repositório de tcc
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
NSP NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: CANABINOIDES SINTÉTICOS SUA EVOLUCÃO E SUA APREENSÃO NO BRASIL
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo trata de um estudo acerca das Novas Substâncias Psicoativas. Essas substâncias surgiram a principio como promessas de tornarem-se futuros medicamentos para tratarem algumas doenças como câncer e AIDS. Com o passar do tempo foram criadas Novas Substâncias Psicoativas: Canabinoides Sintéticos como substitutos da maconha. O objetivo do presente trabalho é proporcionar uma reflexão a respeito das apreensões dos Canabinoides Sintéticos, determinar os lugares mais comuns de serem apreendidos e descrever a evolução desde sua concepção até se tornarem reconhecidamente substâncias ilícitas no Brasil, encontram-se presentes nas Listas de medicamentos, substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e também substâncias sob controle especial da Portaria SVS/MS n°344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por meio do emprego de Pesquisa Bibliográfica levantando as informações históricas importantes para a compreensão e evoluções das NSP e NSP: Canabinoides Sintéticos. E também visualizar o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas conhecido popularmente como Lei de Drogas.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
CASSIA CRISTINA FAGUNDES DOS SANTOS
Orientador:
Marek Henryque Ferreira Ekert
Curso:
Direito
Palavras-Chaves:
Novas Substâncias Psicoativas; Canabinoides Sintéticos; NSP.
Coorientador:

Acessar documento
REVISÃO SISTEMÁTICA DAS INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: EFICÁCIA E BOAS PRÁTICAS
Pós-graduação
Monografia
Este estudo é uma revisão sistemática que avalia a eficácia das intervenções terapêuticas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram incluídos 30 estudos publicados entre 2018 e 2023, que avaliaram intervenções como Terapia Comportamental Aplicada (ABA), Terapia Ocupacional, Terapia de Fala, Intervenções Assistidas por Animais e Terapias Baseadas em Tecnologia. Os resultados indicam que a ABA é eficaz na melhoria das habilidades sociais e comportamentais, especialmente quando combinada com outras terapias. Intervenções multimodais são mais eficazes do que intervenções isoladas. No entanto, a eficácia das intervenções varia significativamente com base nas características individuais das crianças. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada utilizando a escala de Jadad, assegurando a validade dos resultados. A revisão destaca a necessidade de personalização das intervenções e a inclusão dos pais no processo terapêutico. Limitações incluem a heterogeneidade dos estudos e a predominância de pesquisas em países de alta renda. Futuros estudos devem focar em intervenções em diferentes contextos culturais e econômicos e em pesquisas de longo prazo. Esta revisão fornece uma base sólida para profissionais de saúde na seleção e aplicação de intervenções terapêuticas eficazes para crianças com TEA
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
THAÍSA AMÁLIA MIRANDA DE FIGUEIRÊDO
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Transtorno do Espectro Autista; Crianças; Terapia Comportamental Aplicada (ABA); Intervenções Multimodais.
Coorientador:

Acessar documento
O XADREZ COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO APLICADO NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO MASCULINA EXTENSÃO II EM ALAGOAS
Pós-graduação
Monografia
O artigo aborda o uso do xadrez como recurso psicopedagógico na unidade de internação masculina extensão II em Alagoas, destacando seu potencial como ferramenta terapêutica e educativa. O estudo, de natureza bibliográfica, teve como objetivo investigar se o xadrez pode promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos internos, reduzir comportamentos impulsivos e agressivos, além de melhorar as interações sociais. A pesquisa constatou que a prática regular do xadrez contribui significativamente para o aprimoramento das habilidades de resolução de problemas, atenção, concentração e controle emocional. Ademais, verificou-se uma redução na frequência de comportamentos agressivos, evidenciando o papel do xadrez como moderador comportamental. As interações sociais entre os internos e com os educadores também foram beneficiadas, resultando em um ambiente mais colaborativo e harmonioso. As conclusões do estudo confirmam que o xadrez é uma ferramenta eficaz na intervenção psicopedagógica, atendendo aos objetivos propostos e respondendo positivamente às hipóteses levantadas.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
SAMARA MARINHO LESSA
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Medida Socioeducativa; Xadrez; Recurso Pedagógico.
Coorientador:

Acessar documento
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO INFANTIL
Pós-graduação
Monografia
Este artigo traz uma abordagem de como acontece o processo de intervenção psicopedagógica no contexto escolar (processo infantil), ressaltando a importância do psicopedagogo, suas funções e a sua forma de intervir no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais democrático, quando consideradas as particularidades de cada criança. O estudo investiga o papel do profissional psicopedagogo, que pautado na intervenção infantil, propõe-se especificamente individual, que enxerga toda criança como um ser capaz e único. Desse modo, a intervenção psicopedagógica procura atender a criança com determinadas dificuldades no aprendizado e investigar, caso a caso, a fim de traçar caminhos para que ele as supere. Portanto, tal artigo demonstrará, por um viés investigativo, colhendo informações de estudo bibliográfico, tendo estudiosos do tema como: Vygotsky (1988), Polity (1998), Weiz e Sanchez |(2019) e análise dos estudo da ABPp ( Associação Brasileiras dos Psicopedagogos), em suma os teóricos trazem em sua linha a importância da atuação/intervenção psicopedagógica.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ROSANE QUINTILIANO LEITE PEIXOTO
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Intervenção psicopedagógica; Papel do psicopedagogo.; Aprendizagem.
Coorientador:

Acessar documento
IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pós-graduação
Monografia
A educação na perspectiva inclusiva significa o trabalho em busca de quebra de barreiras para que dentro da escola os estudantes possam participar e evoluir de forma igualitária sem nenhum prejuízo. Na conjuntura do ambiente escolar, o termo TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação vem ganhando espaço, logrado êxito sua aplicabilidade fazer o d tecnologias na educação inclusiva surge como um viés que oferece um amplo apoio para os docentes na área da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, tendo em vista que constroem elementos facilitadores que colaboram com a evolução e aprendizado dos alunos que apresentam deficiências no âmbito escolar, com estratégias que aguçam a curiosidade, despertam a criatividade e promovem autonomia para se comunicar, aprender e se locomover Deve – se ainda incorporar a acessibilidade como valor para o próprio serviço e para os funcionários que lá desempenham suas funções, pois acessibilidade tem a ver com o próprio aprimoramento da sociedade no atendimento com qualidade a todos os cidadãos. Este artigo apresenta relatos bibliográficos de autores que estudaram sobre o tema proposto, observaram e ratificaram que ao inserir as TICs em sala de aula de forma coesa e planejada obtemos resultados positivos no desenvolvimento dos alunos. Torna - se imprescindível a contribuição de todos os indivíduos que fazem parte do cenário escolar, incluindo a família, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, todos devem trabalhar juntos, pois para incluir é preciso saber fazê-lo com determinação, competência, cuidado e boa vontade é essencial e podem mudar a história de uma criança com deficiência. Dessa forma, apontaremos alguns fatores importantes para a concretização dessa sociedade inclusiva que almejamos.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
JACICLEIDE MOREIRA ALVES
Orientador:
André Fermoseli
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Tecnologias; Educação; Inclusão
Coorientador:

Acessar documento
OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de compreender a importância da Educação Socioemocional no processo de ensino e aprendizagem no ambiente da educação básica, especificamente no Fundamental ll, além de refletir sobre a estratégia de desenvolvimento dos aspectos socioemocionais na educação básica. Este artigo tem por objetivo traçar uma discussão sobre a atuação do psicopedagogo na escola para promoção da educação socioemocional. Para tanto, utilizamos como metodologia uma revisão de literatura do tipo narrativa e dialógica, para compreender a importância da Educação Socioemocional no desenvolvimento integral dos educandos/as. As hipóteses levantadas neste artigo estão relacionadas à atuação do psicopedagogo institucional enquanto profissional atuante no ambiente escolar, visando não somente atender a alunos com dificuldades de aprendizagem, como também promover uma formação escolar voltada para a sensibilidade, observando que os sujeitos que compõem esse universo complexo (escola) são dotados de elementos, sociais, afetivos e psíquicos que influenciam diretamente na sua aprendizagem. Logo, a análise da literatura possibilitou refletir sobre como o psicopedagogo pode atuar na promoção da educação socioemocional no contexto escolar, conhecendo várias teorias que podem auxiliar na compreensão de como os aspectos afetivos e inconscientes reverberam no desenvolvimento do psiquismo humano e os seus impactos para o processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, irá contribuir para a promoção de uma educação mais humana e inclusiva, indo além da preparação para o mercado de trabalho. As emoções têm ganhado espaço no ambiente escolar, o que pode ser percebido a partir do desenvolvimento do aluno e do crescente número de materiais de educação socioemocional que têm surgido e sido utilizado na educação básica. Assim, o artigo tem como objetivo compreender qual a concepção de emoção adotada neste material e buscar assimilar quais são as possíveis consequências dessa concepção para subjetividade do aluno do ensino Fundamental ll.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
VALDIRENE DOS SANTOS
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Psicopedagogia institucional; Emoções; Afetividade.
Coorientador:

