Notícias
Campus

Encontro Multidisciplinar sobre Esclerose Múltipla resulta em criação de Lei

Compartilhe

Estima-se que mais de 40 mil brasileiros possuem Esclerose Múltipla (EM) - uma doença neurológica, crônica e autoimune, em que as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. O estudo da doença gerou interesse para um grupo de estudantes de Medicina que realizaram pela primeira vez um Encontro Multidisciplinar sobre Esclerose Múltipla.

O encontro foi realizado no dia 30 de agosto de 2023 no Centro Universitário de Maceió - UNIMA e contou com a participação de profissionais das áreas de Neurologia, Direito, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física, além de autoridades públicas como os vereadores Leonardo Dias e Eduardo Canuto. O sucesso do evento e representatividade dos acadêmicos do curso, resultou na criação da LEI 7.435 para o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, de autoria do Vereador Leonardo Dias, que esteve presente no evento promovido pelos estudantes.

Anualmente, todo dia 30 de agosto será o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla terá como objetivo sensibilizar a população, os profissionais de saúde, os órgãos governamentais e a sociedade civil acerca da Esclerose Múltipla, promovendo a conscientização, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o apoio aos pacientes e suas famílias.

O aluno de Medicina, Jayme destacou que o evento foi uma grande oportunidade de juntar o poder público, sociedade e pacientes e, com o apoio da Associação de Portadores de Esclerose Múltipla do Estado de Alagoas, presidida por Sabrina Chicuta, viu-se a oportunidade de se criar o dia municipal.

“Durante a faculdade de medicina pouco se tem na grade curricular sobre doenças raras e eventos desse tipo são importantes para dar um alerta aos estudantes e profissionais sobre o tema. Pois, um médico, em toda sua vida profissional, pode se deparar com pelo menos um paciente com doença rara. Por isso é importante ler e ouvir sobre o tema para que sinais e sintomas não passem desapercebidos”, destaca Jayme.

A data instituída por esta Lei deverá ser marcada por ações educativas, palestras, eventos, campanhas de divulgação e atividades que visem à disseminação de informações sobre doenças raras, suas características, desafios e a importância do suporte integral a esses pacientes.

2ª Edição do Encontro de Esclerose Múltipla

Neste ano de 2024, o grupo de estudantes já estão se mobilizando para a organização da 2ª edição do Encontro de Esclerose Múltipla.  

Todas as informações serão divulgadas na página do Encontro no Instagram: @encontroem.al

Organizadores

A Unima reconhece e parabeniza a todos os envolvidos na idealização do Encontro de Esclerose Múltipla, assim como ao Professor Ms. Renato Jabour Pennaforte como orientador e em especial aos alunos:

Jayme Marden, Rebeca Montenegro, Mariery Loureiro, Eduarda Almeida, Eduarda Casado, Karyne Labolita, Marcella Cavalcante, Marcela Trindade, Rodrigo Arakaki, Iara Santana, do 11º período de Medicina, que fizeram parte da organização geral do evento.

Danilo Meron (P2), Airllys Manuele (P3), Eduardo Romero (P3), Maria Vitória (P6), Maria Eduarda Japiassu (P6), Vitor Raposo (P6), Maria Júlia Godoi (P6), Gabriela Almeida (P6), Ângelo Guilherme (P11), alunos do curso de Medicina, e Wendel Marques (P10) do curso de Psicologia, que participaram da coordenação do evento.