A proposta visa incentivar a relação entre estudantes, professores e profissionais da saúde, favorecendo a aprendizagem ativa
17/3/2025
Compartilhe
O curso de Medicina do Centro Universitário de Maceió - Unima | Afya tem como foco a formação interdisciplinar dos acadêmicos, proporcionando diferentes estratégias de aprendizagem, para garantir um ensino de qualidade. Como parte desse compromisso, os estudantes do primeiro período participaram de uma oficina de trabalho, em equipe, promovida pela disciplina: Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE).
A atividade foi conduzida pelo Prof. Msc. Reinaldo Moura, em colaboração com a Psicopedagoga Marta Bruna da Silva Lima, do Núcleo de Experiência Discente (NED). Segundo a coordenadora do eixo PIEPE, Prof. Dra. Cristiane Monteiro da Cruz, o objetivo da oficina foi fortalecer a integração de conhecimentos, habilidades e experiências entre os discentes, proporcionando um atendimento mais completo e humanizado voltado para a comunidade. “Essa integração é essencial para fortalecer as experiências entre os alunos, levando mais humanização e integrando conhecimento à prática”, explicou.
A disciplina PIEPE faz parte do processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação no Brasil, conforme estabelece a Resolução nº 7/2018 do MEC, que dispõe sobre as diretrizes que norteiam a implantação das atividades nos cursos. A proposta visa incentivar a relação entre estudantes, professores e profissionais da saúde, favorecendo a aprendizagem ativa, a resolução de problemas complexos e o desenvolvimento de habilidades para prática médica, como empatia e comunicação interpessoal.
A colaboração interdisciplinar na extensão favorece a troca de conhecimentos entre diferentes áreas da saúde, colaborando para a formação de profissionais prontos para os desafios da prática clínica e para um atendimento mais eficaz à população.