Acessar documento
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE X APRENDIZAGEM: O PAPEL DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como intuito apresentar algumas dificuldades encontradas pelas crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) no processo de aprendizagem, além de fundamentar o que se entende por TDAH e discorrer sobre as possíveis intervenções psicopedagógicas dentro do ambiente escolar. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, com a análise de artigos científicos que abordem a temática das dificuldades de aprendizagem em crianças com TDAH e o auxílio do psicopedagogo na escola. Sendo assim, comentar-se-á a respeito de intervenções e estratégias que possam proporcionar ao aluno uma aprendizagem efetiva e prazerosa de forma que o mesmo se sinta incluso e acolhido nos espaços educacionais em concordância os autores aqui estudados, entre eles: BOSSA (1996), SALVIATO (2018), SILVA (2014) e AMORIM (2010).
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
PRISCILLA RAFAELA ZUBEM DE SOUZA
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Inclusão; Psicopedagogia; Ludicidade.
Coorientador:

Acessar documento
OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM EM PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH
Pós-graduação
Monografia
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que pode afetar significativamente a capacidade de foco, concentração, organização e autocontrole. A aprendizagem de pessoas com TDAH pode ser desafiadora devido as dificuldades em manter a atenção e controlar impulsos. No entanto, os jogos pedagógicos têm emergido como uma ferramenta eficaz para abordar essas dificuldades e promover um ambiente de aprendizado mais envolvente e adaptado. Os jogos pedagógicos, projetados com objetivos educacionais específicos, oferecem uma abordagem interativa e motivadora para a aprendizagem, eles podem ajudar indivíduos com TDAH a melhorar a atenção, a memória e as habilidades de resolução de problemas de maneira divertida e dinâmica. A estrutura dos jogos, com suas regras e feedbacks imediatos, ajuda a manter o engajamento e a proporcionar reforço positivo. Os jogos podem ser usados em diversas etapas do desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, pois se constitui em um recurso didático-pedagógico de apoio ao estímulo do raciocínio lógico, concentração e tomada de decisão, podendo ser utilizados para introduzir, amadurecer e fixar conteúdos trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir habilidades necessárias para uma evolução acadêmica completa.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
PARICIA ALEXANDRA DE CARVALHO CARDOSO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Jogos Pedagógicos; Inclusão; Psicopedagogia; Aprendizagem.
Coorientador:

Acessar documento
ANÁLISE DAS BARREIRAS AO EMPREENDEDORISMO FEMININO EM REGIÕES MARGINALIZADAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: ESTUDO DE CASO DE EMPREENDIMENTOS DE MULHERES QUE VIVEM NA GROTA DO RAFAEL EM MACEIÓ - AL
Pós-graduação
Monografia
O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise diagnóstica realizada em um grupo de mulheres empreendedoras que também são moradoras da Grota do Rafael, comunidade localizada na cidade de Maceió - AL. Tais mulheres buscam atualmente melhores condições de vida em um contexto de escassez na região marginalizada em que vivem. Entrevistas foram realizadas com cada uma das empreendedoras a fim de identificar os principais pontos críticos que atrapalham o desenvolvimento de seus negócios. Após uma análise detalhada das respostas apresentadas pelas entrevistadas, foi identificado que os maiores empecilhos apresentados são relacionados a questões de Educação e capacitação insuficientes e ausência de estímulo ao mercado local. Em seguida, foi exposto soluções detalhadas com planos de ações, tais planos visam facilitar todo o processo de colocar em prática as medidas propostas para que as problemáticas sejam mitigadas e haja melhorias contínuas na realidade dos empreendimentos dessas mulheres.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ERIKA RANIELLY LEOPOLDINO DA SILVA, GABRIELA MARTINS CASSIMIRO, JOSÉ WILLYAN DOS SANTOS ALVES, RUTH APARECIDA TEIXEIRA FERRO, SAMARA GOMES FEITOSA DE QUEIROZ, VANESSA SOUZA CINTRA
Orientador:
Aristella Lemos
Curso:
Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança
Palavras-Chaves:
Empreendedoras; Grota do Rafael; Escassez; Desenvolvimento.
Coorientador:

Acessar documento
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR AS EMOÇÕES NAS ESCOLAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE GESTÃO DAS EMOÇÕES PARA ALUNOS DO 1º AO 5º ANO EM ESCOLAS PÚBLICAS
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho, tem buscado apresentar e analisar a importância de ensinar como lidar com as emoções nas escolas. O presente estudo, é bem interessante, visto que, na modernidade atual, vivemos em uma sociedade com excesso de ocupações, telas de celulares, tablets, computadores e muita agitação, esses fatores causam impactos na vida e na saúde emocional dos estudantes. No que tange a isso, é muito recompensador ver os benefícios na vida humana, trabalhar sentimentos e emoções com as crianças na fase introdutória de seus primeiros saberes. Essa aprendizagem socioemocional, sendo adquirida nas escolas, contribuirá para o desenvolvimento como todo de cada aluno. A busca por esse tema, vislumbra investigar e esclarecer o que proporciona de benefícios trabalhar as emoções nas escolas: Desenvolvendo Habilidades de Gestão das Emoções em Alunos do 1º ao 5º ano em Escolas Públicas. Este trabalho é de suma importância para desenvolver pessoas mais saudável emocionalmente, colaborando assim para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. As emoções quando gerenciadas de forma equilibrada, proporcionando uma alta performa-se no aprendizado do aluno.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARIDEIDE DE OLIVEIRA
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Lidar com emoções; Saúde emocional; Aprendizagem; Desenvolvimento e Gestão das Emoções
Coorientador:

Acessar documento
INTERVENÇÃO NO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DISGRAFIA X DISORTOGRAFIA
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho é fruto da experiência no estágio institucional em psicopedagogia realizado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal de Maceió. O psicopedagogo não só compreenderá o porquê do sujeito não aprender a escrever, mas
o que ele poderá aprender e como aprender. A busca desse conhecimento inicia-se no processo diagnóstico, momento em que a ênfase é a leitura da realidade daquele sujeito,
para então proceder à intervenção. Para tanto os seguintes teóricos, trazem suas teorias sobre a profissão e atual do psicopedagógico clínico/institucional, os mesmo foram os norteadores para construção e fundamentação desde ferente trabalho, que são eles: BOSSA (2000), Fernández (1990), BORGES (2004), WEISS, (2003) e VISCA, (1987). A pesquisa se divide em entendimento das dificuldades de aprendizagem distorgrafia e disgrafia, tendo como objetivo a remediação /ou prevenção. Os problemas de aprendizagem podem ser gerados por causas internas sintomas e inibição cognitiva
ou externas.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARIANA TAVARES DAMASCENO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Dificuldade de escrita; Diagnóstico psicopedagógico; Intervenção psicopedagógica.
Coorientador:

Acessar documento
A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo mostra a necessidade de relatar a importância do Psicopedagogo dentro da escola, aborda sobre a sua atuação e sua importância no âmbito escolar, e como este contribui significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. Tem por objetivo averiguar a percepção do aprendizado sobre o papel do psicopedagogo no contexto escolar, suas funções mediante às dificuldades e os distúrbios da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foram tomadas como referências estudiosos, que versam sobre o tema, entre os quais são citados; Bossa (1994), Porto (1994) e Souza (2009) e Oliveira (1986).
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARIA MARILUCE TAVARES DAMASCENO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Psicopedagogo; Contexto escolar; Aprendizagem.
Coorientador:

Acessar documento
ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL NA INVESTIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como objetivo compreender a importância do trabalho realizado pelo Psicopedagogo no âmbito escolar, frente às dificuldades encontradas no processo de aprendizagem. A problemática básica que embasou o estudo com o intuito de responder ao seguinte questionamento: Qual o papel desempenhado pelo Psicopedagogo no âmbito escolar, na formação dos professores, para o enfretamento das diversas problemáticas que permeiam o processo de aprendizagem. Partindo dessa premissa, realizou-se um estudo exploratório, utilizando a abordagem metodológica de pesquisa de campo e a com embasamento bibliográfico dos seguintes teóricos: Bossa (2019), Grigorenko e Sternberg (2003) e Libânio (1994). A pesquisa realizou a análise do ponto de vista da psicopedagoga (denominada B) atuante na escola municipal da cidade de Maceió, onde aconteceu a pesquisa de campo, Escola Municipal Monsenhor A. Araújo.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARCIA CRISTIANE DA SILVA MONTEIRO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Psicopedagogia; Dificuldades de Aprendizagem; Escola.
Coorientador:

Acessar documento
O IMPACTO POSITIVO DA PRESENÇA DA PSICOPEDAGOGA NO AMBIENTE ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados positivos obtidos com a chegada da psicopedagoga na escola João Paulo, situada no bairro Chã da Jaqueira, na cidade de Maceió, Alagoas. Antes da chegada da psicopedagoga, havia apenas duas auxiliares de sala que pouco puderam fazer para contribuir na concretização do processo de inclusão. As crianças atentidas por essas profissionais apresentavam laudo do Transtorno do Espectro Autista com certa dificuldade no processo de aprendizagem e/ou transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A partir dessas observações, foram feitas algumas pesquisas bibliográficas, com a leitura de artigos científicos e análise de periódicos, bem como a utilização de livros e autores que versam sobre a temática, entre eles: BOSSA (2011), MONTTOAN (2003 - 2006), PICAGLIE e OLIVEIRA (2019). Ademais, acrecentamos também que o trabalho de um psicopedagogo numa instituição de ensino, assim como seus resultados dependem muito do comprometimento dos educadores, do apoio institucional e da família das crianças, para que juntos possam proporcionar e garantir as condições necessárias para que a criança tenha educação e conhecimento de qualidade.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
JOSÉ MARIA DOS SANTOS
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Escola; Inclusão; Psicopedagogia; Aprendizagem.
Coorientador:

