repositório de tcc

Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Pós-graduação
Monografia
Este estudo analisa estratégias psicopedagógicas eficazes para aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes no Ensino Fundamental I, com foco na ludicidade e na intervenção psicopedagógica. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica em bases de dados como SciELO, Google Acadêmico e BDTD, para reunir teorias e evidências sobre o impacto dessas práticas no ambiente escolar. Os resultados apontam que a ludicidade, conforme discutida por teóricos como Vygotsky (1979) e Kishimoto (2011), é uma ferramenta pedagógica essencial que promove a aprendizagem de forma prazerosa e natural. O brincar permite que as crianças adquiram conhecimento enquanto desenvolvem habilidades sociais e emocionais, favorecendo o aprendizado ativo e colaborativo. Além disso, a intervenção psicopedagógica mostra-se indispensável para lidar com dificuldades de aprendizagem, envolvendo suporte individualizado e colaborativo entre professores, família e psicopedagogo, proporcionando aos alunos o apoio necessário para superar barreiras no processo de ensino. Conclui-se que a integração da ludicidade, motivação e intervenção psicopedagógica cria um ambiente de ensino mais inclusivo e dinâmico, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e incentivando-os a participar ativamente de seu próprio processo de aprendizagem
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
ELAINE FABIANA ALVES DE MOURA
Orientador: 
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Estratégias lúdicas; Motivação escolar; Intervenção psicopedagógica.
Coorientador: 
Acessar documento

PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Pós-graduação
Monografia
Este estudo versa sobre o campo da Psicopedagogia Escolar, abordando os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta área de estudo foca na identificação e na aplicação de estratégias que visam melhorar o desempenho acadêmico e a inclusão social desses alunos. Esta pesquisa teve como objetivo geral, analisar como a Psicopedagogia Escolar pode contribuir para a adaptação e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem para alunos com TEA, e identificar as melhores práticas e estratégias que favoreçam a inclusão desses estudantes no ambiente escolar. Os objetivos específicos incluem: examinar as metodologias psicopedagógicas aplicadas, identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos, e avaliar a eficácia das intervenções propostas na literatura. A pesquisa qualitativa permitirá a compreensão dos fenômenos em questão, proporcionando ideias sobre as experiências subjetivas de alunos e educadores. A revisão bibliográfica, por sua vez, oferecerá uma análise crítica das pesquisas anteriores, destacando avanços e lacunas no conhecimento existente. Assim, este estudo contribuirá para a construção de um conhecimento aplicado na área da Psicopedagogia Escolar, promovendo práticas educativas mais inclusivas e eficientes para alunos com TEA.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
CAMYLA KAREM FERREIRA GOMES
Orientador: 
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Psicopedagogia Escolar; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Inclusão Educacional; Intervenções Psicopedagógicas; Desafios de Aprendizagem.
Coorientador: 
Acessar documento

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM COM TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância dos jogos para se trabalhar com o transtorno déficit de atenção com Hiperatividade (TDAH), como o mesmo pode se apresentar na fase infantil, e quais são os sintomas e suas características mais predominantes. Refletir e pontuar sobre de que forma os jogos podem ser uma ferramenta útil e indispensável na construção do ensino aprendizagem; auxiliando de maneira lúdica e qualitativa no tratamento continuo da criança com TDAH, contribuindo positivamente de diversas maneiras para seu desenvolvimento cognitivo, emocional e motor, e em suma, sendo um aliado eficaz no trabalho psicopedagógico, na qual foi realizada a observação e a experiência de campo dentro da instituição escolar. Para auxiliar também este estudo, foram lidos diversos artigos, livros, e buscado outras referências teóricas com o propósito de enriquecer e amplificar o conhecimento neste trabalho, entre eles podemos citar: VYGOTSKY (1989), KISHIMOTO (2001) BOSSA (2000) e BARKLEY (2020).
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
ANA CARLA BARBOSA ARAÚJO
Orientador: 
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Transtorno com Déficit de Atenção com Hiperatividade; Jogos; Intervenção psicopedagógica.
Coorientador: 
Acessar documento

O ARTESANATO COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO NA PESSOA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA

Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como finalidade apresentar a importância do artesanato como recurso psicopedagógico no processo de aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) dentro das intervenções psicopedagógicas no atendimento clínico. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com a exploração de artigos científicos e a verificação de periódicos, bem como o uso de livros, que abordam sobre a questão das dificuldades de aprendizagem em crianças com TDAH e a contribuição do psicopedagogo na clínica em consonância com os autores aqui estudados como, por exemplo, CAIERÃO e KORTMANN (2015), SAMPAIO, (2011), OLIVEIRA, (2019) e SILVA (2024). Além disso, compreende um ponto de vista qualitativa, considerando que os aspectos a serem verificados são comportamentais.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
ADRIANO SANTOS DA SILVA
Orientador: 
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Artesanato; Inclusão; Psicopedagogia; Aprendizagem.
Coorientador: 
Acessar documento

BOAS PRÁTICAS NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO: SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA ESTRATÉGICA

Pós-graduação
Monografia
Este artigo examina a importância do Planejamento Financeiro para o crescimento sustentável das empresas em um ambiente econômico instável. O Planejamento Financeiro oferece uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas e resiliência empresarial, abrangendo a projeção de receitas e despesas, análise de cenários e gestão de riscos. Esses componentes permitem um alinhamento entre as finanças e os objetivos estratégicos, fundamentais para a estabilidade e expansão das organizações. Além de detalhar as etapas essenciais para a elaboração de um planejamento financeiro robusto, o estudo aborda os principais desafios contemporâneos, como a digitalização, a volatilidade econômica e as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), que influenciam diretamente as estratégias financeiras das empresas. Ao integrar essas variáveis ao planejamento, as empresas não apenas respondem às demandas atuais, mas também fortalecem sua competitividade e capacidade de adaptação a novas condições de mercado. O estudo destaca que a implementação de boas práticas financeiras e a atualização contínua do planejamento são essenciais para mitigar riscos e garantir um crescimento sustentável, mesmo diante das incertezas.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
LIZANDRA MENDONÇA
Orientador: 
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Administração
Palavras-Chaves:
Planejamento Financeiro; Gestão de Empresas; Mercado; Economia.
Coorientador: 
Acessar documento

MARSUPIALIZAÇÃO COMO ABORDAGEM CONSERVADORA DE RÂNULA – RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
Rânulas são mucoceles incomuns que surgem na região do assoalho da boca. Na maioria das vezes, representam pseudocistos sem revestimento epitelial causados pela ruptura do ducto da glândula sublingual que leva a uma grande quantidade de extravasamento de muco promovendo aumentos de volume flutuantes, em forma de cúpula, no assoalho bucal. Ainda não há consenso sobre o melhor tratamento para a lesão e as abordagens variam de manobras conservadoras, como a marsupialização, a procedimentos mais invasivos, com remoção da lesão juntamente com a glândula salivar envolvida. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma paciente do sexo feminino, 24 anos, apresentando lesão com aspecto de bolha, assintomática, com histórico de aumento e redução de volume, com evolução de 3 meses, em assoalho bucal direito. Diante do aspecto clínico, foi levantada a hipótese diagnóstica de rânula e optou-se por uma abordagem conservadora, por meio da realização de marsupialização, com preservação da glândula salivar. Durante o procedimento, foi removido material que, em seguida, foi enviado para análise histopatológica, sendo confirmado o diagnóstico de fenômeno de extravasamento de muco, compatível com a hipótese clínica. A paciente encontra-se há 6 meses sem sinais de recidiva da lesão. Destaca-se a importância do conhecimento do Cirurgião-Dentista em relação a esta patologia para que este profissional possa participar de forma decisiva e precisa do processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
GELIANE TELES TOLEDO LEITE, LUCAS GABRIEL LUZ SILVA
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Rânula; Diagnóstico; Tratamento conservado.
Coorientador: 
Acessar documento

DESCRMINALIZAÇÃO DA MACONHA COMO POLÍTICA DE DESENCARCERAMENTO

Pós-graduação
Monografia
O objetivo do artigo é analisar a violação dos direitos humanos e a garantia dos direitos fundamentais no contexto da política de encarceramento no Brasil. O estudo foca na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 28 de junho de 2024, que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal, como uma medida para reduzir a superlotação carcerária e tratar o uso de drogas como uma questão de saúde pública. Dividido em quatro tópicos, o artigo explora os princípios constitucionais violados pelo encarceramento excessivo, a violação do princípio da presunção de inocência, os efeitos da criminalização das drogas e a análise do recurso extraordinário 635.659 no STF. O objetivo é contribuir para o conhecimento existente e alertar a sociedade e os operadores do Direito sobre a importância da dignidade humana em um sistema prisional falido, propondo medidas alternativas para reduzir a superpopulação prisional e melhorar a justiça social
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
LUCAS VIEIRA VELOSO
Orientador: 
André Sampaio
Curso:
Direito
Palavras-Chaves:
Descriminalização da Maconha; Recurso Extraordinário 635.659; Encarceramento em massa; Superlotação Carcerária.
Coorientador: 
Acessar documento

