O objetivo é preparar esses futuros profissionais para atuarem com eficácia em situações de trauma no trânsito
1/4/2025
Compartilhe
O Centro Universitário de Maceió, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) e com a colaboração dos alunos do curso de Enfermagem e Medicina está levando o projeto de extensão MedVias para escolas de Maceió.
O projeto tem como foco a urgência e emergência no trânsito, buscando promover a educação da comunidade sobre os procedimentos de primeiros socorros e segurança viária, além de oferecer capacitação para acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina. O objetivo é preparar esses futuros profissionais para atuarem com eficácia em situações de trauma no trânsito.
A iniciativa tem como orientadora a professora Sabrina Gomes de Oliveira, docente dos cursos de Medicina e Enfermagem, e conta ainda com a colaboração do professor Glauber Schettino, também do curso de Enfermagem. De acordo com a professora Sabrina Gomes de Oliveira, o MedVias visa não apenas a formação técnica, mas também a conscientização social acerca da importância do atendimento rápido e adequado em situações de urgência. "O MedVias surge com o objetivo de capacitar nossos discentes para a prática real, ao mesmo tempo em que dissemina a cultura de segurança e cuidados com a vida no trânsito. Dessa maneira, a comunidade escolar se conscientiza sobre os procedimentos iniciais para salvar vidas em emergências", ressaltou a professora orientadora.
O projeto segue em andamento nas escolas e já tem alcançado bons resultados, com alunos e professores da instituição de ensino compartilhando seus conhecimentos e ampliando a compreensão sobre a importância de uma resposta eficiente e rápida em situações de urgência.
De acordo com a aluna de medicina e diretora do projeto, Eduarda Moura, a união da teoria com a prática proporciona aos discentes uma excelente experiência. “O projeto de extensão MedVias é fundamental para ampliar o conhecimento sobre urgência e emergência no trânsito, unindo teoria e prática para salvar vidas. Como diretora geral, vejo nele uma oportunidade de impacto real na comunidade e na formação acadêmica”, explicou a discente.