A interação entre os cidadãos e os especialistas foi um ponto alto, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas e a difusão de informações relevantes
1/10/2024
Compartilhe
No último dia (22/09), o Centro Universitário de Maceió – UNIMA | Afya participou com o projeto de extensão MedMAIS da ação sobre saúde vascular, em alusão ao Setembro Vermelho, mês dedicado à prevenção de doenças cardiovasculares, na orla de Maceió.
A iniciativa realizada, em parceria com o Hospital do Coração Alagoano contou com os alunos do curso de Medicina, membros do MedMais, sob a orientação e coordenação da Dra. Cristiane Monteiro da Cruz, e da coordenadora adjunta do curso de Medicina, Ana Carolina Calles.
A interação entre os cidadãos e os especialistas foi um ponto alto, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas e a difusão de informações relevantes sobre hábitos saudáveis.
A ação do Setembro Vermelho reafirma a importância da conscientização sobre saúde cardiovascular e a necessidade de se promover uma cultura de prevenção com a Interdisciplinariedade, entre a Universidade Federal de Alagoas do Curso de Enfermagem, junto com os alunos da UNIMA.
Durante o evento, foram disponibilizadas aferições de pressão arterial, testes de glicemia e a aferição de índices fundamentais, para a detecção risco de doenças cardiovasculares.
Para a orientadora e coordenadora Dra. Cristiane Monteiro da Cruz, a ação marca um mapeamento para a população e conscientização de um processo extremamente importante: os cuidados com doenças cardiovasculares.
“Essa ação teve caráter educativo, assistencial e orientador. A presença dos alunos, através da interdisciplinariedade e de uma equipe multiprofissional deixam eventos como esse mais completos”, ressaltou.
Os alunos do projeto realizaram demonstrações de reanimação cardiopulmonar (RCP) e realizaram testes de funcionalidade, permitindo que os participantes compreendessem melhor seu estado de saúde e as práticas de prevenção que podem adotar no dia a dia.
Iniciativas como essa são cruciais para sensibilizar a população sobre os riscos das doenças cardíacas, além do incentivo à adoção de hábitos saudáveis. A colaboração entre instituições de ensino, hospitais e a comunidade fortalece a rede de apoio à saúde, tornando Maceió um exemplo na luta pela prevenção e promoção do bem-estar da população.