O EFEITO DA NEUROPLASTICIDADE NA MARCHA EM PACIENTES PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

Pós-graduação
Monografia
Introdução: O efeito da neuraplasticidade na marcha, em pacientes sequelados de acidente vascular encefálico vem assumindo um relevante e importante atuação no tratamento fisioterapêutico neurofuncional na reabilitação da marcha em pacientes sequelados de acidente vascular encefálico. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre o efeito da europlasticidade na marcha de paciente pós- AVC. Metodologia: Foram analisados estudos publicados entre o período de 2014 a 2024, disponibilizados em português e Inglês sobre a utilização da reabilitação da marcha no AVE. Realizou-se levantamento de artigos nas bases de dados constado na referência, mediante as combinações de palavras chaves referentes ao tema, para análise da qualidade metodológica. Em 2024, o modelo de reabilitação baseado em neuroplasticidade continua a evoluir, integrando avanços na compreensão dos mecanismos cerebrais e novas tecnologias terapêuticas. A abordagem moderna se concentra em estratégias personalizadas, intervenções integradas e tecnologias inovadoras para maximizar a recuperação funcional. Os estudos incluídos nesta pesquisa mostraram que, as evidências dos efeitos da neuroplasticidade nos indivíduos com AVC estavam relacionadas a melhora da força muscular, da amplitude de movimento e da percepção sensorial, como também, o menor número de quedas. Conclusão: Os estudos demonstraram que com a neuroplasticidade foi possível a melhora da marcha dos indivíduos pós-AVC, em conjunto da melhora da capacidade funcional e do equilíbrio estático e dinâmico
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
ALINE CRISTINA ALVES BISPO
Orientador: 
Fábio Teixeira Monteiro
Curso:
Fisioterapia
Palavras-Chaves:
Neuroplasticidade; Fisioterapia neurofuncional; AVE; Treino de macha.
Coorientador: 
Acessar documento

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E OS IMPACTOS NA SAÚDE MATERNA

Pós-graduação
Monografia
Introdução: A terminologia violência obstétrica, foi proposta para identificar qualquer ato de violência direcionado à mulher na perspectiva reprodutiva, do parto e nascimento que signifique desrespeito à sua autonomia, integridade física e mental, aos seus sentimentos, opções e preferências. O excesso de intervenções no parto no Brasil contribui para os índices elevados morbimortalidade materna e neonatal. Mesmo diante dessas discussões, ainda é possível observar que as mulheres passam por inúmeras práticas desrespeitosas. Objetivo: Descrever como a violência obstétrica impacta a saúde das parturientes. Metodologia: Revisão Integrativa com artigos selecionados nas bases de dados SciELO e LILACS. Resultados: Sabe-se que intervenções e manobras desnecessárias expõem mulheres e crianças a iatrogenias. O parto quando vivido com excesso de intervenções e violências impacta de maneira negativa a saúde da parturiente e do recém-nascido. Tais procedimentos não justificados podem gerar consequências, com efeitos evitáveis sobre a saúde da mulher e a do bebê, como as distócias, hemorragias e hipóxia neonatal, além da insatisfação da mulher e a depressão pós-parto. A ofensa verbal e psicológica, privação de acompanhante, falta de informações, banalização da dor, episiotomia, hipermedicalzação e falta de privacidade são alguns tipos de violência relatados nos estudos. Conclusão: A violência obstétrica têm um potencial negativo na vida de mães e crianças. Os desfechos encontrados possibilitaram perceber que tais fragilidades comprometem a manutenção saudável do binômio mãe-filho e elevam os índices de morbimortalidade materna e neonatal. Evidencia-se a necessidade de ampliação de estudos a respeito dessa temática além de qualificar e sensibilizar todos profissionais de saúde envolvidos na assistência a mulheres durante o parto, com subsídios das evidências científicas.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
LETÍCIA AMORIM BRANDÃO DE GÓIS
Orientador: 
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Violência Obstétrica; Trabalho de Parto; Abuso Psicológico.
Coorientador: 
Acessar documento

RASTREAMENTO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Pós-graduação
Monografia
Introdução: A importância da assistência de enfermagem no rastreio precoce do câncer de mama apresenta-se como processo importante no diagnóstico, a assistência de enfermagem atua de forma primordial para essa enfermidade, sendo possível perceber as condutas primordiais e, orientações. Objetivo: A presente pesquisa se justifica como forma de apresentar a importância do rastreamento precoce de CA e a assistência de enfermagem ao paciente com câncer de mama, um tema que precisa ser mais abordado como forma de refletir sobre o papel do enfermeiro frente a essa linha de cuidados. Métodos: para tal realizou-se um estudo exploratório descritivo de caráter qualitativo do tipo revisão integrativa, utilizando os descritores “enfermagem oncológica, “câncer de mama, “assistência de enfermagem”. as bases de dados principais foram, Revista ciência e saúde, BVS, Revista JRG de Estudos e Acadêmicos , Revista Eletrônica Acervo e Saúde e SCielo. Resultados: foram encontrados 23 artigos e uma Lei, dentro os artigos, 6 foram escolhidos para compor o quadro dos resultados com recorte temporal de 2020 a 2024. Conclusão: novos estudos com o foco no rastreio precoce de câncer de mama e a importância da assistência de enfermagem são necessários com o objetivo de compreender as dificuldades, os rastreios e diagnóstico precoce, como forma de diminuir a mortalidade feminina por CA.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
MARIA FERNANDA DOS SANTOS PEREIRA
Orientador: 
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Enfermagem oncológica; Câncer de mama; Assistência de enfermagem; Programas de rastreamento; Mamografia.
Coorientador: 
Acessar documento

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PEDIATRICA

Pós-graduação
Monografia
Objetivo: Analisar na literatura científica a importância da assistência da equipe de enfermagem nos cuidados paliativos na oncologia pediátrica. Método: Foi utilizada a revisão integrativa de literatura, que permite sumarizar pesquisas anteriores e delas obter conclusões gerais para analisar o conhecimento científico sobre o assunto a ser investigado. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline e SciELO. Resultados: O levantamento de artigos científicos foi realizado a partir de pesquisa, e foram utilizados filtros para concentrar a pesquisa a fim de encontrar o que há de mais atual disposto na literatura. Foram selecionados 34 artigos para leitura na íntegra, os quais estavam disponíveis na: Medline (12), SciELO (12) e Lilacs (10), chegando ao quantitativo de 15 artigos. Esses foram incorporados nessa pesquisa. Após a leitura e análise do conteúdo da amostra, foram definidas as seguintes categorias para facilitar o entendimento do assunto e a síntese das evidências encontradas: 1) A assistência de enfermagem ao paciente pediátrico com câncer e apoio à família; 2) Desafios da equipe de enfermagem na implementação do cuidado paliativo ao paciente pediátrico com câncer; e 3) A formação como pilar da enfermagem nos cuidados paliativos. Conclusão: conclui-se que quando iniciados os cuidados paliativos causa na criança uma diminuição do impacto não só da patologia como biopsicossocial, do sofrimento, da dor, aumentando a sobrevida, podendo até levar à cura, assim como, uma melhora da qualidade de sua vida e de sua família, sendo fornecidos pela equipe multiprofissional tal assistência de forma integral e humanística.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
NAYARA DA SILVA BARBOSA
Orientador: 
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Assistência de Enfermagem; Pediatria, Oncologia; Cuidados Paliativo.
Coorientador: 
Acessar documento

PACIENTES GERIÁTRICOS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE DESAFIOS E INTERVENÇÕES NA UTI

Pós-graduação
Monografia
Este estudo revisou e analisou criticamente a literatura sobre os desafios e intervenções em pacientes geriátricos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Com o envelhecimento populacional e o aumento das comorbidades, a demanda por internações de idosos em UTIs tem crescido significativamente. O objetivo desta pesquisa foi identificar as principais complicações enfrentadas por pacientes idosos, descrever as intervenções terapêuticas mais comuns e analisar os desfechos clínicos, como mortalidade, fragilidade e tempo de internação. Foram incluídos estudos publicados entre 2016 e 2024, nas bases SciELO e BVS, que abordassem idosos internados em UTIs. A análise revelou que a fragilidade e a dependência funcional são fatores críticos para o aumento da mortalidade e das hospitalizações recorrentes. Além disso, doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, estão associadas a tempos prolongados de internação. Conclui-se que intervenções mais proativas e personalizadas, bem como uma transição estruturada do hospital para o ambiente domiciliar, são fundamentais para melhorar os desfechos clínicos nessa população.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
BEATRIZ MONTEIRO SILVA
Orientador: 
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Pacientes geriátricos; Unidade de terapia intensiva; Intervenções terapêuticas.
Coorientador: 
Acessar documento

ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM NA REDUÇÃO DO DELIRIUM EM PACIENTES EM TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO NARRATIVA

Pós-graduação
Monografia
O delirium é uma síndrome neurológica aguda frequentemente observada em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), caracterizada por alterações transitórias na consciência e cognição. A alta incidência do delirium em pacientes críticos, variando entre 47% e 80%, e suas graves implicações, como aumento da morbidade, mortalidade e prolongamento da internação, destacam a necessidade de estratégias eficazes de prevenção e manejo. Este estudo tem como objetivo revisar a literatura para investigar as estratégias de enfermagem na redução do delirium em pacientes em UTI. A metodologia adotada é uma revisão narrativa baseada em artigos selecionados das bases SciELO e LILACS, com foco em estudos publicados entre 2014 e 2024. Os resultados revelam que, apesar das estratégias preventivas adotadas, como o controle do ambiente e a promoção de um sono adequado, há lacunas significativas no conhecimento sobre o delirium e sua gestão entre os profissionais de enfermagem. O estudo destaca a necessidade de capacitação contínua e implementação de protocolos específicos para melhorar a identificação precoce e a eficácia das intervenções. Conclui-se que a adoção de medidas como a gestão do ambiente, a educação contínua e a inclusão de familiares são essenciais para a redução da incidência de delirium e a melhoria dos desfechos clínicos em pacientes críticos.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
SIRLLENY DA SILVA GOMES
Orientador: 
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Delirium; Equipe de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva.
Coorientador: 
Acessar documento

A HUMANIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Pós-graduação
Monografia
Este trabalho constitui-se de uma revisão bibliográfica sobre Humanização de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva, cujo objetivo visou explanar e analisar acerca da humanização da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva tendo como norteamento os estudos descritos na literatura, para coleta de dados foi realizado a busca pelo assunto em referenciais teóricos: livros, artigos acadêmicos, sites eletrônicos. A humanização hospitalar da equipe de enfermagem principalmente no setor da Unidade de Terapia Intensiva trata-se de tema polêmico, com diversas nuances e relatos sobre o seria humanizar, o “cuidar” realmente do outro avaliando suas necessidades básicas, mas que na prática há controvérsias. Dentre as considerações que necessitam ser descritas são que ainda são necessárias muitas ações e estratégias que tornem a Humanização de enfermagem no setor da Unidade de Terapia Intensiva realmente ideal como são os diversos relatos dos profissionais. Por fim Humanizar na UTI trata-se de um desafio, mas que merece o esforço principalmente dos profissionais que participam desse “cuidar” inumeráveis serão os benefícios
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
DARCICLEIDE SILVA ROSENDO DOS SANTOS
Orientador: 
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Humanização; Enfermagem; UTI.
Coorientador: 
Acessar documento

FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Pós-graduação
Monografia
Introdução: A Síndrome de Burnout é atualmente uma das grandes causas de adoecimento entre os profissionais de enfermagem, sendo caracterizada pelo esgotamento físico e mental, em decorrência do trabalho. Objetivo: verificar na literatura quais são os fatores associados à síndrome de burnout na enfermagem na UTI. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa é a mais ampla abordagem metodológica referente às revisões, permitindo a inclusão de estudos experimentais e não experimentais para uma compreensão completa do fenômeno analisado. Resultados: O profissional que atua em instituições hospitalares, principalmente em terapia intensiva, está exposto a diferentes estressores ocupacionais que afetam diretamente o seu bem-estar, como longas jornadas de trabalho, o contato constante com dor, sofrimento e morte. Conclusão: A partir desse estudo foi possível verificar a importância da saúde mental dos trabalhadores para se obter um bom desempenho profissional e proporcionar aos pacientes uma assistência de qualidade.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
CRISLANE MARIA DA SILVA MELO
Orientador: 
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Incidência; enfermagem; esgotamento profissional; terapia intensiva.
Coorientador: 
Acessar documento

ODONTODISPLASIA REGIONAL – RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
A odontodisplasia regional é uma anomalia rara, com grande dificuldade voltada para a etiologia, que ainda é desconhecida. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de odontodisplasia regional em uma criança. Paciente de nove anos, sexo feminino, tendo como queixa principal a ausência do dente da frente. Os elementos dentários 11 e 52 (já tinha esfoliado) higiene oral regular e sem sinais de lesões cariosas. A solicitação de exames por imagem como a panorâmica e a tomografia computadorizada se fez necessaria para um melhor diagnóstico. Foi detectado imagem hipodensa com má formação de esmalte e raiz e alteração na forma, sendo compatível com odontodisplasia regional (dente fantasma). Foram apresentados nesse relato, aspectos clínicos e radiográficos e destacadas as questões envolvidas na elaboração de um plano de tratamento. Há poucos estudos disponíveis sobre a odontodisplasia regional. A anamnese detalhada e o conhecimento das características clínicas e radiográficas são imprescindíveis para um correto diagnóstico.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
ALESSANDRO ÍTALO CRUZ, LICYA BARBOSA LINS DE FARIAS, DANILLO ALVES DANTAS DE LIMA, DARLLON MANUEL BORGES SOUZA
Orientador: 
Henrique Pereira Barros
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Odontologia; Odontodisplasia; Odontopediatria
Coorientador: 
Mariana Alencar Nemezio
Acessar documento

TRATAMENTO ESTÉTICO DE PÁLPEBRAS SUPERIORES POR MEIO DO USO DE ELETROCAUTÉRIO: CASO CLÍNICO

Graduação
Monografia
O envelhecimento é inevitável, é um processo biológico e sempre uma constante, que é causado por fatores naturais e agentes externos. Além disso, é imprescindível notar que o olhar pode sofrer alteração de acordo com o envelhecimento. A partir desse pressuposto, iniciaram os estudos para cirurgias de pálpebras, conhecidas como blefaroplastia. Devido às novas necessidades estéticas, um instrumento com uma nova tecnologia foi introduzido nesse meio, denominado eletrocautério. Ele é capaz de fazer intervenções por meio de pequenas e controladas descargas elétricas, com o intuito de remover tecido. Nesse sentido, para os que se incomodam com o caimento da pálpebra superior, esse procedimento estético é bastante indicado por não ser um método invasivo, por apresentar baixo custo e por ser um ótimo coadjuvante para outros tratamentos a fim de melhorar ainda mais a área, como as toxinas botulínicas e os fios de sustentação. Dessa forma, o presente artigo tem o objetivo de complementar estudos sobre o tratamento da pálpebra superior através do eletrocautério e jato de plasma por meio de caso clínico. Podendo-se concluir que a utilização do eletrocautério traz benefícios e avanços em tratamentos estéticos, e que, com o auxílio de uma terapia anti-inflamatória, consegue-se tratar casos de ptose palpebral com sucesso.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
JOÃO BERNARDINO NETO, LUCAS MIGUEL DA SILVA
Orientador: 
Joedy Maria Costa Santa Rosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Eletrocauterio; Ptose palpebral; Odontologia
Coorientador: 
Vânia Cristina Oliveira da Costa
Acessar documento

A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Pós-graduação
Monografia
O presente estudo dedica-se a discussão e análise sobre o papel da enfermagem na assistência ao paciente com insuficiência renal aguda. Para isso, foi traçado um estudo a respeito da evolução do papel da enfermagem, uma abordagem sobre a insuficiência renal aguda (IRA) ou Lesão Renal Aguda (LRA) e o papel do enfermeiro, determinando sua forma de atuação frente aos cuidados com esses pacientes. E, por fim, determinar a importância da assistência de qualidade do profissional de enfermagem aos pacientes com Lesão Renal Aguda (LRA).
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
GESSYKA ELLEN DE OLIVEIRA PEREIRA
Orientador: 
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem
Palavras-Chaves:
Enfermagem; Assistência; Paciente; Insuficiência renal aguda.
Coorientador: 
Acessar documento

IMPLANTE E COROA PROVISÓRIA IMEDIATOS COM TÉCNICA MINIMAMENTE INVASIVA EM ÁREA ESTÉTICA: RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
Os implantes e provisórios imediatos após exodontia otimizam o tratamento reabilitador por: reduzirem os procedimentos cirúrgicos, manutenção do arcabouço gengivo-alveolar, a preservação dos tecidos moles e duros, promovendo uma cicatrização estável para os tecidos periimplantares. Esta técnica vem mostrando avanços consideráveis e quando bem indicada, é uma ótima solução para a substituição de dentes destruidos. Diante do exposto, este trabalho visa mostrar através de um relato de caso a importância de um adequando diagnóstico, planejamento e execução cirúrgico-protética em caso de reabilitação com implante e prótese provisória imeditatos unitário em dente anterior superior. Concluiu-se que uma correta indicação, um bom planejamento, respeito as técnicas e aos protocolos, e por conseguinte, uma boa execução, são fatores de fundamental importância para o sucesso do tratamento.
Ano de defesa/publicação: 
2023
Nome do Aluno: 
DEBORA NEVES ARAUJO, KALINE MARIA DE MEDEIROS SANTOS
Orientador: 
Marcus Antônio Brêda Júnior
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Exodontia. Implante Dental. Odontologia.
Coorientador: 
Emilliano de Gusmão Gonçalves, Joedy Maria Costa Santa Rosa Lima
Acessar documento

TRATAMENTO CIRÚRGICO CONSERVADOR DE SIALÓLITO GIGANTE COM PRESERVAÇÃO DA GLÂNDULA SUBMANDIBULAR: RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
A sialolitíase refere-se à formação de um cálculo dentro do sistema de ductos da glândula salivar, cuja etiologia não está totalmente esclarecida. É a doença mais comum das glândulas salivares maiores depois da parotidite epidêmica (caxumba). Aproximadamente 85% dos sialólitos envolvem a glândula submandibular e quando estes atingem dimensões superiores a 1,5 cm são considerados gigantes. O processo de diagnóstico é realizado a partir da união de aspectos clínicos e radiográficos e a abordagem terapêutica pode ser conservadora ou radical. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de Sialólito gigante no ducto de Warthon diagnosticado em um homem de 46 anos de idade e tratado cirurgicamente de forma conservadora com preservação da glândula submandibular. Destaca-se a importância do cirurgião-dentista no processo de planejamento terapêutico adequado, para que, sempre que possível, seja preservada a estrutura e função da glândula salivar envolvida.
Ano de defesa/publicação: 
2023
Nome do Aluno: 
JÚLIA SÓSTENES PETER, PRISCYLA MIRELLY GOMES FERNANDES
Orientador: 
Luíz Arthur Barbosa da Silva.
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Sialolitíase. Cálculo de Glândula Salivar. Glândula Submandibular.
Coorientador: 
Acessar documento

TRATAMENTO CIRÚRGICO CONSERVADOR DE CERATOCISTO ODONTOGÊNICO: RELATO DE CASO COM ÊNFASE NOS ASPECTOS CLINICORRADIOGRÁFICOS, HISTOPATOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS

Graduação
Monografia
Objetivo: Relatar um caso de Ceratocisto odontogênico (CO), submetido à tratamento conservador enfatizando os aspectos clinicorradiográficos, histopatológicos e terapêuticos. Relato de Caso Clínico: Paciente do sexo masculino, 17 anos, foi encaminhado ao serviço de cirurgia bucomaxilofacial apresentando extensa lesão osteolítica e multilocular em região de mandíbula do lado esquerdo, descoberta durante exame radiográfico com fins ortodônticos. Para melhor visualização da região e planejamento do caso, realizou-se tomografia computadorizada. O paciente foi submetido à descompressão e durante o procedimento foi removido material para análise histopatológica sendo estabelecido o diagnóstico de CO. Após 8 meses e diante da considerável redução do volume da lesão, o tratamento foi seguido com enucleação, osteotomia periférica e criocirurgia. O paciente segue em acompanhamento para avaliar o reparo tecidual da região e indentificar indícios precoces de recidivas da lesão. Considerações Finais: Diante de sua considerável incidência e do comportamento biológico agressivo, é imprescindível que o cirurgião dentista tenha conhecimento acerca do CO para contribuir de forma decisiva no processo de diagnóstico, tratamento e proservação dos casos.
Ano de defesa/publicação: 
2023
Nome do Aluno: 
CAROLINA MARIA RODRIGUES REGO, JOÃO VICTOR FREIRE DE VASCONCELOS, POLLYANNA AMALIA MIRANDA LOPES LUNA SILVA
Orientador: 
Luíz Arthur Barbosa da Silva.
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Cistos Odontogênicos. Patologia Bucal. Cirurgia Bucal.
Coorientador: 
Acessar documento

HEMIMANDIBULECTOMIA ASSOCIADA A PRÓTESE CUSTOMIZADA DE ATM COMO TRATAMENTO DE AMELOBLASTOMA CONVENCIONAL: RELATO DE CASO.