Acessar documento
O ESTÁGIO INSTITUCIONAL A PARTIR DE PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS AFETIVAS E MOTIVACIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Pós-graduação
Monografia
Durante a prática de observação no estágio supervisionado o estudante acompanha atividades práticas que elucidam a teoria discutida nas aulas do curso. Nesse sentido, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de relatar a vivência de ensino-aprendizagem vinculada ao estágio institucional do curso de psicopedagogia clínica e institucional da Unima, Maceió, Alagoas. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido durante a intervenção psicopedagógica no ambiente escolar, com alunos do 8° ano do ensino fundamental, da rede municipal do estado. O tema abordado foi o estudo das frações com barras de chocolate, questões motivacionais de percepção sobre eles mesmos. Nessa prática, a proposta foi orientada de modo a promover aprendizagem e motivação aos estudantes envolvidos. Assim, a teoria de Henry Wallon embasa ideias norteadoras da proposta, na tocante da afetividade, motivação e aprendizagem. Desse modo, observa-se a que na escola é possível trabalhar de forma lúdica e afetiva, os conceitos escolares, como a própria matemática.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
JAQUELINE QUINTINO DA SILVA
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Estágio supervisionado; Afetividade; Aprendizagem; Wallon.
Coorientador:

Acessar documento
CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA O ENGAJAMENTO E DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICA
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo trata de um estudo qualitativo que, por meio de uma revisão bibliográfica, investiga o papel dos jogos educativos como recurso psicopedagógico no desempenho escolar dos alunos. Tem o objetivo é refletir sobre as contribuições dos jogos educativos para a aprendizagem, propondo estratégias que tornem o ambiente escolar mais dinâmico e personalizado. A metodologia envolveu a consulta sistemática de bases de dados acadêmicas como SciELO, Google Acadêmico e BDTD, compilando teorias e evidências sobre o impacto dos jogos no contexto educacional. Fundamentado nas contribuições de teóricos como Piaget (1976), que explorou o desenvolvimento cognitivo através do jogo, Vygotsky (1984), que destacou a importância do contexto social na aprendizagem, e Prensky (2001), que discutiu a relevância dos jogos na educação contemporânea, o trabalho destaca como os jogos fomentam o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, aumentam a motivação intrínseca e promovem a retenção do conhecimento. A análise enfoca três categorias principais: o engajamento dos alunos por meio dos jogos, o impacto destes no desempenho escolar e as estratégias de intervenção psicopedagógica. O estudo também aborda casos de sucesso e desafios na aplicação de jogos educativos, ressaltando a importância de um planejamento cuidadoso e de uma mediação pedagógica eficiente.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ELISÂNGELA SANTANA
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Jogos educativos; Desempenho escolar; Psicopedagogia.
Coorientador:

Acessar documento
A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Pós-graduação
Monografia
Este estudo analisa estratégias psicopedagógicas eficazes para aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes no Ensino Fundamental I, com foco na ludicidade e na intervenção psicopedagógica. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica em bases de dados como SciELO, Google Acadêmico e BDTD, para reunir teorias e evidências sobre o impacto dessas práticas no ambiente escolar. Os resultados apontam que a ludicidade, conforme discutida por teóricos como Vygotsky (1979) e Kishimoto (2011), é uma ferramenta pedagógica essencial que promove a aprendizagem de forma prazerosa e natural. O brincar permite que as crianças adquiram conhecimento enquanto desenvolvem habilidades sociais e emocionais, favorecendo o aprendizado ativo e colaborativo. Além disso, a intervenção psicopedagógica mostra-se indispensável para lidar com dificuldades de aprendizagem, envolvendo suporte individualizado e colaborativo entre professores, família e psicopedagogo, proporcionando aos alunos o apoio necessário para superar barreiras no processo de ensino. Conclui-se que a integração da ludicidade, motivação e intervenção psicopedagógica cria um ambiente de ensino mais inclusivo e dinâmico, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e incentivando-os a participar ativamente de seu próprio processo de aprendizagem
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ELAINE FABIANA ALVES DE MOURA
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Estratégias lúdicas; Motivação escolar; Intervenção psicopedagógica.
Coorientador:

Acessar documento
PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Pós-graduação
Monografia
Este estudo versa sobre o campo da Psicopedagogia Escolar, abordando os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta área de estudo foca na identificação e na aplicação de estratégias que visam melhorar o desempenho acadêmico e a inclusão social desses alunos. Esta pesquisa teve como objetivo geral, analisar como a Psicopedagogia Escolar pode contribuir para a adaptação e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem para alunos com TEA, e identificar as melhores práticas e estratégias que favoreçam a inclusão desses estudantes no ambiente escolar. Os objetivos específicos incluem: examinar as metodologias psicopedagógicas aplicadas, identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos, e avaliar a eficácia das intervenções propostas na literatura. A pesquisa qualitativa permitirá a compreensão dos fenômenos em questão, proporcionando ideias sobre as experiências subjetivas de alunos e educadores. A revisão bibliográfica, por sua vez, oferecerá uma análise crítica das pesquisas anteriores, destacando avanços e lacunas no conhecimento existente. Assim, este estudo contribuirá para a construção de um conhecimento aplicado na área da Psicopedagogia Escolar, promovendo práticas educativas mais inclusivas e eficientes para alunos com TEA.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
CAMYLA KAREM FERREIRA GOMES
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Psicopedagogia Escolar; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Inclusão Educacional; Intervenções Psicopedagógicas; Desafios de Aprendizagem.
Coorientador:

Acessar documento
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM COM TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância dos jogos para se trabalhar com o transtorno déficit de atenção com Hiperatividade (TDAH), como o mesmo pode se apresentar na fase infantil, e quais são os sintomas e suas características mais predominantes. Refletir e pontuar sobre de que forma os jogos podem ser uma ferramenta útil e indispensável na construção do ensino aprendizagem; auxiliando de maneira lúdica e qualitativa no tratamento continuo da criança com TDAH, contribuindo positivamente de diversas maneiras para seu desenvolvimento cognitivo, emocional e motor, e em suma, sendo um aliado eficaz no trabalho psicopedagógico, na qual foi realizada a observação e a experiência de campo dentro da instituição escolar. Para auxiliar também este estudo, foram lidos diversos artigos, livros, e buscado outras referências teóricas com o propósito de enriquecer e amplificar o conhecimento neste trabalho, entre eles podemos citar: VYGOTSKY (1989), KISHIMOTO (2001) BOSSA (2000) e BARKLEY (2020).
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ANA CARLA BARBOSA ARAÚJO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Transtorno com Déficit de Atenção com Hiperatividade; Jogos; Intervenção psicopedagógica.
Coorientador:

Acessar documento
O ARTESANATO COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO NA PESSOA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como finalidade apresentar a importância do artesanato como recurso psicopedagógico no processo de aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) dentro das intervenções psicopedagógicas no atendimento clínico. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com a exploração de artigos científicos e a verificação de periódicos, bem como o uso de livros, que abordam sobre a questão das dificuldades de aprendizagem em crianças com TDAH e a contribuição do psicopedagogo na clínica em consonância com os autores aqui estudados como, por exemplo, CAIERÃO e KORTMANN (2015), SAMPAIO, (2011), OLIVEIRA, (2019) e SILVA (2024). Além disso, compreende um ponto de vista qualitativa, considerando que os aspectos a serem verificados são comportamentais.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ADRIANO SANTOS DA SILVA
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Artesanato; Inclusão; Psicopedagogia; Aprendizagem.
Coorientador:

Acessar documento
BOAS PRÁTICAS NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO: SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA ESTRATÉGICA
Pós-graduação
Monografia
Este artigo examina a importância do Planejamento Financeiro para o crescimento sustentável das empresas em um ambiente econômico instável. O Planejamento Financeiro oferece uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas e resiliência empresarial, abrangendo a projeção de receitas e despesas, análise de cenários e gestão de riscos. Esses componentes permitem um alinhamento entre as finanças e os objetivos estratégicos, fundamentais para a estabilidade e expansão das organizações. Além de detalhar as etapas essenciais para a elaboração de um planejamento financeiro robusto, o estudo aborda os principais desafios contemporâneos, como a digitalização, a volatilidade econômica e as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), que influenciam diretamente as estratégias financeiras das empresas. Ao integrar essas variáveis ao planejamento, as empresas não apenas respondem às demandas atuais, mas também fortalecem sua competitividade e capacidade de adaptação a novas condições de mercado. O estudo destaca que a implementação de boas práticas financeiras e a atualização contínua do planejamento são essenciais para mitigar riscos e garantir um crescimento sustentável, mesmo diante das incertezas.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
LIZANDRA MENDONÇA
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Administração
Palavras-Chaves:
Planejamento Financeiro; Gestão de Empresas; Mercado; Economia.
Coorientador:

Acessar documento
MARSUPIALIZAÇÃO COMO ABORDAGEM CONSERVADORA DE RÂNULA – RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
Rânulas são mucoceles incomuns que surgem na região do assoalho da boca. Na maioria das
vezes, representam pseudocistos sem revestimento epitelial causados pela ruptura do ducto da
glândula sublingual que leva a uma grande quantidade de extravasamento de muco
promovendo aumentos de volume flutuantes, em forma de cúpula, no assoalho bucal. Ainda
não há consenso sobre o melhor tratamento para a lesão e as abordagens variam de manobras
conservadoras, como a marsupialização, a procedimentos mais invasivos, com remoção da
lesão juntamente com a glândula salivar envolvida. O objetivo deste trabalho é relatar o caso
de uma paciente do sexo feminino, 24 anos, apresentando lesão com aspecto de bolha,
assintomática, com histórico de aumento e redução de volume, com evolução de 3 meses, em
assoalho bucal direito. Diante do aspecto clínico, foi levantada a hipótese diagnóstica de
rânula e optou-se por uma abordagem conservadora, por meio da realização de
marsupialização, com preservação da glândula salivar. Durante o procedimento, foi removido
material que, em seguida, foi enviado para análise histopatológica, sendo confirmado o
diagnóstico de fenômeno de extravasamento de muco, compatível com a hipótese clínica. A
paciente encontra-se há 6 meses sem sinais de recidiva da lesão. Destaca-se a importância do
conhecimento do Cirurgião-Dentista em relação a esta patologia para que este profissional
possa participar de forma decisiva e precisa do processo de diagnóstico, tratamento e
acompanhamento dos pacientes.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
GELIANE TELES TOLEDO LEITE, LUCAS GABRIEL LUZ SILVA
Orientador:
Luiz Arthur Barbosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Rânula; Diagnóstico; Tratamento conservado.
Coorientador:

Acessar documento
DESCRMINALIZAÇÃO DA MACONHA COMO POLÍTICA DE DESENCARCERAMENTO
Pós-graduação
Monografia
O objetivo do artigo é analisar a violação dos direitos humanos e a garantia dos direitos fundamentais no contexto da política de encarceramento no Brasil. O estudo foca na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 28 de junho de 2024, que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal, como uma medida para reduzir a superlotação carcerária e tratar o uso de drogas como uma questão de saúde pública. Dividido em quatro tópicos, o artigo explora os princípios constitucionais violados pelo encarceramento excessivo, a violação do princípio da presunção de inocência, os efeitos da criminalização das drogas e a análise do recurso extraordinário 635.659 no STF. O objetivo é contribuir para o conhecimento existente e alertar a sociedade e os operadores do Direito sobre a importância da dignidade humana em um sistema prisional falido, propondo medidas alternativas para reduzir a superpopulação prisional e melhorar a justiça social
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
LUCAS VIEIRA VELOSO
Orientador:
André Sampaio
Curso:
Direito
Palavras-Chaves:
Descriminalização da Maconha; Recurso Extraordinário 635.659; Encarceramento em massa; Superlotação Carcerária.
Coorientador:

Acessar documento
O EFEITO DA NEUROPLASTICIDADE NA MARCHA EM PACIENTES PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
Pós-graduação
Monografia
Introdução: O efeito da neuraplasticidade na marcha, em pacientes sequelados de acidente vascular encefálico vem assumindo um relevante e importante atuação no tratamento fisioterapêutico neurofuncional na reabilitação da marcha em pacientes sequelados de acidente vascular encefálico. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre o efeito da europlasticidade na marcha de paciente pós- AVC. Metodologia: Foram analisados estudos publicados entre o período de 2014 a 2024, disponibilizados em português e Inglês sobre a utilização da reabilitação da marcha no AVE. Realizou-se levantamento de artigos nas bases de dados constado na referência, mediante as combinações de palavras chaves referentes ao tema, para análise da qualidade metodológica. Em 2024, o modelo de reabilitação baseado em neuroplasticidade continua a evoluir, integrando avanços na compreensão dos mecanismos cerebrais e novas tecnologias terapêuticas. A abordagem moderna se concentra em estratégias personalizadas, intervenções integradas e tecnologias inovadoras para maximizar a recuperação funcional. Os estudos incluídos nesta pesquisa mostraram que, as evidências dos efeitos da neuroplasticidade nos indivíduos com AVC estavam relacionadas a melhora da força muscular, da amplitude de movimento e da percepção sensorial, como também, o menor número de quedas. Conclusão: Os estudos demonstraram que com a neuroplasticidade foi possível a melhora da marcha dos indivíduos pós-AVC, em conjunto da melhora da capacidade funcional e do equilíbrio estático e dinâmico
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ALINE CRISTINA ALVES BISPO
Orientador:
Fábio Teixeira Monteiro
Curso:
Fisioterapia
Palavras-Chaves:
Neuroplasticidade; Fisioterapia neurofuncional; AVE; Treino de macha.
Coorientador:

Acessar documento
VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E OS IMPACTOS NA SAÚDE MATERNA
Pós-graduação
Monografia
Introdução: A terminologia violência obstétrica, foi proposta para identificar qualquer ato de violência direcionado à mulher na perspectiva reprodutiva, do parto e nascimento que signifique desrespeito à sua autonomia, integridade física e mental, aos seus sentimentos, opções e preferências. O excesso de intervenções no parto no Brasil contribui para os índices elevados morbimortalidade materna e neonatal. Mesmo diante dessas discussões, ainda é possível observar que as mulheres passam por inúmeras práticas desrespeitosas. Objetivo: Descrever como a violência obstétrica impacta a saúde das parturientes. Metodologia: Revisão Integrativa com artigos selecionados nas bases de dados SciELO e LILACS. Resultados: Sabe-se que intervenções e manobras desnecessárias expõem mulheres e crianças a iatrogenias. O parto quando vivido com excesso de intervenções e violências impacta de maneira negativa a saúde da parturiente e do recém-nascido. Tais procedimentos não justificados podem gerar consequências, com efeitos evitáveis sobre a saúde da mulher e a do bebê, como as distócias, hemorragias e hipóxia neonatal, além da insatisfação da mulher e a depressão pós-parto. A ofensa verbal e psicológica, privação de acompanhante, falta de informações, banalização da dor, episiotomia, hipermedicalzação e falta de privacidade são alguns tipos de violência relatados nos estudos. Conclusão: A violência obstétrica têm um potencial negativo na vida de mães e crianças. Os desfechos encontrados possibilitaram perceber que tais fragilidades comprometem a manutenção saudável do binômio mãe-filho e elevam os índices de morbimortalidade materna e neonatal. Evidencia-se a necessidade de ampliação de estudos a respeito dessa temática além de qualificar e sensibilizar todos profissionais de saúde envolvidos na assistência a mulheres durante o parto, com subsídios das evidências científicas.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
LETÍCIA AMORIM BRANDÃO DE GÓIS
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Violência Obstétrica; Trabalho de Parto; Abuso Psicológico.
Coorientador:

Acessar documento
RASTREAMENTO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Pós-graduação
Monografia
Introdução: A importância da assistência de enfermagem no rastreio precoce do câncer de mama apresenta-se como processo importante no diagnóstico, a assistência de enfermagem atua de forma primordial para essa enfermidade, sendo possível perceber as condutas primordiais e, orientações. Objetivo: A presente pesquisa se justifica como forma de apresentar a importância do rastreamento precoce de CA e a assistência de enfermagem ao paciente com câncer de mama, um tema que precisa ser mais abordado como forma de refletir sobre o papel do enfermeiro frente a essa linha de cuidados. Métodos: para tal realizou-se um estudo exploratório descritivo de caráter qualitativo do tipo revisão integrativa, utilizando os descritores “enfermagem oncológica, “câncer de mama, “assistência de enfermagem”. as bases de dados principais foram, Revista ciência e saúde, BVS, Revista JRG de Estudos e Acadêmicos , Revista Eletrônica Acervo e Saúde e SCielo. Resultados: foram encontrados 23 artigos e uma Lei, dentro os artigos, 6 foram escolhidos para compor o quadro dos resultados com recorte temporal de 2020 a 2024. Conclusão: novos estudos com o foco no rastreio precoce de câncer de mama e a importância da assistência de enfermagem são necessários com o objetivo de compreender as dificuldades, os rastreios e diagnóstico precoce, como forma de diminuir a mortalidade feminina por CA.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARIA FERNANDA DOS SANTOS PEREIRA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Enfermagem oncológica; Câncer de mama; Assistência de enfermagem; Programas de rastreamento; Mamografia.
Coorientador:

Acessar documento
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PEDIATRICA
Pós-graduação
Monografia
Objetivo: Analisar na literatura científica a importância da assistência da equipe de enfermagem nos cuidados paliativos na oncologia pediátrica. Método: Foi utilizada a revisão integrativa de literatura, que permite sumarizar pesquisas anteriores e delas obter conclusões gerais para analisar o conhecimento científico sobre o assunto a ser investigado. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline e SciELO. Resultados: O levantamento de artigos científicos foi realizado a partir de pesquisa, e foram utilizados filtros para concentrar a pesquisa a fim de encontrar o que há de mais atual disposto na literatura. Foram selecionados 34 artigos para leitura na íntegra, os quais estavam disponíveis na: Medline (12), SciELO (12) e Lilacs (10), chegando ao quantitativo de 15 artigos. Esses foram incorporados nessa pesquisa. Após a leitura e análise do conteúdo da amostra, foram definidas as seguintes categorias para facilitar o entendimento do assunto e a síntese das evidências encontradas: 1) A assistência de enfermagem ao paciente pediátrico com câncer e apoio à família; 2) Desafios da equipe de enfermagem na implementação do cuidado paliativo ao paciente pediátrico com câncer; e 3) A formação como pilar da enfermagem nos cuidados paliativos. Conclusão: conclui-se que quando iniciados os cuidados paliativos causa na criança uma diminuição do impacto não só da patologia como biopsicossocial, do sofrimento, da dor, aumentando a sobrevida, podendo até levar à cura, assim como, uma melhora da qualidade de sua vida e de sua família, sendo fornecidos pela equipe multiprofissional tal assistência de forma integral e humanística.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
NAYARA DA SILVA BARBOSA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Assistência de Enfermagem; Pediatria, Oncologia; Cuidados Paliativo.
Coorientador:

Acessar documento
PACIENTES GERIÁTRICOS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE DESAFIOS E INTERVENÇÕES NA UTI
Pós-graduação
Monografia
Este estudo revisou e analisou criticamente a literatura sobre os desafios e intervenções em pacientes geriátricos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Com o envelhecimento populacional e o aumento das comorbidades, a demanda por internações de idosos em UTIs tem crescido significativamente. O objetivo desta pesquisa foi identificar as principais complicações enfrentadas por pacientes idosos, descrever as intervenções terapêuticas mais comuns e analisar os desfechos clínicos, como mortalidade, fragilidade e tempo de internação. Foram incluídos estudos publicados entre 2016 e 2024, nas bases SciELO e BVS, que abordassem idosos internados em UTIs. A análise revelou que a fragilidade e a dependência funcional são fatores críticos para o aumento da mortalidade e das hospitalizações recorrentes. Além disso, doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, estão associadas a tempos prolongados de internação. Conclui-se que intervenções mais proativas e personalizadas, bem como uma transição estruturada do hospital para o ambiente domiciliar, são fundamentais para melhorar os desfechos clínicos nessa população.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
BEATRIZ MONTEIRO SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Pacientes geriátricos; Unidade de terapia intensiva; Intervenções terapêuticas.
Coorientador:

Acessar documento
ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM NA REDUÇÃO DO DELIRIUM EM PACIENTES EM TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO NARRATIVA
Pós-graduação
Monografia
O delirium é uma síndrome neurológica aguda frequentemente observada em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), caracterizada por alterações transitórias na consciência e cognição. A alta incidência do delirium em pacientes críticos, variando entre 47% e 80%, e suas graves implicações, como aumento da morbidade, mortalidade e prolongamento da internação, destacam a necessidade de estratégias eficazes de prevenção e manejo. Este estudo tem como objetivo revisar a literatura para investigar as estratégias de enfermagem na redução do delirium em pacientes em UTI. A metodologia adotada é uma revisão narrativa baseada em artigos selecionados das bases SciELO e LILACS, com foco em estudos publicados entre 2014 e 2024. Os resultados revelam que, apesar das estratégias preventivas adotadas, como o controle do ambiente e a promoção de um sono adequado, há lacunas significativas no conhecimento sobre o delirium e sua gestão entre os profissionais de enfermagem. O estudo destaca a necessidade de capacitação contínua e implementação de protocolos específicos para melhorar a identificação precoce e a eficácia das intervenções. Conclui-se que a adoção de medidas como a gestão do ambiente, a educação contínua e a inclusão de familiares são essenciais para a redução da incidência de delirium e a melhoria dos desfechos clínicos em pacientes críticos.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
SIRLLENY DA SILVA GOMES
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Delirium; Equipe de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva.
Coorientador:

Acessar documento
A HUMANIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho constitui-se de uma revisão bibliográfica sobre Humanização de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva, cujo objetivo visou explanar e analisar acerca da humanização da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva tendo como norteamento os estudos descritos na literatura, para coleta de dados foi realizado a busca pelo assunto em referenciais teóricos: livros, artigos acadêmicos, sites eletrônicos. A humanização hospitalar da equipe de enfermagem principalmente no setor da Unidade de Terapia Intensiva trata-se de tema polêmico, com diversas nuances e relatos sobre o seria humanizar, o “cuidar” realmente do outro avaliando suas necessidades básicas, mas que na prática há controvérsias. Dentre as considerações que necessitam ser descritas são que ainda são necessárias muitas ações e estratégias que tornem a Humanização de enfermagem no setor da Unidade de Terapia Intensiva realmente ideal como são os diversos relatos dos profissionais. Por fim Humanizar na UTI trata-se de um desafio, mas que merece o esforço principalmente dos profissionais que participam desse “cuidar” inumeráveis serão os benefícios
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
DARCICLEIDE SILVA ROSENDO DOS SANTOS
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Humanização; Enfermagem; UTI.
Coorientador:

Acessar documento
FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Pós-graduação
Monografia
Introdução: A Síndrome de Burnout é atualmente uma das grandes causas de adoecimento entre os profissionais de enfermagem, sendo caracterizada pelo esgotamento físico e mental, em decorrência do trabalho. Objetivo: verificar na literatura quais são os fatores associados à síndrome de burnout na enfermagem na UTI. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa é a mais ampla abordagem metodológica referente às revisões, permitindo a inclusão de estudos experimentais e não experimentais para uma compreensão completa do fenômeno analisado. Resultados: O profissional que atua em instituições hospitalares, principalmente em terapia intensiva, está exposto a diferentes estressores ocupacionais que afetam diretamente o seu bem-estar, como longas jornadas de trabalho, o contato constante com dor, sofrimento e morte. Conclusão: A partir desse estudo foi possível verificar a importância da saúde mental dos trabalhadores para se obter um bom desempenho profissional e proporcionar aos pacientes uma assistência de qualidade.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
CRISLANE MARIA DA SILVA MELO
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Incidência; enfermagem; esgotamento profissional; terapia intensiva.
Coorientador:

Acessar documento
ODONTODISPLASIA REGIONAL – RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
A odontodisplasia regional é uma anomalia rara, com grande dificuldade voltada para a etiologia, que ainda é desconhecida. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de odontodisplasia regional em uma criança. Paciente de nove anos, sexo feminino, tendo como queixa principal a ausência do dente da frente. Os elementos dentários 11 e 52 (já tinha esfoliado) higiene oral regular e sem sinais de lesões cariosas. A solicitação de exames por imagem como a panorâmica e a tomografia computadorizada se fez necessaria para um melhor diagnóstico. Foi detectado imagem hipodensa com má formação de esmalte e raiz e alteração na forma, sendo compatível com odontodisplasia regional (dente fantasma). Foram apresentados nesse relato, aspectos clínicos e radiográficos e destacadas as questões envolvidas na elaboração de um plano de tratamento. Há poucos estudos disponíveis sobre a odontodisplasia regional. A anamnese detalhada e o conhecimento das características clínicas e radiográficas são imprescindíveis para um correto diagnóstico.
Ano de defesa/publicação:
2022
Nome do Aluno:
ALESSANDRO ÍTALO CRUZ, LICYA BARBOSA LINS DE FARIAS, DANILLO ALVES DANTAS DE LIMA, DARLLON MANUEL BORGES SOUZA
Orientador:
Henrique Pereira Barros
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Odontologia; Odontodisplasia; Odontopediatria
Coorientador:
Mariana Alencar Nemezio

Acessar documento
TRATAMENTO ESTÉTICO DE PÁLPEBRAS SUPERIORES POR MEIO DO USO DE ELETROCAUTÉRIO: CASO CLÍNICO
Graduação
Monografia
O envelhecimento é inevitável, é um processo biológico e sempre uma constante, que é causado por fatores naturais e agentes externos. Além disso, é imprescindível notar que o olhar pode sofrer alteração de acordo com o envelhecimento. A partir desse pressuposto, iniciaram os estudos para cirurgias de pálpebras, conhecidas como blefaroplastia. Devido às novas necessidades estéticas, um instrumento com uma nova tecnologia foi introduzido nesse meio, denominado eletrocautério. Ele é capaz de fazer intervenções por meio de pequenas e controladas descargas elétricas, com o intuito de remover tecido. Nesse sentido, para os que se incomodam com o caimento da pálpebra superior, esse procedimento estético é bastante indicado por não ser um método invasivo, por apresentar baixo custo e por ser um ótimo coadjuvante para outros tratamentos a fim de melhorar ainda mais a área, como as toxinas botulínicas e os fios de sustentação. Dessa forma, o presente artigo tem o objetivo de complementar estudos sobre o tratamento da pálpebra superior através do eletrocautério e jato de plasma por meio de caso clínico. Podendo-se concluir que a utilização do eletrocautério traz benefícios e avanços em tratamentos estéticos, e que, com o auxílio de uma terapia anti-inflamatória, consegue-se tratar casos de ptose palpebral com sucesso.
Ano de defesa/publicação:
2022
Nome do Aluno:
JOÃO BERNARDINO NETO, LUCAS MIGUEL DA SILVA
Orientador:
Joedy Maria Costa Santa Rosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Eletrocauterio; Ptose palpebral; Odontologia
Coorientador:
Vânia Cristina Oliveira da Costa

