Notícias
Extensão

Avaliação dos projetos de extensão da unima destaca impacto na comunidade e alinhamento com agenda 2030

Compartilhe

No último sábado (29/03), o Centro Universitário de Maceió – Unima | Afya realizou a avaliação dos projetos de extensão vinculados aos eixos PIEPE, IESC e MCM. O evento contou com a presença de coordenadores e professores, professores convidados e responsáveis pelas turmas, reunindo 48 grupos e um total de 580 alunos.

O objetivo da avaliação foi garantir que os projetos estivessem em conformidade com as diretrizes necessárias, para promover um impacto assertivo na comunidade. Além disso, verificou-se se as iniciativas estavam devidamente alinhadas com as unidades de ensino, unidades básicas de saúde (UBS) e com a agenda 2030, seguindo a política do MEC voltada para ensino, pesquisa e extensão. Outro aspecto essencial foi analisar a viabilidade das intervenções propostas na comunidade.

A banca avaliadora foi composta pelos professores de IESC, proporcionando a integração dos eixos e pelo coordenador de MCM, garantindo assim, que a metodologia aplicada estivesse de acordo com o preconizado pelos eixos.

Durante a programação, foram apresentados os novos monitores dos módulos PIEPE 1, 2 e 3, que irão atuar no suporte aos alunos, conforme as diretrizes institucionais. Esses monitores desempenham papel fundamental na continuidade do processo de formação, auxiliando no desenvolvimento de produtos e na execução das ações previamente determinadas pelos grupos.

O professor e coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente - Naped participou integralmente do evento dando apoio aos professores e auxiliando na organização do evento

De acordo com a professora e coordenadora do PIEPE, Cristiane Monteiro da Cruz a integração dos eixos fortalece não apenas a matriz, mas auxilia no processo de formação dos alunos.” Com essas iniciativas formamos profissionais mais capazes de observar o todo, observando também o paciente”, ressaltou.

Durante a avaliação, os alunos passaram por um processo de revisão e considerações finais, analisando se os trabalhos necessitavam de ajustes para atender integralmente aos critérios estabelecidos.

O evento reforçou o compromisso da IES com a qualidade e efetividade dos projetos de extensão, garantindo que as ações desenvolvidas tragam benefícios concretos às comunidades atendidas e contribuam para a formação acadêmica dos alunos.