Graduação
Monografia
A OMS define o ameloblastoma como tumor odontogênico benigno de origem epitelial caracterizado por apresentar comportamento biológico agressivo, com crescimento progressivo que pode promover destruição de estruturas adjacentes e tendência à recorrência local se não for adequadamente removido. Para redução das sequelas do tratamento cirúrgico, deve-se elaborar um planejamento reconstrutivo, sendo muitas vezes necessária a utilização de próteses de ATM quando lesões de grandes dimensões comprometem a região do côndilo mandibular. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de ameloblastoma conveniconal tratado por meio de hemimandibulectomia seguida de instalação de uma prótese customizada de ATM com o intuito de devolver função, reduzir danos estéticos e aumentar a qualidade de vida do paciente.
Ano de defesa/publicação: 
2023
Nome do Aluno: 
ALAN LEMOS DA SILVA, ARTHUR BARROS DA SILVA
Orientador: 
Luíz Arthur Barbosa da Silva.
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Odontologia. Ameloblastoma. Prótese Maxilofacial.
Coorientador: 
Acessar documento

ASPECTOS CLINICOPATOLÓGICOS DO CARCINOMA EPIDERMOIDE DE LÁBIO INFERIOR – RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
O Carcinoma Epidermoide de Lábio (CEL) é uma das lesões malignas mais frequentes da região oral e maxilofacial, correspondendo a 25-30% de todos os cânceres orais e 12% de todos os cânceres da região de cabeça e pescoço. A lesão tem relação direta com a fotocarcinogênese associada principalmente à radiação UVB. Acomete predominantemente indivíduos do sexo masculino, de pele clara, a partir da 6ª década de vida. O lábio inferior aparece como o local predominantemente afetado e, na grande maioria dos casos, essa neoplasia é precedida pela desordem oral potencialmente maligna denominada “queilite actínica”. O diagnóstico da lesão é realizado a partir da realização de biópsia seguida de exame histopatológico. O CEL, geralmente, apresenta uma elevada taxa de cura quando diagnosticado em estágios iniciais, com taxas de sobrevida em 5 anos que chegam a 80-90%. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar um caso de CEL com ênfase em seus aspectos clinicopatológicos. Destaca-se a importância do Cirurgião-Dentista como peça fundamental no processo de rastreamento, diagnóstico e prevenção dessa neoplasia maligna.
Ano de defesa/publicação: 
2023
Nome do Aluno: 
AMANDA CAROLAYNE DA COSTA NUNES, ESTERPHANY CATARINE ROCHA COSTA
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Neoplasia Labial. Carcinoma de Células Escamosas. Fatores de Risco. Diagnóstico Precoce.
Coorientador: 
Acessar documento

ASPECTOS CLINICOPATOLÓGICOS E ABORDAGEM TERAPÊUTICA DE LIPOMA EM ASSOALHO BUCAL - RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
Lipomas intraorais são neoplasias mesenquimais benignas que surgem a partir da proliferação de adipócitos maduros. Podem acometer diversas regiões do corpo e em cerca de 1-5% dos casos surgem na cavidade oral. A finalidade deste relato é expor o caso de um paciente do gênero masculino, 37 anos, com queixa de “caroço embaixo da língua”. Ao exame intraoral, observou-se a presença de lesão nodular, bem delimitada, de consistência amolecida, recoberta por mucosa de superfície íntegra, com coloração semelhante à mucosa normal, assintomática, pediculada, medindo, aproximadamente, 2,0 cm, em região anterior do assoalho bucal. Diante das características clínicas observadas, levantou-se a hipótese diagnóstica de Lipoma, realizando-se, assim, uma biópsia excisional. Durante a fixação do espécime no formol a 10%, notou-se que o mesmo veio a flutuar. O material seguiu para análise histopatológica sendo estabelecido o diagnóstico de Lipoma. O paciente encontra-se há 6 meses sem sinais de recidiva da lesão.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
ANDRESSA FRANÇA DE VASCONCELOS BANDEIRA DO NASCIMENTO, TAYNNÁ SUELLE LIRA SANTOS
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa da Silva
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Lipoma. Neoplasias. Tratamento.
Coorientador: 
Emillianno de Gusmão Gonçalves, Danilo Cavalcante Fernandes
Acessar documento

FATORES ASSOCIADOS À CÁRIE PRECOCE NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Graduação
Monografia
Por muito tempo, a cárie dentária foi definida como uma doença infecciosa e transmissível. Entretanto, a literatura atualmente destaca que a cárie dentária é observada a partir da acidificação do biofilme dentário em decorrência do metabolismo dos carboidratos da dieta por microrganismos residentes. Quando atinge a dentição decídua, em crianças de até 71 meses de idade, é considerada cárie precoce na infância (CPI). Objetivo: analisar a literatura acerca dos fatores que estão associados ao desenvolvimento da cárie precoce da infância, destacando o impacto negativo na saúde bucal nesta importante fase da vida. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura a partir da busca de artigos científicos publicados em língua portuguesa, entre os anos de 2018-2023, na base de dados LILACS para conseguir apresentar melhores resultados científicos. Discussão: O aumento da quantidade de crianças que apresentam CPI deve-se, principalmente, ao elevado consumo de alimentos cariogênicos associados a uma higiene oral inadequada, no qual, irá proporcionar a criança uma sintomatologia dolorosa, grande destruição dentária e, ainda, afetar o seu rendimento em âmbito escolar. Conclusão: A partir dos achados obtidos, pode-se concluir que os principais fatores para essa alta prevalência de crianças com CPI se devem a uma dieta altamente cariogênica, falta de supervisão dos pais durante a higienização da cavidade oral, bem como pouco conhecimento dos mesmos a respeito de doenças bucais. Além disso, fatores psicossociais e socioeconômicos dificultam a busca e o acesso a serviços odontológicos.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
BEATRIZ GABRIELLY DE ANDRADE FONSECA SILVA, GABRIEL SATUR DA SILVA LIMA
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa da Silva
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Cárie dentária. Saúde bucal. Dentes decíduos.
Coorientador: 
Maria da Conceição Melo de Araújo, Emilliano de Gusmão Gonçalves
Acessar documento

FIBROMA OSSIFICANTE JUVENIL NA MAXILA: RELATO DE CASO.

Graduação
Monografia
O fibroma ossificante (FO) é uma neoplasia óssea benigna de etiologia ainda não totalmente esclarecida que afeta o complexo maxilomandibular e demais ossos da região craniofacial. Esta entidade patológica é subclassificada em três variantes: FO e fibroma ossificante juvenil (FOJ) trabecular e psamomatoide. O FOJ acomete, classicamente, indivíduos na primeira e segunda décadas de vida e, apesar de ser uma lesão benigna, apresenta um comportamento, tipicamente, agressivo, com recidivas relativamente comuns. Este trabalho tem o objetivo de relatar o caso de uma paciente do sexo feminino, 20 anos, com um extenso FOJ trabecular envolvendo a maxila esquerda. Após planejamento terapêutico auxiliado por exames de imagem e guias cirúrgicos, a lesão foi completamente removida e a paciente encontra-se há 18 meses sem sinais de recidiva da doença. Destaca-se a importância do Cirurgião-Dentista no diagnóstico e tratamento adequados desta condição para que sejam devolvidos, sempre que possível, padrões funcionais e estéticos aos pacientes acometidos.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
ANA BEATRYZ SANTOS, MARIA EDUARDA DOS SANTOS LOPES VILLANOVA CORREIA
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa da Silva
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Fibroma ossificante juvenil. Patologia bucal. Neoplasia.
Coorientador: 
Thalita Medeiros Melo, Filipe Rezende Melo Dias Lima
Acessar documento

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NA IDENTIFICAÇÃO DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Graduação
Monografia
O abuso sexual infantil é um problema de saúde pública e social que impacta profundamente o desenvolvimento físico, emocional e social das vítimas. A identificação precoce desses casos é crucial para interromper o ciclo de violência, e a odontologia ocupa um papel fundamental nesse processo. Profissionais da odontologia podem detectar sinais físicos de abuso em áreas orofaciais, muitas vezes negligenciados por outros profissionais de saúde. Objetivo: Analisar a literatura sobre o papel da odontologia na identificação de abuso sexual infantil. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada em artigos em português e inglês publicados entre 2019 e 2024, disponíveis nas bases Medline, PubMed e LILACS, onde os mesmos foram examinados em relação à sua metodologia, resultados e discussões, com o objetivo de extrair informações relevantes para o avanço do estudo. Resultados: Selecionamos 10 artigos de acordo com os critérios estabelecidos, para os quais a pesquisa focou na análise, comparação e síntese dos dados para atingir o objetivo final. Os resultados apontaram que a capacitação dos profissionais de odontologia é crucial para identificar sinais de violência e evidenciam que o dentista tem um papel estratégico, dado seu acesso às regiões orais e orofaciais, frequentemente afetadas em casos de abuso. Contudo, lacunas na formação acadêmica e a ausência de capacitação contínua prejudicam o desempenho eficaz desses profissionais. Conclusão: A odontologia desempenha um papel vital na identificação de abusos sexuais infantis, colocando o cirurgião-dentista na linha de frente para detectar sinais precoces de violência. Para que essa atuação seja efetiva, é imprescindível investir na capacitação contínua dos profissionais, na implementação de políticas públicas de suporte e na reformulação dos currículos de odontologia para incluir conteúdos sobre violência infantil.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
LAIS ALICE FARIAS DE MELO, RODOLFO BEZERRA LIRA
Orientador: 
Danilo Cavalcante Fernandes
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Odontologia. Abuso sexual infantil. Criança.
Coorientador: 
Maria da Conceição Melo Araújo, Laura Mello Figueiredo
Acessar documento

