Notícias
Campus

Como aproveitar o Carnaval com saúde e bem-estar

Compartilhe

Aaah, o Carnaval! Axé e batuque. Milhões de pessoas, muita animação.  

Sejamos sinceros: esse é o evento que nos faz sentir pena de quem não é brasileiro. São dias de muita festa, o que traz benefícios para a mente, e uma mente desestressada se traduz em um corpo menos tenso e com menos nó nas costas.

Só que, para viver o Carnaval desse jeito sem prejudicar a saúde, é preciso seguir algumas regrinhas básicas. Básicas mesmo, sem juízo de valor, “apenas” respaldadas pela ciência!

Veja a seguir quais são elas para você e seus amigos curtirem bastante enquanto pulam atrás dos trios!

A hidratação será a mestra da sua bateria


Os últimos dias têm sido muito quentes. Várias capitais estão registrando máxima acima dos 30ºC há semanas, e você com certeza já sabe que o calor é algo que deve ser levado a sério.

Então, nada de consumir apenas bebidas alcoólicas nos bloquinhos. Intercale se hidratando tomando muita água, que você certamente perderá transpirando e indo ao banheiro mais vezes. Não vale suco ou refrigerante, ok?

Os sintomas da insolação aparecem aos poucos. Os primeiros são: Dores de cabeça; Tontura; Náusea; Pele quente e seca; Pulso rápido; Temperatura elevada; Distúrbios visuais; Confusão mental.

Caso sinta isso em meio à multidão, chame um amigo para se afastar lentamente com você e, assim que possível, sente-se para beber água. Se os sintomas persistirem, procure um serviço de atendimento móvel de emergência ou vá para o hospital.

Saco vazio não para em pé

É muito comum entre os foliões o hábito de sair de casa cedo, após tomar o café, e passar o dia inteiro em meio às pessoas sem parar para fazer uma refeição de verdade. Esse jejum por longas horas é prejudicial à saúde, principalmente no verão.

O calor associado à falta de alimentação apropriada pode causar queda de pressão que, por sua vez, pode levar ao desmaio. Passar por isso colocará você em risco duas vezes, pois uma queda na rua também pode ter consequências graves como concussão, escoriações, fraturas, entre outras.

Cuidado com os excessos, principalmente de bebida alcoólica  

A dura verdade é que o nosso corpo não foi feito para metabolizar álcool, e nós somente conseguimos fazer isso porque o nosso fígado para todas as suas funções para resolver esse “problema” momentâneo. Então, não é uma boa ideia sobrecarregar o seu organismo e inflamar, inclusive, o seu cérebro.

Se pensar pelo lado da saúde em si for difícil, veja por outro ângulo: a ressaca pode roubar um dia inteiro de festa do seu Carnaval. Melhor não arriscar, né?

Ó abre alas, que a prevenção tá passando

Os preservativos são a melhor escolha para se prevenir contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).  

Sem falar que, o uso da camisinha é um cuidado a mais para evitar uma gravidez indesejada. Mulheres cisgênero, homens trans e pessoas não-binárias que fazem o uso de DIU ou outro anticoncepcional devem sempre pensar por esse lado antes de engajar em uma relação desprotegida.

Ninguém quer chuva, mas cuidado com o sol

Use protetor solar a cada três horas e sempre com um prazo mínimo de 30 minutos antes da exposição direta aos raios solares. Vale lembrar que o mormaço também queima. Então, mesmo em dias nublados, passe o protetor antes de sair de casa e leve-o na mochila.  

Além da aplicação do protetor, indica-se passar produtos com Vitamina C no rosto e no pescoço para favorecer a proteção e usar óculos escuros, cujas lentes tenham proteção UV.

Se você tem tatuagem, redobre os cuidados.