ensinadas como parte da rotina de autocuidado.

Para a professora e supervisora do projeto Sabrina Gomes de Oliveira, ações como essa são essenciais tanto para os beneficiários quanto para os estudantes. “A participação em projetos de extensão permite que os alunos vivenciem na prática a humanização do cuidado, além de desenvolverem sensibilidade e empatia ao se aproximarem das reais necessidades da população.”

A atividade contou com a orientação da professora Ariana Amaral, que reforça o compromisso do curso de Medicina com uma formação acadêmica integral, que alia conhecimento técnico-científico ao engajamento social.