CISTO LINFOEPITELIAL ORAL – RELATO DE CASO COM BREVE REVISÃO DA LITERATURA

Graduação
Monografia
O cisto linfoepitelial oral pertence ao grupo dos cistos de desenvolvimento não-odontogênico e corresponde a menos de 1% de todas as lesões que afetam a cavidade oral. Este trabalho tem o objetivo de relatar o caso de uma paciente do sexo feminino, 48 anos, que compareceu ao consultório odontológico apresentando lesão de aspecto nodular, bem delimitada, superfície lisa, coloração normal da mucosa oral, pediculada, medindo cerca de 0,7 cm, assintomática, com evolução de cerca de 1 ano, localizada em região posterior de borda lateral (D) da língua. Além disso, realizou-se uma discussão com os achados na literatura. Realizou-se biópsia excisional, seguida de exame histopatológico, sendo estabelecido o diagnóstico de cisto linfoepitelial oral. A paciente segue em proservação e encontra-se há um ano sem indícios de recidiva da lesão. Apesar de sua baixa incidência na cavidade oral, é essencial que o CirurgiãoDentista conheça os aspectos clinicopatológicos do cisto linfoepitelial oral para que possa participar de forma adequada do processo de diagnóstico e tratamento desta lesão.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
KAYO GABRIEL GOMES SANTOS, REBECCA GONÇALVES SOARES
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Cisto linfoepitelial oral. Diagnóstico. Tratamento.
Coorientador: 
Acessar documento

INTERCEPTAÇÃO ORTODÔNTICA DE PERDA DENTÁRIA MÚLTIPLA PRECOCE: RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
A ortodontia interceptativa é uma abordagem preventiva e corretiva precoce, cujo objetivo é identificar e tratar alterações no desenvolvimento craniofacial e dentário, diminuindo a complexidade de tratamentos ortodônticos no futuro. Este trabalho aborda o tratamento ortodôntico interceptativo de uma paciente de 10 anos que apresentou perda precoce dos molares decíduos (74, 75 e 85) devido a lesões cariosas, comprometendo o espaço necessário para a erupção dos dentes permanentes. O tratamento proposto incluiu a instalação de um disjuntor maxilar tipo Hyrax para promover a expansão da arcada superior e a utilização de uma placa lábio ativa (PLA) na arcada inferior, visando à recuperação do espaço perdido. O disjuntor foi ativado durante dois meses, seguido por um período de contenção de seis meses. A PLA contribuiu para a distalização dos molares inferiores, promovendo a recuperação do espaço que havia sido perdido devido a perda dentária precoce. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do tratamento interceptativo, com a recuperação do espaço nas áreas de perda dentária precoce e a correta erupção dos dentes permanentes. O caso reforça a importância da intervenção precoce na prevenção de complicações oclusais e na preservação da função e estética das arcadas dentárias, destacando a relevância da ortodontia interceptativa como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento harmonioso da oclusão dentária e da saúde bucal.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
AMANDA DE NOVAES OLIVEIRA FEITOSA, JULIA BARROS LYRA WANDERLEY, YASMIM FÁTIMA RODRIGUES DE MELO
Orientador: 
Danilo Cavalcante
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Oclusão dentária. Ortodontia preventiva. Saúde bucal.
Coorientador: 
Acessar documento

CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS ORAL: RELATO DE CASO COM ÊNFASE NOS ASPECTOS CLINICOPATOLÓGICOS E NO PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DA DOENÇA

Graduação
Monografia
O carcinoma de células escamosas oral (CCEO) é a neoplasia maligna que surge a partir do epitélio de revestimento da mucosa oral, representando de 90% a 95% de todos os tipos de câncer que afetam a cavidade oral. A doença tem origem multifatorial e é caracterizada por apresentar comportamento agressivo, estando relacionada a elevadas taxas de morbidade e mortalidade principalmente quando diagnosticada tardiamente. Este trabalho tem como objetivo relatar, com ênfase nos aspectos clinicopatológicos e no processo de diagnóstico, o caso de um paciente do sexo masculino, 68 anos, tabagista e etilista, diagnosticado com CCEO em borda lateral de língua. Após confirmação do diagnóstico o paciente foi encaminhado para tratamento oncológico. Destaca-se o papel do Cirurgião-Dentista na prevenção e diagnóstico do CCEO, bem como no acompanhamento do paciente submetido ao tratamento oncológico.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
KARINA CHRISTINA GUSMÃO DE FREITAS, LILIANE MARIA SILVA DOS SANTOS
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Neoplasias malignas. Carcinoma de células escamosas oral. Diagnóstico.
Coorientador: 
Joanna Rodrigues da Silva Ferreira, Cláudia Rebecca Costa Cavalcante Silva
Acessar documento

TRATAMENTO PRECOCE DE INCISIVO CENTRAL SUPERIOR IMPACTADO SEM DILACERAÇÃO DA RAIZ: RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
Os incisivos centrais são os dentes mais proeminentes na cavidade oral, tendo em sua função perfurar e cortar alimentos. Sua irrupção permanente na cavidade oral acontece na dentadura mista, porém pode ser interrompido por algum distúrbio irruptivo. Este dente estando ausente clinicamente, o uso de exame de imagem é imprescindível na elaboração do diagnóstico,e investigação dos aspectos inerentes. Como alternativas de tratamento poderá fazer a remoção do fator etiológico, aguardar a erupção espontânea, induzir sua erupção ortodonticamente, posicioná-lo cirurgicamente ou extraí-lo. Sendo a extração o procedimento que deve ser evitado. Assim, este trabalho tem como objetivo mostrar o tratamento inicial de uma paciente com incisivo central superior, fazendo tracionamento vertical e tendo a erupção do dente em estudo.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
DANIEL ALVES DA SILVA, EDIVAL FERNANDO CORREIA PASTOR DE MELO
Orientador: 
Hibernon Lopes Lima Filho
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Incisivo central. Dente impactado. Ortodontia corretiva.
Coorientador: 
Acessar documento

TRATAMENTO CIRÚRGICO DO AMELOBLASTOMA POR HEMIMANDIBULECTOMIA TIPO II E IMPLANTAÇÃO DE PRÓTESE CUSTOMIZADA: RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
O ameloblastoma é um tumor odontogênico benigno, de crescimento lento, normalmente assintomático, que pode causar deslocamento e reabsorção dentária. Radiograficamente apresenta aspecto radiolúcido, podendo ser unilocular ou multilocular. Diversos tipos de tratamentos são propostos para este tumor: enucleação, curetagem ou ressecção. Dessa forma, o objetivo deste relato de caso é descrever o tratamento cirúrgico do ameloblastoma por meio de hemimandibulectomia tipo II e implantação de prótese customizada. Paciente, do gênero feminino, compareceu ao Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial de um hospital privado, referindo aumento do osso e ausência de dor. Ao exame físico, observou-se aumento volumétrico na região mandibular direita com consistência endurecida. Enquanto o exame radiográfico revelou uma imagem radiolúcida, multilocular compatível com lesão osteolítica em hemimandíbula à direita, com diagnóstico sugestivo de ameloblastoma. Para o estabelecimento do diagnóstico definitivo, foi necessária a realização da biópsia incisional. Após a análise histopatológica o diagnóstico de ameloblastoma foi estabelecido. No entanto, devido à burocracia do plano de saúde, a cirurgia só foi realizada 17 meses após o diagnóstico, levando à progressão do tumor. O tratamento escolhido foi hemimandibulectomia tipo II e implantação de prótese customizada, necessária devido ao tamanho, extensão e o envolvimento condilar da lesão. Pode-se concluir que o tratamento realizado foi efetivo uma vez que a paciente tem a função e contorno mandibular preservado, sem queixas álgicas ou sinais de recidiva da lesão, realizando suas atividades diárias e laborais normalmente, após 2 anos de acompanhamento.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
HAYLA LERNER HORA ROCHA, JOÃO PEDRO MONTEIRO DOS SANTOS
Orientador: 
Mariana Alencar Nemezio
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Ameloblastoma. Cirurgia bucal. Neoplasias benigna.
Coorientador: 
Pedro Thales Nogueira, Pedro Jorge
Acessar documento

TRATAMENTO ORTOPÉDICO DO PADRÃO III ANCORADO EM HYRAX HÍBRIDO: RELATO DE CASO ORTHOPEDIC TREATMENT OF PATTERN III ANCHORED IN HYBRID HYRAX: CASE REPORT

Graduação
Monografia
Introdução: O tratamento de más oclusões é árduo, as abordagens ortopédicas devem ser feitas de imediato, pois quando são de origem esquelética, afetam o desenvolvimento craniofacial causando deformidades faciais, levando a baixa autoestima do paciente. Com o uso de aparelhos ortopédicos, essas características podem ser amenizadas, levando a uma melhoria significativa na estética, assim como das funções do sistema estomatognático. Objetivo: O objetivo deste estudo consiste em relatar o tratamento ortopédico do padrão III no caso clínico utilizando o aparelho Hyrax hibrido ancorado com mini-implante, e o uso da máscara facial. Metodologia: É um estudo de caso de abordagem qualitativa, descritivo, realizado em clínica odontológica. Relato de caso: Paciente do gênero feminino, A.V.R.S., 11 anos de idade, compareceu a clínica odontológica do Centro Universitário Tiradentes para avaliação inicial. Durante a anamnese, exame clínico e radiográfico foi visto dentição mista, apinhamento de 3mm no arco inferior anterior e lesões cariosas, posteriormente foi analisado o perfil da paciente, evidenciando uma face côncava. Conclusão: O tratamento ortopédico das más oclusões, em fase de crescimento, propicia o restabelecimento de uma oclusão dentro dos padrões de normalidade, desta forma foi realizado a intervenção resultando na mudança da estética facial e no psicológico do paciente.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
ATILANNA NUNES DE DEUS, LARA HEVILLYN MONTEIRO BARBOSA, LAYS ADRIELLE FERREIRA CATUM
Orientador: 
Hibernon Lopes Lima Filho
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Ortodontia. Aparelho ortopédico. Dentição mista.
Coorientador: 
Emillianno de Gusmão Gonçalves, Laura Mello Figueiredo
Acessar documento