Acessar documento
A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA
Pós-graduação
Monografia
O presente estudo dedica-se a discussão e análise sobre o papel da enfermagem na assistência ao paciente com insuficiência renal aguda. Para isso, foi traçado um estudo a respeito da evolução do papel da enfermagem, uma abordagem sobre a insuficiência renal aguda (IRA) ou Lesão Renal Aguda (LRA) e o papel do enfermeiro, determinando sua forma de atuação frente aos cuidados com esses pacientes. E, por fim, determinar a importância da assistência de qualidade do profissional de enfermagem aos pacientes com Lesão Renal Aguda (LRA).
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
GESSYKA ELLEN DE OLIVEIRA PEREIRA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Enfermagem; Assistência; Paciente; Insuficiência renal aguda.
Coorientador:

Acessar documento
IMPLANTE E COROA PROVISÓRIA IMEDIATOS COM TÉCNICA MINIMAMENTE INVASIVA EM ÁREA ESTÉTICA: RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
Os implantes e provisórios imediatos após exodontia otimizam o tratamento reabilitador por: reduzirem os procedimentos cirúrgicos, manutenção do arcabouço gengivo-alveolar, a preservação dos tecidos moles e duros, promovendo uma cicatrização estável para os tecidos periimplantares. Esta técnica vem mostrando avanços consideráveis e quando bem indicada, é uma ótima solução para a substituição de dentes destruidos. Diante do exposto, este trabalho visa mostrar através de um relato de caso a importância de um adequando diagnóstico, planejamento e execução cirúrgico-protética em caso de reabilitação com implante e prótese provisória imeditatos unitário em dente anterior superior. Concluiu-se que uma correta indicação, um bom planejamento, respeito as técnicas e aos protocolos, e por conseguinte, uma boa execução, são fatores de fundamental importância para o sucesso do tratamento.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
DEBORA NEVES ARAUJO, KALINE MARIA DE MEDEIROS SANTOS
Orientador:
Marcus Antônio Brêda Júnior
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Exodontia. Implante Dental. Odontologia.
Coorientador:
Emilliano de Gusmão Gonçalves, Joedy Maria Costa Santa Rosa Lima

Acessar documento
TRATAMENTO CIRÚRGICO CONSERVADOR DE SIALÓLITO GIGANTE COM PRESERVAÇÃO DA GLÂNDULA SUBMANDIBULAR: RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
A sialolitíase refere-se à formação de um cálculo dentro do sistema de ductos da glândula salivar, cuja etiologia não está totalmente esclarecida. É a doença mais comum das glândulas salivares maiores depois da parotidite epidêmica (caxumba). Aproximadamente 85% dos sialólitos envolvem a glândula submandibular e quando estes atingem dimensões superiores a 1,5 cm são considerados gigantes. O processo de diagnóstico é realizado a partir da união de aspectos clínicos e radiográficos e a abordagem terapêutica pode ser conservadora ou radical. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de Sialólito gigante no ducto de Warthon diagnosticado em um homem de 46 anos de idade e tratado cirurgicamente de forma conservadora com preservação da glândula submandibular. Destaca-se a importância do cirurgião-dentista no processo de planejamento terapêutico adequado, para que, sempre que possível, seja preservada a estrutura e função da glândula salivar envolvida.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
JÚLIA SÓSTENES PETER, PRISCYLA MIRELLY GOMES FERNANDES
Orientador:
Luíz Arthur Barbosa da Silva.
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Sialolitíase. Cálculo de Glândula Salivar. Glândula Submandibular.
Coorientador:

Acessar documento
TRATAMENTO CIRÚRGICO CONSERVADOR DE CERATOCISTO ODONTOGÊNICO: RELATO DE CASO COM ÊNFASE NOS ASPECTOS CLINICORRADIOGRÁFICOS, HISTOPATOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS
Graduação
Monografia
Objetivo: Relatar um caso de Ceratocisto odontogênico (CO), submetido à tratamento conservador
enfatizando os aspectos clinicorradiográficos, histopatológicos e terapêuticos. Relato de Caso Clínico: Paciente do sexo masculino, 17 anos, foi encaminhado ao serviço de cirurgia bucomaxilofacial apresentando extensa lesão osteolítica e multilocular em região de mandíbula do lado esquerdo, descoberta durante exame radiográfico com fins ortodônticos. Para melhor visualização da região e planejamento do caso, realizou-se tomografia computadorizada. O paciente foi submetido à
descompressão e durante o procedimento foi removido material para análise histopatológica sendo estabelecido o diagnóstico de CO. Após 8 meses e diante da considerável redução do volume da lesão,
o tratamento foi seguido com enucleação, osteotomia periférica e criocirurgia. O paciente segue em acompanhamento para avaliar o reparo tecidual da região e indentificar indícios precoces de recidivas da lesão. Considerações Finais: Diante de sua considerável incidência e do comportamento biológico agressivo, é imprescindível que o cirurgião dentista tenha conhecimento acerca do CO para contribuir de forma decisiva no processo de diagnóstico, tratamento e proservação dos casos.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
CAROLINA MARIA RODRIGUES REGO, JOÃO VICTOR FREIRE DE VASCONCELOS, POLLYANNA AMALIA MIRANDA LOPES LUNA SILVA
Orientador:
Luíz Arthur Barbosa da Silva.
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Cistos Odontogênicos. Patologia Bucal. Cirurgia Bucal.
Coorientador:

Acessar documento
HEMIMANDIBULECTOMIA ASSOCIADA A PRÓTESE CUSTOMIZADA DE ATM COMO TRATAMENTO DE AMELOBLASTOMA CONVENCIONAL: RELATO DE CASO.
Graduação
Monografia
A OMS define o ameloblastoma como tumor odontogênico benigno de origem epitelial caracterizado por apresentar comportamento biológico agressivo, com crescimento progressivo que pode promover destruição de estruturas adjacentes e tendência à recorrência local se não for adequadamente removido. Para redução das sequelas do tratamento cirúrgico, deve-se elaborar um planejamento reconstrutivo, sendo muitas vezes necessária a utilização de próteses de ATM quando lesões de grandes dimensões comprometem a região do côndilo mandibular. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de ameloblastoma conveniconal tratado por meio de hemimandibulectomia seguida de instalação de uma prótese customizada de ATM com o intuito de devolver função, reduzir danos estéticos e aumentar a qualidade de vida do paciente.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
ALAN LEMOS DA SILVA, ARTHUR BARROS DA SILVA
Orientador:
Luíz Arthur Barbosa da Silva.
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Odontologia. Ameloblastoma. Prótese Maxilofacial.
Coorientador:

Acessar documento
ASPECTOS CLINICOPATOLÓGICOS DO CARCINOMA EPIDERMOIDE DE LÁBIO INFERIOR – RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
O Carcinoma Epidermoide de Lábio (CEL) é uma das lesões malignas mais frequentes da região oral e maxilofacial, correspondendo a 25-30% de todos os cânceres orais e 12% de todos os cânceres da região de cabeça e pescoço. A lesão tem relação direta com a fotocarcinogênese associada principalmente à radiação UVB. Acomete predominantemente indivíduos do sexo masculino, de pele clara, a partir da 6ª década de vida. O lábio inferior aparece como o local predominantemente afetado e, na grande maioria dos casos, essa neoplasia é precedida pela desordem oral potencialmente maligna denominada “queilite actínica”. O diagnóstico da lesão é realizado a partir da realização de biópsia seguida de exame histopatológico. O CEL, geralmente, apresenta uma elevada taxa de cura quando diagnosticado em estágios iniciais, com taxas de sobrevida em 5 anos que chegam a 80-90%. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar um caso de CEL com ênfase em seus aspectos clinicopatológicos. Destaca-se a importância do Cirurgião-Dentista como peça fundamental no processo de rastreamento, diagnóstico e prevenção dessa neoplasia maligna.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
AMANDA CAROLAYNE DA COSTA NUNES, ESTERPHANY CATARINE ROCHA COSTA
Orientador:
Luiz Arthur Barbosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Neoplasia Labial. Carcinoma de Células Escamosas. Fatores de Risco. Diagnóstico Precoce.
Coorientador:

Acessar documento
ASPECTOS CLINICOPATOLÓGICOS E ABORDAGEM TERAPÊUTICA DE LIPOMA EM ASSOALHO BUCAL - RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
Lipomas intraorais são neoplasias mesenquimais benignas que surgem a partir da
proliferação de adipócitos maduros. Podem acometer diversas regiões do corpo e em cerca
de 1-5% dos casos surgem na cavidade oral. A finalidade deste relato é expor o caso de um
paciente do gênero masculino, 37 anos, com queixa de “caroço embaixo da língua”. Ao
exame intraoral, observou-se a presença de lesão nodular, bem delimitada, de consistência
amolecida, recoberta por mucosa de superfície íntegra, com coloração semelhante à
mucosa normal, assintomática, pediculada, medindo, aproximadamente, 2,0 cm, em região
anterior do assoalho bucal. Diante das características clínicas observadas, levantou-se a
hipótese diagnóstica de Lipoma, realizando-se, assim, uma biópsia excisional. Durante a
fixação do espécime no formol a 10%, notou-se que o mesmo veio a flutuar. O material
seguiu para análise histopatológica sendo estabelecido o diagnóstico de Lipoma. O
paciente encontra-se há 6 meses sem sinais de recidiva da lesão.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ANDRESSA FRANÇA DE VASCONCELOS BANDEIRA DO NASCIMENTO, TAYNNÁ SUELLE LIRA SANTOS
Orientador:
Luiz Arthur Barbosa da Silva
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Lipoma. Neoplasias. Tratamento.
Coorientador:
Emillianno de Gusmão Gonçalves, Danilo Cavalcante Fernandes

