O projeto segue fortalecendo sua missão de aproximar a Medicina da sociedade, contribuindo para um futuro mais saudável e consciente.
6/3/2025
Compartilhe
Criado há dois anos por iniciativa dos acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário de Maceió – UNIMA | Afya, o Projeto de Extensão MED+ tem se destacado na promoção da saúde em comunidades indígenas, quilombolas e assistidas no estado de Alagoas. A iniciativa surgiu durante uma tutoria que abordava a importância da promoção da saúde para a população, impulsionando os estudantes a desenvolverem ações voltadas para a conscientização sobre doenças cardiovasculares.
Por meio de rodas de conversa, teatros lúdicos, apresentação de pôsteres e jogos infanto-juvenis, o projeto busca alcançar diferentes públicos, promovendo informação acessível e incentivando hábitos saudáveis. Além das atividades extensionistas, o MED+ também tem forte atuação na pesquisa, participando de duas iniciações científicas e do projeto Afycionados, que une os cursos de Medicina e Ciências da Computação no desenvolvimento de estudos científicos e no aprimoramento do pensamento crítico dos acadêmicos.
A professora Dra. Cristiane Monteiro da Cruz, coordenadora do projeto, ressalta a relevância do MED+ para a formação dos discentes e seu impacto na comunidade: "OMED+ é um projeto de extensão que aponta os principais riscos de doenças cardiovasculares para a população, desenvolvendo nos discentes a importância da comunicação humanizada e clara com diferentes grupos."
Recentemente, o projeto expandiu suas atividades, colaborando também com a área da Engenharia Civil, levando conscientização sobre saúde para trabalhadores da construção civil. Além disso, o MED+ iniciou ações educativas voltadas para alunos do 5ºao 9º ano, reforçando seu compromisso com a promoção da saúde desde a infância até a vida adulta.
Com uma abordagem multidisciplinar e inovadora, o Projeto MED+ segue fortalecendo sua missão de aproximar a Medicina da sociedade, contribuindo para um futuro mais saudável e consciente.