TRATAMENTO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR E POSTERIOR COM TRAÇÃO REVERSA DA MAXILA: RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
A má oclusão Classe III é caracterizada, dentáriamente, pela relação entre a cúspide mesiovestibular do primeiro molar permanente superior e a mesial do sulco mesiovestibular do primeiro molar permanente inferior. Esqueleticamente essa má-oclusão pode ser causada por um prognatismo mandibular, por uma deficiência maxilar ou pela combinação de ambas alterações. O tratamento com a máscara facial de Petit apoiada em um disjuntor tem apresentado resultados satisfatórios que alteram a relação do complexo dentofacial melhorando as características do padrão Classe III. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de tratamento de má oclusão de Classe III esquelética com a utilização do aparelho expansor Hyrax e a máscara de tração reversa de Petit em um paciente na fase de dentição mista. O paciente apresentou boa adesão e colaboração no uso dos aparelhos, favorecendo para a obtenção do resultado clínico desejado no pós-tratamento com as relações dentárias, esqueléticas e dos tecidos moles da face em melhor harmonia. Dessa forma, a protração maxilar como uma intervenção na má-oclusão de Classe III ainda na infância ou na dentição mista, pode trazer resultados favoráveis quando existe uma colaboração do paciente em relação ao uso dos aparelhos e a orientação da família quanto à necessidade do tratamento.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO BARBOSA, JOSE ANDERSON NUNES DUARTE
Orientador: 
Hibernon Lopes de Lima Filho
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Má oclusão classe III. Máscara facial. Tratamento precoce.
Coorientador: 
Acessar documento

DESGASTE DENTAL E HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA: ANÁLISE DA AUTOPERCEPÇÃO E CONHECIMENTO DE SINAIS E SINTOMAS

Graduação
Monografia
O objetivo desta pesquisa é analisar o conhecimento, a autopercepção de sinais e sintomas de erosão e hipersensibilidade dentinária, assim como a rotina alimentar de pacientes da clínica odontológica do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL. Após a realização de um estudo piloto e calibração do examinador responsável, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um estudo do tipo quantitativo, com abordagem descritiva. O levantamento de dados epidemiológicos sólidos foi realizado através de um questionário composto por perguntas claras e objetivas relacionadas às variáveis socioeconômicas, condições de saúde bucal e questões para medir o conhecimento e a experiência de sinais e sintomas que podem estar relacionados à hipersensibilidade dentária. A análise dos dados ocorreu através de estatística descritiva, utilizando tabelas e gráficos para ilustração dos principais resultados. Espera-se que o presente estudo seja essencial para a compreensão do atual cenário de saúde, além de contribuir para o desenvolvimento de estratégias preventivas. Foi observado que 90% possuem dentes amarelados, 60% não se lembram quando ocorreram os primeiros sinais de erosão, 80% com histórico de cárie e 60% nunca vão ao dentista. 60% dos participantes deste estudo mostraram desconhecer o significado da erosão dentária. Pode-se concluir que, embora muitos pacientes apresentam sintomas e sinais que podem estar relacionados à erosão e a HD, muitos não têm conhecimento suficiente sobre estes tópicos. A falta de informação sobre erosão e HD é influenciado por determinantes sociais de saúde.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
BETTY TEIXEIRA CAVALCANTE BISNETA, LUCAS SOARES BARBOSA
Orientador: 
Fernanda Carvalho de Rezende Lins
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Avaliação em saúde. Erosão dental. Hipersensibilidade dentinária.
Coorientador: 
Acessar documento

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM ADULTO, CUIDADOS IMEDIATOS E ACOMPANHAMENTO: RELATO DE CASO DENTAL TRAUMA IN ADULTS, IMMEDIATE CARE AND FOLLOW-UP: CASE REPORT

Graduação
Monografia
Objetivo: Mostrar através de um relato de caso a importância de um correto diagnóstico e planejamento para a execução de um tratamento individualizado que atenda as necessidades clínicas do paciente, permitindo uma maior sobrevida do dente acometido. Relato de caso: paciente de 52 anos de idade e do gênero feminino apresentou no exame clínico e radiográfico fratura da faceta de cerâmica do 12, luxação lateral do 11 associado a luxação extrusiva. Revisão de literatura: o traumatismo dentário pode acometer tecidos duros e moles da cavidade bucal e a queda da própria altura é um dos fatores etiológicos mais comuns, causando problemas fonéticos e estéticos. O acompanhamento clínico e radiográfico são essenciais após traumas dentários. Considerações finais: o traumatismo dentário é uma realidade em adultos e uma maior importância e visibilidade precisa ser dada a esses casos, principalmente, em pacientes com idades avançadas, pois quanto mais avançada a idade, maior a probabilidade de traumatizar os dentes e os tecidos da cavidade oral.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
Ana Carolina Lima de Oliveira Barreiros, Mayranda dos Santos Melo
Orientador: 
Emillianno de Gonçalves Gusmão
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Traumatismo dentário. Dentição permanente. Luxação dentária.
Coorientador: 
Acessar documento

MANIFESTAÇÕES ORAIS E MAXILOFACIAIS DA COVID-19 – REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Graduação
Monografia
Evidências científicas sugerem que o SARS-CoV-2 está nos tecidos orais na fase inicial da contaminação como principal reservatório viral. Além da cavidade oral ser o principal meio de propagação, também se torna um dos focos das manifestações clínicas durante o início e a evolução da doença. Objetivo: avaliar na literatura as manifestações clínicas orais e maxilofaciais decorrentes da contaminação pela COVID-19. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e BBO Odontologia, de artigos publicados entre os anos de 2019 e 2022 que retratassem a temática do estudo. Inicialmente, realizou-se a busca pelos descritores individualmente, em seguida, foram realizados os cruzamentos utilizando o operador booleano AND e posteriormente, os três descritores foram cruzados em conjunto. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em português, inglês e espanhol, publicados e indexados nas referidas bases de dados, a partir de 2019 – ano do surgimento da covid-19 e que retratassem a temática em estudo. Os critérios de exclusão foram: artigos publicados antes de 2019, artigos fora das bases de dados escolhidas e que fugissem da temática do estudo. Resultados: Durante o estudo 29 artigos foram selecionados a partir de todos os critérios citados. Disgeusia, anosmia, xerostomia, lesões eritematosas, úlceras, gengivites, lesões periodontais agudas e sialoadenite foram algumas manifestações encontradas. Conclusão: Pacientes contaminados com a COVID-19 manifestam-se com sintomatologias orofaciais que podem incluir úlceras orais, lesões vesiculobolhosas, máculas eritematosas, parotidite aguda, disgeusia, anosmia, xerostomia, infecções nas glândulas salivares, enantema bucal, gengivites, língua pilosa e lábios ressecados. Além disso, anomalias dentárias, lesões periodontais agudas e sialoadenite que podem ocorrer como resultado direto da infecção por SARS-CoV-2.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
NATHÁLIA LUISE SEVERO REIS, NATHALIA ROSA NASCIMENTO DOMINGOS
Orientador: 
Dayse Andrade Romão
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Manifestações bucais. Covid-19. Sinais e Sintomas.
Coorientador: 
Marcus Antônio Brêda Júnior, Emillianno de Gusmão Gonçalves
Acessar documento

CONDIÇÃO DE SAÚDE ORAL EM PACIENTES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES E A INFLUÊNCIA DA REABILITAÇÃO ORAL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Graduação
Monografia
Objetivo: Apresentar por meio de uma revisão integrativa as principais condições de saúde oral encontradas em pacientes com transtornos alimentares, como a bulimia nervosa e a anorexia nervosa, e a influência da reabilitação oral. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, que utilizou como bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO-Odontologia). Sendo selecionados 9 artigos compatíveis com o tema. Resultados: A condição da saúde bucal do paciente pode exercer grande interferência em sua qualidade de vida, e vários estudos constataram a relação entre os transtornos alimentares e as seguintes alterações: queilite, mucosites, erosões dentais, bruxismo e alta prevalência de cárie. E a reabilitação da saúde oral tem papel fundamental no aumento da autoestima desses pacientes. Considerações Finais: O Cirurgião-Dentista deve ser capaz de detectar, diagnosticar e, através da reabilitação oral, tratar as consequências desses transtornos. Restabelecendo os aspectos funcionais e estéticos na cavidade oral.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
REBECA KARYNE FERREIRA DA SILVA, JOSÉ CARMO DA SILVA JÚNIOR
Orientador: 
Idiane Bianca Lima Soares Rusu
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Erosão dentária. Bulimia Nervosa. Anorexia Nervosa
Coorientador: 
Laura Mello Figueiredo, Emillianno de Gusmão Gonçalves
Acessar documento