Acessar documento
FATORES ASSOCIADOS À CÁRIE PRECOCE NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Graduação
Monografia
Por muito tempo, a cárie dentária foi definida como uma doença infecciosa e
transmissível. Entretanto, a literatura atualmente destaca que a cárie dentária é observada a
partir da acidificação do biofilme dentário em decorrência do metabolismo dos carboidratos da
dieta por microrganismos residentes. Quando atinge a dentição decídua, em crianças de até 71
meses de idade, é considerada cárie precoce na infância (CPI). Objetivo: analisar a literatura
acerca dos fatores que estão associados ao desenvolvimento da cárie precoce da infância,
destacando o impacto negativo na saúde bucal nesta importante fase da vida. Metodologia:
Realizou-se uma revisão integrativa de literatura a partir da busca de artigos científicos
publicados em língua portuguesa, entre os anos de 2018-2023, na base de dados LILACS para
conseguir apresentar melhores resultados científicos. Discussão: O aumento da quantidade de
crianças que apresentam CPI deve-se, principalmente, ao elevado consumo de alimentos
cariogênicos associados a uma higiene oral inadequada, no qual, irá proporcionar a criança uma
sintomatologia dolorosa, grande destruição dentária e, ainda, afetar o seu rendimento em âmbito
escolar. Conclusão: A partir dos achados obtidos, pode-se concluir que os principais fatores
para essa alta prevalência de crianças com CPI se devem a uma dieta altamente cariogênica,
falta de supervisão dos pais durante a higienização da cavidade oral, bem como pouco
conhecimento dos mesmos a respeito de doenças bucais. Além disso, fatores psicossociais e
socioeconômicos dificultam a busca e o acesso a serviços odontológicos.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
BEATRIZ GABRIELLY DE ANDRADE FONSECA SILVA, GABRIEL SATUR DA SILVA LIMA
Orientador:
Luiz Arthur Barbosa da Silva
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Cárie dentária. Saúde bucal. Dentes decíduos.
Coorientador:
Maria da Conceição Melo de Araújo, Emilliano de Gusmão Gonçalves

Acessar documento
FIBROMA OSSIFICANTE JUVENIL NA MAXILA: RELATO DE CASO.
Graduação
Monografia
O fibroma ossificante (FO) é uma neoplasia óssea benigna de etiologia ainda não
totalmente esclarecida que afeta o complexo maxilomandibular e demais ossos da
região craniofacial. Esta entidade patológica é subclassificada em três variantes: FO
e fibroma ossificante juvenil (FOJ) trabecular e psamomatoide. O FOJ acomete,
classicamente, indivíduos na primeira e segunda décadas de vida e, apesar de ser
uma lesão benigna, apresenta um comportamento, tipicamente, agressivo, com
recidivas relativamente comuns. Este trabalho tem o objetivo de relatar o caso de
uma paciente do sexo feminino, 20 anos, com um extenso FOJ trabecular
envolvendo a maxila esquerda. Após planejamento terapêutico auxiliado por exames
de imagem e guias cirúrgicos, a lesão foi completamente removida e a paciente
encontra-se há 18 meses sem sinais de recidiva da doença. Destaca-se a
importância do Cirurgião-Dentista no diagnóstico e tratamento adequados desta
condição para que sejam devolvidos, sempre que possível, padrões funcionais e
estéticos aos pacientes acometidos.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ANA BEATRYZ SANTOS, MARIA EDUARDA DOS SANTOS LOPES VILLANOVA CORREIA
Orientador:
Luiz Arthur Barbosa da Silva
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Fibroma ossificante juvenil. Patologia bucal. Neoplasia.
Coorientador:
Thalita Medeiros Melo, Filipe Rezende Melo Dias Lima

Acessar documento
A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NA IDENTIFICAÇÃO DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Graduação
Monografia
O abuso sexual infantil é um problema de saúde pública e social que impacta
profundamente o desenvolvimento físico, emocional e social das vítimas. A
identificação precoce desses casos é crucial para interromper o ciclo de violência,
e a odontologia ocupa um papel fundamental nesse processo. Profissionais da
odontologia podem detectar sinais físicos de abuso em áreas orofaciais, muitas
vezes negligenciados por outros profissionais de saúde. Objetivo: Analisar a
literatura sobre o papel da odontologia na identificação de abuso sexual infantil.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada em
artigos em português e inglês publicados entre 2019 e 2024, disponíveis nas
bases Medline, PubMed e LILACS, onde os mesmos foram examinados em
relação à sua metodologia, resultados e discussões, com o objetivo de extrair
informações relevantes para o avanço do estudo. Resultados: Selecionamos 10
artigos de acordo com os critérios estabelecidos, para os quais a pesquisa focou
na análise, comparação e síntese dos dados para atingir o objetivo final. Os
resultados apontaram que a capacitação dos profissionais de odontologia é crucial
para identificar sinais de violência e evidenciam que o dentista tem um papel
estratégico, dado seu acesso às regiões orais e orofaciais, frequentemente
afetadas em casos de abuso. Contudo, lacunas na formação acadêmica e a
ausência de capacitação contínua prejudicam o desempenho eficaz desses
profissionais. Conclusão: A odontologia desempenha um papel vital na
identificação de abusos sexuais infantis, colocando o cirurgião-dentista na linha de
frente para detectar sinais precoces de violência. Para que essa atuação seja
efetiva, é imprescindível investir na capacitação contínua dos profissionais, na
implementação de políticas públicas de suporte e na reformulação dos currículos
de odontologia para incluir conteúdos sobre violência infantil.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
LAIS ALICE FARIAS DE MELO, RODOLFO BEZERRA LIRA
Orientador:
Danilo Cavalcante Fernandes
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Odontologia. Abuso sexual infantil. Criança.
Coorientador:
Maria da Conceição Melo Araújo, Laura Mello Figueiredo

Acessar documento
CISTO LINFOEPITELIAL ORAL – RELATO DE CASO COM BREVE REVISÃO DA LITERATURA
Graduação
Monografia
O cisto linfoepitelial oral pertence ao grupo dos cistos de desenvolvimento não-odontogênico e corresponde a menos de 1% de todas as lesões que afetam a cavidade oral. Este trabalho tem o objetivo de relatar o caso de uma paciente do sexo feminino, 48 anos, que compareceu ao consultório odontológico apresentando lesão de aspecto nodular, bem delimitada, superfície lisa, coloração normal da mucosa oral, pediculada, medindo cerca de 0,7 cm, assintomática, com evolução de cerca de 1 ano, localizada em região posterior de borda lateral (D) da língua. Além disso, realizou-se uma discussão com os achados na literatura. Realizou-se biópsia excisional, seguida de exame histopatológico, sendo estabelecido o diagnóstico de cisto linfoepitelial oral. A paciente segue em proservação e encontra-se há um ano sem indícios de recidiva da lesão. Apesar de sua baixa incidência na cavidade oral, é essencial que o CirurgiãoDentista conheça os aspectos clinicopatológicos do cisto linfoepitelial oral para que possa participar de forma adequada do processo de diagnóstico e tratamento desta lesão.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
KAYO GABRIEL GOMES SANTOS, REBECCA GONÇALVES SOARES
Orientador:
Luiz Arthur Barbosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Cisto linfoepitelial oral. Diagnóstico. Tratamento.
Coorientador:

Acessar documento
INTERCEPTAÇÃO ORTODÔNTICA DE PERDA DENTÁRIA MÚLTIPLA PRECOCE: RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
A ortodontia interceptativa é uma abordagem preventiva e corretiva precoce, cujo objetivo é identificar e tratar alterações no desenvolvimento craniofacial e dentário, diminuindo a complexidade de tratamentos ortodônticos no futuro. Este trabalho aborda o tratamento ortodôntico interceptativo de uma paciente de 10 anos que apresentou perda precoce dos molares decíduos (74, 75 e 85) devido a lesões cariosas, comprometendo o espaço necessário para a erupção dos dentes permanentes. O tratamento proposto incluiu a instalação de um disjuntor maxilar tipo Hyrax para promover a expansão da arcada superior e a utilização de uma placa lábio ativa (PLA) na arcada inferior, visando à recuperação do espaço perdido. O disjuntor foi ativado durante dois meses, seguido por um período de contenção de seis meses. A PLA contribuiu para a distalização dos molares inferiores, promovendo a recuperação do espaço que havia sido perdido devido a perda dentária precoce. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do tratamento interceptativo, com a recuperação do espaço nas áreas de perda dentária precoce e a correta erupção dos dentes permanentes. O caso reforça a importância da intervenção precoce na prevenção de complicações oclusais e na preservação da função e estética das arcadas dentárias, destacando a relevância da ortodontia interceptativa como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento harmonioso da oclusão dentária e da saúde bucal.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
AMANDA DE NOVAES OLIVEIRA FEITOSA, JULIA BARROS LYRA WANDERLEY, YASMIM FÁTIMA RODRIGUES DE MELO
Orientador:
Danilo Cavalcante
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Oclusão dentária. Ortodontia preventiva. Saúde bucal.
Coorientador:

