Notícias
Extensão

Alunos de Medicina vivenciam dinâmica sobre Gestão de Conflitos na disciplina de Práticas Interdisciplinares

Compartilhe

O Centro Universitário de Maceió – Unima| Afya, por meio da última aula da disciplina de “Práticas Interdisciplinar e em Ensino, Pesquisa e Extensão III”, ministrada pelo professor Victor Menezes Cardoso, gerou interação e muita conexão para os estudantes do terceiro período, do curso de Medicina da IES com uma dinâmica voltada ao tema “Gestão de Conflitos”.

A atividade sugeriu um desafio em conjunto, no qual os alunos foram divididos em grupos, cada um com limitações específicas. A proposta teve como objetivo gerar situações reais de conflito e cooperação, servindo de base para uma discussão reflexiva ao final da experiência.

De acordo com o Professor Mestre, Victor Menezes Cardoso, responsável pela aula, a vivência foi extremamente positiva: “Essa dinâmica permitiu que os alunos percebessem, na prática, a importância da empatia, da escuta, da ética e de uma comunicação eficaz. Trabalhar com essas competências desde a formação é essencial para que tenhamos, no futuro, profissionais médicos mais humanos e preparados para lidar com os desafios e resolução de conflitos”, destacou.

O momento contou com a participação da psicóloga Ana Paula Vasconcelos, do Núcleo de Experiência Discente (NED), que acompanhou e auxiliou na discussão posterior. “O NED consegue ter uma visão de pontos a serem trabalhados e projetos a serem desenvolvidos com os alunos, a partir das necessidades deles, gerando melhor acolhimento e atendimento as demandas", destacou a psicóloga.

As atividades com o Núcleo de Experiência Discente (NED) contribuem para a formação dos alunos e faz parte do programa PIEPE, definido pela Afya. “Elas são amplamente planejadas e auxiliam no desenvolvimento do estudante”, explicou a Prof. Dra. Cristiane Monteiro da Cruz, responsável pelo PIEPE.

A atividade reforça o compromisso da Unima em promover uma formação médica integral, que vai além do domínio técnico-científico e valoriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, fundamentais para o trabalho em equipe e a resolução de conflitos no ambiente de saúde.