IDENTIFICAÇÃO DOS DENTIFRÍCIOS COM CARVÃO ATIVADO COMERCIALIZADOS NO ESTADO DE ALAGOAS

Graduação
Monografia
O uso do carvão ativado em dentifrícios sugere um efeito de clareamento dental e o seu consumo tem aumentado, porem estudos sugerem que eles podem ser mais abrasivos. Objetivo: Avaliar os dentifrícios contendo carvão ativado comercializados em Alagoas quanto a sua apresentação comercial e seus benefícios no processo de clareamento, no que diz respeito as informações, sobre o tipo de abrasivo contidos em suas embalagens. Metodologia: Foram analisadas 7 embalagens, coletadas de forma aleatória em farmácias e supermercados das duas maiores cidades de Alagoas, Arapiraca e Maceió. Observaramse os seguintes itens: Tipo e concentração de abrasivo, agente fluoretado e concentração de flúor., composição dos dentifrícios que contem carvão ativado. Resultados: Foram identificados 7 dentifrícios com carvão ativado, aonde 3 embalagens relata o uso apenas de carvão ativado, enquanto as restantes, consta o uso em associação com outras substâncias, como óleo de coco e bambu. Todas as marcas comerciais analisadas continham abrasivos isoladas ou em associação; foram encontrados três tipos de abrasivos: Sílica (6/7), Dióxido de Titânio (2/7) e Dióxido de Silício (1/7). Conclusão: Os dentifrícios identificados apresentam abrasivos associados com o carvão ativado e há ausência de informações sobre a abrasividade destes produtos nas embalagens.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
LUCAS BARBOSA DE MACÊDO FERREIRA, MARCOS VINÍCIUS PINHEIRO
Orientador: 
Dayse Romão
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Carvão ativado. Dentifrício. Abrasivo.
Coorientador: 
Danilo Cavalcante Fernandes, Mariana Alencar Nemezio
Acessar documento

DESADAPTAÇÃO DE LAMINADOS CERÂMICOS: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Graduação
Monografia
Objetivo: analisar quais as causas e consequências das desadaptações dos laminados cerâmicos. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo é compreender quais os erros de técnica ou do material que podem gerar a desadaptação das facetas de laminados cerâmicos em relação ao substrato dental. Resultados: a desadaptação dos laminados cerâmicos pode ser atribuída a grande parte das restaurações terem sido cimentadas sobre dentina e/ou material restaurador, e não em esmalte, as principais falhas dos laminados cerâmicos são estéticas (31%), mecânicas e adesivas (31%), perda de suporte periodontal (12,5%), perda de retenção (12,5%), cárie (6%) e fratura dental (6%). Conclusão: os cirurgiões-dentistas necessitam de uma constante atualização dos seus conhecimentos acerca das cerâmicas, suas propriedades e indicações, visto que a longevidade dos procedimentos odontológicos depende da seleção cuidadosa dos casos, do tipo de cerâmica utilizada, do preparo meticuloso dos dentes, das etapas laboratoriais e das protocolos adesivos.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
JADSON FEIJÓ DA SILVA LEMOS, EMILLY DEODATO ALVES DA SILVA
Orientador: 
Emillianno de Gusmão Gonçalves
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Laminados cerâmicos. Reabilitação oral. Facetas dentárias.
Coorientador: 
Acessar documento

REABILITAÇÃO ORAL EM PACIENTE INFANTIL PORTADOR DE DISPLASIA ECTODÉRMICA: RELATO DE CASO.

Graduação
Monografia
Introdução: A displasia ectodérmica é uma doença genética que se reflete em anomalias de estruturas derivadas do folheto Ectodérmico que pode ser caracterizada pela ausência ou defeito de todos ou alguns dentes, pelos, glândulas salivares, pele e unhas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo relatar a reabilitação protética, de um paciente portador de Displasia Ectodérmica Hipoidrótica através da confecção e instalação de uma prótese mucossuportada. Caso: Paciente de 2 anos de idade, gênero masculino e leucoderma, diagnosticado com Displasia Ectodérmica Hipoidrótica. Após confirmação da doença, foi realizado o tratamento por meio do planejamento e confecção de próteses mucossuportadas superior e inferior. Conclusão: Após a instalação das próteses as funções fonéticas e mastigatórias, foram restabelecidas, além da autoestima, qualidade de vida e uma grande mudança da integração na rede educacional, familiar e social mostrando assim a importância do trabalho reabilitador total em pacientes com esse acometimento.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
JOYCE MAYSA DOS SANTOS PALMEIRA, MARIA HELENA RAMOS ARAÚJO
Orientador: 
Dayse Andrade Romão
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Displasia ectodérmica. Reabilitação oral. Saúde bucal.
Coorientador: 
Emillianno de Gusmão Gonçalves, Mariana Alencar Nemézio
Acessar documento

AVALIAÇÃO DAS ANOMALIAS DENTÁRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DE ALAGOAS

Graduação
Monografia
Introdução: Falhas durante o processo da odontogênese ou no período pós-natal podem resultar em anomalias dentárias. Estas apresentam uma etiologia multifatorial, podendo envolver fatores locais, genéticos, sistêmicos ou idiopáticos. Objetivo: Analisar por meio de Radiografias Panorâmicas as principais anomalias dentárias que afetam crianças e adolescentes no estado de Alagoas. Metodologia: A coleta de dados foi realizada em uma clínica particular de Radiologia e Tomografia Odontológica, por meio de um estudo retrospectivo e observacional. Após esta etapa, foram coletadas na base de dados do Sistema RadioMemory® 4.701 documentações ortodônticas, sendo excluídas: 3.079 por não conterem a documentação completa, 1.076 pela faixa etária e 14 por estarem duplicadas, restando para análise 532. Para a análise estatística inferencial foi utilizado o teste qui-quadrado com nível de significância 5% (P <0,05), por meio do programa SPSS STATISTIC versão 22. Resultados: Na amostra selecionada 175 anomalias dentárias foram encontradas. Não ocorreu diferença significativa entre os gêneros e a presença de anomalia (p>0,05), bem como entre os tipos de dentição (p>0,05). Na análise descritiva observou-se que das anomalias dentárias encontradas: 47,4% eram de morfologia, 37,1% de número, 9,7% de erupção, 4,6% de tamanho e 1,4% de estrutura. Dentre os pacientes cuja documentação ortodôntica apresentava a condição estudada, 51,7% eram do gênero feminino e 48,3% do masculino. Conclusão: No presente estudo a anomalia mais prevalente era de morfologia, no entanto devido às limitações no estudo não foi encontrada diferença estatística significativa na amostra estudada.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
MEGLOREM MACIEL DA SILVA, SILVIO MAXIMINIANO DOS SANTOS NETO
Orientador: 
Mariana A. Nemezio
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Anomalia dentária. Odontopediatria. Radiografia Panorâmica.
Coorientador: 
Joana Rodrigues da Silva Ferreira, Vânio Santos Costa
Acessar documento

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR NO RESTABELECIMENTO DA ESTÉTICA E SAÚDE BUCAL: RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
A procura pela Odontologia estética tornou-se cada vez mais frequente, uma vez que devolve a harmonia e a beleza do sorriso. Entretanto, o profissional deve associar o tratamento restaurador estético com o restabelecimento da função e saúde bucal, para que alcance o sucesso e longevidade almejados. O presente relato de caso teve como objetivo realizar uma reabilitação bucal, restabelecendo função, estética e fonética. Paciente gênero feminino com queixa principal de fratura dental, sem acometimento sistêmico. Procurou a clínica de odontologia da UNIT. Ao exame clínico observou-se fratura no dente 11, periodontite apical crônica nos dentes 21,22, considerando a quantidade de especialidades envolvidas no caso, foi necessária uma abordagem multidisciplinar.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
ARQUIMEDES CEDRIM AZEVEDO JUNIOR, IRYS MARIA OLIVEIRA ALVES
Orientador: 
Mariana Josué Rapouso
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Reabilitação estética. Facetas dentárias. Odontologia.
Coorientador: 
Emilliano de Gusmão, Rafaela Vasconcelos
Acessar documento

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E VISUAL DOS PROCESSOS DE LIMPEZA E ESTERILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS

Graduação
Monografia
Introdução e Objetivo: O tratamento endodôntico obtém sucesso não apenas no correto diagnóstico e execução da técnica, mas obtém sucesso especialmente nos cuidados do cirurgião-dentista para com a cadeia asséptica antes, durante e após o atendimento ao paciente. O presente estudo buscou analisar a eficácia da descontaminação dos processos de limpeza e esterilização dos instrumentos endodônticos através da avalição microbiológica e visual. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo experimental com abordagem quantitativa e descritiva, onde foram analisadas 40 limas endodônticas tipo K#15 de 25 mm, que foram divididas em 4 grupos (n=10) experimentais. As limas endodônticas passaram por diferentes métodos de limpeza, G1- escovação com detergente neutro, G2- cuba ultrassônica com detergente enzimático e escovação com detergente neutro, G3- escovação com detergente neutro e esterilização e G4- cuba ultrassônica com detergente enzimático, associada a escovação com detergente neutro e esterilização. Resultados: Após a realização dos métodos de limpeza, as limas foram submetidas a avaliação microbiológica e visual. Desse modo, a análise microbiológica mostrou o turvamento das limas: os quais G1, G2, G3 e G4 turvaram respectivamente 50%, 70%, 0% e 10%. Na análise visual o percentual de limas contaminadas foram: G1, G2, G3 e G4 estavam contaminadas respectivamente 30%, 70%, 0% e 10%. Conclusão: Depreende-se que as amostras que passaram pelo processo de esterilização, em sua maioria, estão em condições de esterilidade, principalmente as que passaram previamente por escovação com detergente neutro, associada a esterilização. O G3 foi o grupo que apresentou o melhor resultado, onde nenhum espécime estava contaminado. Entretanto, o G2 apresentou os piores resultados, sendo a limpeza em cuba de ultrassom com detergente enzimático, associada a escovação com detergente neutro o processo de limpeza menos satisfatório.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
THAINÁ CATRYNE SILVA COSTA OTACÍLIA, MAYSA DOS ANJOS ALVES
Orientador: 
Joedy Maria Santa Rosa
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Esterilização. Limpeza. , Limas.
Coorientador: 
Rafaela Andrade de Vasconcelos, Emillianno de Gusmão Goncalves
Acessar documento