Acessar documento
CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS ORAL: RELATO DE CASO COM ÊNFASE NOS ASPECTOS CLINICOPATOLÓGICOS E NO PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DA DOENÇA
Graduação
Monografia
O carcinoma de células escamosas oral (CCEO) é a neoplasia maligna que surge a partir do
epitélio de revestimento da mucosa oral, representando de 90% a 95% de todos os tipos de
câncer que afetam a cavidade oral. A doença tem origem multifatorial e é caracterizada por
apresentar comportamento agressivo, estando relacionada a elevadas taxas de morbidade e
mortalidade principalmente quando diagnosticada tardiamente. Este trabalho tem como
objetivo relatar, com ênfase nos aspectos clinicopatológicos e no processo de diagnóstico, o
caso de um paciente do sexo masculino, 68 anos, tabagista e etilista, diagnosticado com
CCEO em borda lateral de língua. Após confirmação do diagnóstico o paciente foi
encaminhado para tratamento oncológico. Destaca-se o papel do Cirurgião-Dentista na
prevenção e diagnóstico do CCEO, bem como no acompanhamento do paciente submetido ao
tratamento oncológico.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
KARINA CHRISTINA GUSMÃO DE FREITAS, LILIANE MARIA SILVA DOS SANTOS
Orientador:
Luiz Arthur Barbosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Neoplasias malignas. Carcinoma de células escamosas oral. Diagnóstico.
Coorientador:
Joanna Rodrigues da Silva Ferreira, Cláudia Rebecca Costa Cavalcante Silva

Acessar documento
TRATAMENTO PRECOCE DE INCISIVO CENTRAL SUPERIOR IMPACTADO SEM DILACERAÇÃO DA RAIZ: RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
Os incisivos centrais são os dentes mais proeminentes na cavidade oral, tendo em
sua função perfurar e cortar alimentos. Sua irrupção permanente na cavidade oral
acontece na dentadura mista, porém pode ser interrompido por algum distúrbio
irruptivo. Este dente estando ausente clinicamente, o uso de exame de imagem é
imprescindível na elaboração do diagnóstico,e investigação dos aspectos inerentes.
Como alternativas de tratamento poderá fazer a remoção do fator etiológico,
aguardar a erupção espontânea, induzir sua erupção ortodonticamente, posicioná-lo
cirurgicamente ou extraí-lo. Sendo a extração o procedimento que deve ser evitado.
Assim, este trabalho tem como objetivo mostrar o tratamento inicial de uma paciente
com incisivo central superior, fazendo tracionamento vertical e tendo a erupção do
dente em estudo.
Ano de defesa/publicação:
2022
Nome do Aluno:
DANIEL ALVES DA SILVA, EDIVAL FERNANDO CORREIA PASTOR DE MELO
Orientador:
Hibernon Lopes Lima Filho
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Incisivo central. Dente impactado. Ortodontia corretiva.
Coorientador:

Acessar documento
TRATAMENTO CIRÚRGICO DO AMELOBLASTOMA POR HEMIMANDIBULECTOMIA TIPO II E IMPLANTAÇÃO DE PRÓTESE CUSTOMIZADA: RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
O ameloblastoma é um tumor odontogênico benigno, de crescimento lento,
normalmente assintomático, que pode causar deslocamento e reabsorção
dentária. Radiograficamente apresenta aspecto radiolúcido, podendo ser
unilocular ou multilocular. Diversos tipos de tratamentos são propostos para este
tumor: enucleação, curetagem ou ressecção. Dessa forma, o objetivo deste
relato de caso é descrever o tratamento cirúrgico do ameloblastoma por meio de
hemimandibulectomia tipo II e implantação de prótese customizada. Paciente, do
gênero feminino, compareceu ao Serviço de Cirurgia e Traumatologia
Buco-Maxilo-Facial de um hospital privado, referindo aumento do osso e
ausência de dor. Ao exame físico, observou-se aumento volumétrico na região
mandibular direita com consistência endurecida. Enquanto o exame radiográfico
revelou uma imagem radiolúcida, multilocular compatível com lesão osteolítica
em hemimandíbula à direita, com diagnóstico sugestivo de ameloblastoma. Para
o estabelecimento do diagnóstico definitivo, foi necessária a realização da
biópsia incisional. Após a análise histopatológica o diagnóstico de
ameloblastoma foi estabelecido. No entanto, devido à burocracia do plano de
saúde, a cirurgia só foi realizada 17 meses após o diagnóstico, levando à
progressão do tumor. O tratamento escolhido foi hemimandibulectomia tipo II e
implantação de prótese customizada, necessária devido ao tamanho, extensão
e o envolvimento condilar da lesão. Pode-se concluir que o tratamento realizado
foi efetivo uma vez que a paciente tem a função e contorno mandibular
preservado, sem queixas álgicas ou sinais de recidiva da lesão, realizando suas
atividades diárias e laborais normalmente, após 2 anos de acompanhamento.
Ano de defesa/publicação:
2022
Nome do Aluno:
HAYLA LERNER HORA ROCHA, JOÃO PEDRO MONTEIRO DOS SANTOS
Orientador:
Mariana Alencar Nemezio
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Ameloblastoma. Cirurgia bucal. Neoplasias benigna.
Coorientador:
Pedro Thales Nogueira, Pedro Jorge

Acessar documento
TRATAMENTO ORTOPÉDICO DO PADRÃO III ANCORADO EM HYRAX HÍBRIDO: RELATO DE CASO ORTHOPEDIC TREATMENT OF PATTERN III ANCHORED IN HYBRID HYRAX: CASE REPORT
Graduação
Monografia
Introdução: O tratamento de más oclusões é árduo, as abordagens ortopédicas devem ser feitas de
imediato, pois quando são de origem esquelética, afetam o desenvolvimento craniofacial causando
deformidades faciais, levando a baixa autoestima do paciente. Com o uso de aparelhos ortopédicos,
essas características podem ser amenizadas, levando a uma melhoria significativa na estética, assim
como das funções do sistema estomatognático. Objetivo: O objetivo deste estudo consiste em relatar o
tratamento ortopédico do padrão III no caso clínico utilizando o aparelho Hyrax hibrido ancorado com
mini-implante, e o uso da máscara facial. Metodologia: É um estudo de caso de abordagem
qualitativa, descritivo, realizado em clínica odontológica. Relato de caso: Paciente do gênero
feminino, A.V.R.S., 11 anos de idade, compareceu a clínica odontológica do Centro Universitário
Tiradentes para avaliação inicial. Durante a anamnese, exame clínico e radiográfico foi visto dentição
mista, apinhamento de 3mm no arco inferior anterior e lesões cariosas, posteriormente foi analisado o
perfil da paciente, evidenciando uma face côncava. Conclusão: O tratamento ortopédico das más
oclusões, em fase de crescimento, propicia o restabelecimento de uma oclusão dentro dos padrões de
normalidade, desta forma foi realizado a intervenção resultando na mudança da estética facial e no
psicológico do paciente.
Ano de defesa/publicação:
2022
Nome do Aluno:
ATILANNA NUNES DE DEUS, LARA HEVILLYN MONTEIRO BARBOSA, LAYS ADRIELLE FERREIRA CATUM
Orientador:
Hibernon Lopes Lima Filho
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Ortodontia. Aparelho ortopédico. Dentição mista.
Coorientador:
Emillianno de Gusmão Gonçalves, Laura Mello Figueiredo

Acessar documento
TRATAMENTO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR E POSTERIOR COM TRAÇÃO REVERSA DA MAXILA: RELATO DE CASO
Graduação
Monografia
A má oclusão Classe III é caracterizada, dentáriamente, pela relação entre a cúspide
mesiovestibular do primeiro molar permanente superior e a mesial do sulco
mesiovestibular do primeiro molar permanente inferior. Esqueleticamente essa
má-oclusão pode ser causada por um prognatismo mandibular, por uma deficiência
maxilar ou pela combinação de ambas alterações. O tratamento com a máscara
facial de Petit apoiada em um disjuntor tem apresentado resultados satisfatórios que
alteram a relação do complexo dentofacial melhorando as características do padrão
Classe III. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de tratamento de má oclusão
de Classe III esquelética com a utilização do aparelho expansor Hyrax e a máscara
de tração reversa de Petit em um paciente na fase de dentição mista. O paciente
apresentou boa adesão e colaboração no uso dos aparelhos, favorecendo para a
obtenção do resultado clínico desejado no pós-tratamento com as relações
dentárias, esqueléticas e dos tecidos moles da face em melhor harmonia. Dessa
forma, a protração maxilar como uma intervenção na má-oclusão de Classe III ainda
na infância ou na dentição mista, pode trazer resultados favoráveis quando existe
uma colaboração do paciente em relação ao uso dos aparelhos e a orientação da
família quanto à necessidade do tratamento.
Ano de defesa/publicação:
2022
Nome do Aluno:
CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO BARBOSA, JOSE ANDERSON NUNES DUARTE
Orientador:
Hibernon Lopes de Lima Filho
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Má oclusão classe III. Máscara facial. Tratamento precoce.
Coorientador:

Acessar documento