O projeto Hemomais coletou 42 bolsas de sangue, totalizando 18.500 ml, após o cadastro de 55 voluntários.
3/12/2024
Compartilhe
Na última sexta-feira (27/11), o Centro Universitário de Maceió - UNIMA AFYA, por meio do Projeto de Extensão Hemomais, em parceria com o Hemocentro/AL - HEMOAL realizou o Dia D voltado para a Doação de Sangue, na instituição.
O Projeto tem como objetivo mobilizar a comunidade acadêmica para aumentar a quantidade de voluntários e bolsas de sangue no HEMOAL. A ação já arrecadou mais de 60 bolsas de sangue nesse primeiro ciclo. O que equivale a 240 vidas que serão ou foram salvas.
O projeto Hemomais coletou 42 bolsas de sangue, totalizando 18.500 ml, após o cadastro de 55 voluntários. Esse número demonstra o potencial de engajamento da comunidade acadêmica, demonstrando assim, o interesse dos estudantes.
Com o sucesso da ação, os discentes do Projeto de Extensão Hemomais foram agraciados como “Embaixadores da Esperança”, pelo Hemoal, em alusão a Semana do Doador de Sangue, comemorada de 23 a 28 de novembro.
Durante a premiação os alunos aproveitaram a oportunidade e realizaram cadastro para adoação de Medula Óssea.
De acordo com a discente do 5° período do curso de Medicina da Unima |Afya e presidente do Hemomais Carol Lessa, a ação foi de suma importância para o aumento do estoque de sangue da unidade.
“Receber o troféu de reconhecimento do Hemoal, juntamente com a Procuradora-Geral do Estado, fortalece nosso compromisso e nos motiva a continuar fazendo a diferença. Cada doação é uma oportunidade de salvar vidas e transformar realidades. Agradecemos a todos que se uniram a essa corrente do bem, contribuindo para um gesto que muda o futuro de muitos”, ressaltou.
Durante a ação, a triagem mostrou-se uma etapa essencial, garantindo que a doação seja segura tanto para os voluntários quanto para os receptores. 13 voluntários foram considerados inaptos durante a triagem, o que reforça a importância dos critérios estabelecidos pelos profissionais da saúde.