PROTOCOLO CLÍNICO DAS LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Graduação
Monografia
Objetivo: Descrever o protocolo clínico das lesões cervicais não cariosas. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, foram realizadas buscas na literatura em três bases de dados, o Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e o Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO). Resultados: O primeiro passo para o diagnóstico é reconhecer o quanto antes o que está ocorrendo para determinar a etiologia e posteriormente estabelecer o tratamento apropriado. Os ensaios laboratoriais alegaram que os compósitos de resina composta são as melhores opções para as restaurações. Considerações finais: Para o sucesso do tratamento é necessário que o profissional saiba diagnosticar as lesões, a etiologia e remover os fatores causais. Considerando também a morfologia e localização dessas lesões. A técnica restauradora direta ainda pode ser considerada a principal indicação, porém a direta-indireta mostra-se útil, sendo uma ótima alternativa para resultados estéticos e funcionais.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
BEATRIZ TENÓRIO BARBOSA ALVES, EMYLLE ALVES RODRIGUES
Orientador: 
Idiane Bianca Lima Soares Rusu
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Abrasão dentária. Dentística operatória. Desgaste dos dentes.
Coorientador: 
Sarah Lerner Hora, Fernanda Carvalho de Rezende Lins
Acessar documento

REANATOMIZAÇÃO EM DENTES ANTERIORES SUPERIORES COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
O aumento na demanda por procedimentos estéticos e a crescente busca por um sorriso perfeito, está atrelada ao desejo de aceitação social e melhor auto-estima, além da necessidade da reabilitação da função perdida. Uma queixa comum entre os pacientes é a insatisfação com a aparência dos dentes anteriores. Com a evolução nas propriedades das resinas compostas e a sua versatilidade clínica, este material tem se tornado uma boa opção para restaurações em dentes anteriores, como as facetas diretas, restabelecendo a função e estética do paciente de maneira rápida e eficaz. O presente caso clínico, relata a reanatomização dos dentes 13 e 14, por possuir ausência do incisivo lateral direito e a substituição de restaurações insatisfatórias dos dentes 11, 21, 22 e 23 que apresentavam superfície rugosa, alteração de cor, excesso na cervical e nas proximais, sendo bastante retentiva, por novas restaurações a partir da técnica direta com resina composta, visando maior conservação da estrutura dental. A utilização da técnica direta com resina composta se mostrou um tratamento viável, conservador e acessível para se alcançar um resultado estético e funcional satisfatórios
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
ADRIANA MARIA CAVALCANTE DE OLIVEIRA BRÊDA, VICTOR DÂMASO SILVESTRE DE SOUZA
Orientador: 
Idiane Bianca Lima Soares Rusu
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Resina composta. Facetas Estéticas. Desgaste de restauração dentária.
Coorientador: 
Dayse Andrade Romão, Joanna Rodrigues da Silva Ferreira
Acessar documento

LASERTERAPIA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À QUIMIOTERAPIA - REVISÃO DE LITERATURA

Graduação
Monografia
Este estudo teve como objetivo revisar as indicações e as possibilidades de tratamento da Laserterapia de baixa intensidade (LTBI) para reparo e prevenção da mucosite oral (MO) em pacientes sob quimioterapia para tratamento oncológico. A revisão da literatura consistiu na busca de artigos nas bases de dados Medline, PubMed, Scielo e Lilacs de acordo com a análise dos critérios: Artigos completos, em língua portuguesa e inglesa, publicados no período de 2017 a 2022. Foi utilizado como guia de estudo a seguinte questãoproblema: “Qual é a eficácia da aplicação da LTBI na MO em pacientes sob tratamento oncológico?” A MO é uma das complicações mais comuns durante a quimioterapia, promovendo inúmeras consequências que dificultam a adesão do paciente ao tratamento oncológico e que comprometem significativamente sua qualidade de vida. Embora as informações encontradas na literatura até o momento sugerem que atualmente não existe um método totalmente eficaz para o tratamento ou prevenção da MO, com base nos estudos analisados nesta revisão da literatura científica, pode-se dizer que é possível prevenir seu surgimento, reduzir as manifestações clínicas desta doença ou evitar sua progressão para graus mais severos. Destaca-se também o papel do CiurgiãoDentista na prevenção e manejo desta condição, reforçando, desta forma, a inclusão deste profissional nas equipes que realizam o acompanhamento do paciente com câncer.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
LUAN MARCEL GONÇALVES MÉLO, WISLANE ALBUQUERQUE DA SILVA
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa da Silva
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Mucosite oral. Terapia a laser. Quimioterapia.
Coorientador: 
Marcus Antônio Brêda Junior, Thalita Medeiros Melo
Acessar documento

REMOÇÃO CIRÚRGICA DE DENTE SUPRANUMERÁRIO ASSOCIADO A TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM PACIENTE PEDIÁTRICO – RELATO DE CASO

Graduação
Monografia
Dentre as anomalias dentárias, a presença de dentes supranumerários (DS) é uma das alterações mais corriqueiras na arcada dentária humana, cuja etiologia ainda não foi bem esclarecida. Os Cirurgiões-Dentistas precisam conhecer os processos de desenvolvimento e posicionamento dentário e a cronologia de erupção para que sejam possíveis os adequados diagnóstico e tratamento dos DS e das possíveis complicações associadas à sua presença no complexo maxilo-mandibular. O tratamento preferencial dos DS é a remoção cirúrgica e o tratamento ortodôntico pode ser necessário para corrigir transtornos associados a esta condição. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente do sexo masculino, 11 anos de idade, apresentando DS no arco superior, entre os dentes 12 e 11, comprometendo a erupção do dente 13. Para fins de planejamento terapêutico, foram realizados exames de imagem. A exodontia do DS foi realizada sem intercorrências e após dois meses e meio de tratamento ortodôntico, houve sucesso na movimentação do dente 12, com manutenção do espaço de erupção do dente 13. Neste caso, a remoção cirúrgica do DS associado ao tratamento ortodôntico prevenirá danos estéticos e funcionais ao paciente.
Ano de defesa/publicação: 
2022
Nome do Aluno: 
ÉLIO LIMA DA SILVA NETO, MAXWILLEN CABRAL DE ANDRADE
Orientador: 
Luiz Arthur Barbosa da Silva
Curso:
Odontologia
Palavras-Chaves:
Anomalias dentárias. Dente supranumerário. Diagnóstico.
Coorientador: 
Acessar documento

UMA ANÁLISE CRÍTICO-CONSTITUCIONAL DO MANDATO PARLAMENTAR COLETIVO NO BRASIL

Graduação
Monografia
O presente trabalho realiza análise acerca da nova forma de atuação adotada pelos parlamentares da política brasileira – o mandato parlamentar coletivo. Os mandatos parlamentares coletivo são iniciativas políticas marcantes desde seu surgimento, pois propõe uma nova maneira no exercício da função política legislativa em que um representante eleito divide com um grupo organizado o poder de deliberar e decidir a condução do mandato com relação às matérias votadas do Poder Legislativo, buscando melhor representar a diversidade presente em uma sociedade plural e democrática. Sendo assim, faz-se imprescindível entender como esse fenômeno se comporta, visto que não há no ordenamento jurídico brasileiro normas que regulamentem o tema analisado. O estudo tem como objetivo analisar de quais modos a ausência de regulamentação no ordenamento jurídico brasileiro sobre o modelo coletivo de representação poderá impactar no sistema eleitoral do Brasil. A metodologia envolveu a revisão bibliográfica mediante o acesso às obras de doutrinadores que estudam a temática supracitada, com foco na crise do modelo representativo e nos novos modos de atuação política, em especial, nos mandatos parlamentares coletivos. Ademais, envolveu também a pesquisa documental, com recurso às legislações eleitorais e constitucionais que regulam o sistema eleitoral brasileiro, como também a pesquisa jurisprudencial das demandas referentes ao modelo. Assim, concluise que os legisladores deverão apresentar projetos de leis que regulamentem sobre os desdobramentos originados do mandato parlamentar coletivo, visto que os diferentes fenômenos provenientes da gestão, modo de atuação e deliberações refletem em um cenário de instabilidade e insegurança no sistema eleitoral brasileiro.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
GUILHERME ALVES BARBOSA LEITE
Orientador: 
Lara Lívia Cardoso Costa Bringel
Curso:
Direito
Palavras-Chaves:
Mandato Parlamentar Coletivo. Insegurança Jurídica. Política Legislativa. Sistema Eleitoral Brasileiro.
Coorientador: 
Acessar documento

A CONSTITUCIONALIDADE DA EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENANO TRIBUNAL DO JÚRI

Graduação
Monografia
O presente trabalho busca analisar, de maneira geral, os argumentos principais a respeito da possível constitucionalidade da inovação legislativa constante no Art. 492, I, “e” do Código de Processo Penal Brasileiro. Referido dispositivo traz uma hipótese de execução penal anterior ao trânsito em julgado da sentença penal condenatória, distinta também das hipóteses tradicionais de prisão preventiva. Com o intuito de fundamentar a conclusão do trabalho, foram realizados estudos a respeito das inúmeras decisões concernentes a hipóteses de execução provisória da pena, além de análises que tratam do princípio da presunção de inocência (não culpabilidade) e da Teoria do Funcionalismo Sistêmico e Direito Penal do Inimigo. Assim, a monografia apresenta uma série de argumentos que permitem chegar a uma conclusão adequada a respeito da incompatibilidade do novo dispositivo com o ordenamento jurídico brasileiro, com especial destaque para a influência do princípio da dignidade da pessoa humana. Quanto à metodologia utilizada, esta se baseia numa revisão de literatura acerca do assunto, buscando-se pesquisas específicas que garantam uma ampla base teórica para discussão da problemática.
Ano de defesa/publicação: 
2024
Nome do Aluno: 
LUCAS HENRIQUE TESHIMA VASCONCELLOS
Orientador: 
Ronald Pinheiro Rodrigues
Curso:
Direito
Palavras-Chaves:
Execução Provisória da Pena. Tribunal do Júri. Constitucionalidade.
Coorientador: 
Acessar documento