repositório de tcc
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
MEDIDAS ATÍPICAS NA EXECUÇÃO: UMA ANÁLISE DA EFETIVIDADE E PROPORCIONALIDADE
Graduação
Monografia
O Código de Processo Civil de 2015 ampliou os poderes atribuídos ao juiz, especialmente no art. 139, inciso IV do CPC, ao autorizar a adoção de todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordens judiciais, introduzindo, assim, as medidas atípicas da execução. Essa novidade provocou uma extensa discussão sobre os limites de sua aplicação, pois diversas decisões judiciais apontam que a utilização dessas medidas atípicas confrontaria os princípios da dignidade humana e os direitos fundamentais do devedor, contribuindo para a morosidade que acompanha o sistema judiciário.
Por meio de uma análise doutrinária e jurisprudencial, almeja-se abordar o tema de maneira aberta, apresentando tanto argumentações favoráveis à aplicação quanto desfavoráveis, a fim de identificar como as medidas atípicas podem ser utilizadas para promover a efetividade das decisões e possibilitar a celeridade processual. Assim, este estudo propõe uma discussão sobre a efetividade e aplicabilidade das medidas atípicas da execução, buscando uma adequação que contemple o equilíbrio entre os direitos do devedor e do credor em busca da efetividade das decisões e da plena satisfação do direito.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
DÉBORA RAÍSSA DE SOUZA LUBAS
Orientador:
Flavia da Silva Costa
Curso:
Direito
Palavras-Chaves:
Execução Cível. Medidas atípicas da execução. Efetividade.
Coorientador:

Acessar documento
RESPONSABILIDADE CIVIL E IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA DOS DANOS GERADOS NAS REDES SOCIAIS
Graduação
Monografia
Neste Trabalho de Conclusão de Curso exploramos a evolução do cenário da internet no Brasil, desde seu surgimento até suas regulamentações mais recentes. Iniciamos discutindo as mudanças que a internet trouxe para a sociedade, destacando sua rápida expansão e o impacto na vida moderna. Analisamos a regulamentação da internet, desde a Constituição de 1988 até leis como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados.
Abordamos os danos gerados na esfera digital, principalmente nas redes sociais, incluindo questões de danos morais, invasão de privacidade e propagação de golpes, enfatizando a necessidade de responsabilização nesse ambiente. Analisamos a responsabilidade civil dos provedores de internet, identificando as diferenças entre provedores de conexão e hospedagem, suas responsabilidades jurídicas e morais, bem como as situações que podem eximi-los de responsabilidade.
Por fim, exploramos a identificação de autoria como uma ferramenta chave para trazer uma conclusão à tese apresentada. Traremos seu papel na busca por responsabilização e investigações judiciais, como valor probatório e trazer o gerador do fato típico para buscar reparações buscando abordar os desafios associados à sua aplicação. Concluímos que o equilíbrio entre proteger a privacidade e colaborar em investigações é essencial.
O trabalho busca enfatizar a importância da colaboração entre sociedade, legisladores e provedores para criar um ambiente digital seguro. A responsabilização dos provedores e a identificação de autoria são cruciais para trazer um amparo jurídico menos burocrático e mais eficiente, reforçando a busca por equilíbrio entre a proteção dos direitos individuais e a segurança online.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
GABRIEL AGRA LINS
Orientador:
Rodrigo José Rodrigues Bezerra
Curso:
Direito
Palavras-Chaves:
Direito digital. Redes Sociais. Responsabilidade Civil.
Coorientador:

Acessar documento
EXCEÇÃO ROMEU E JULIETA E O “DISTINGUISHING” NORMATIVO: UMA ANÁLISE DAS DECISÕES PROFERIDAS PELO STJ E DE SUA ADEQUABILIDADE AO ORDENAMENTO JURÍDICO.
Graduação
Monografia
Com a alteração do art. 224 e criação art. 217-A do Código Penal pela Lei 12.015/09, se discute acerca da presunção absoluta de violência e suas implicações, visto que, contrariando as mudanças sociais, fixou-se a idade de até 14 anos como critério para o consentimento das relações sexuais, restando uma lacuna entre a legislação e sua aplicação aos casos em concreto. Nesse ponto, a Exceção Romeu e Julieta e a Teoria da Derrotabilidade do Enunciado Normativo surgem como institutos jurídicos utilizados pelos Tribunais Superiores para com a finalidade de solucionar as problemáticas, transformando o fato normalmente típico em atípico. Através de uma análise jurisprudencial com método qualitativo, a presente pesquisa visará determinar quais são os critérios utilizados pelo STJ na manutenção da absolvição do sujeito ativo nesse tipo de crime, propondo-se, para tanto, analisar as decisões proferidas entre os anos de 2019 e 2023, examinando os dedos e determinando possíveis conclusões. Propõe-se também, mediante revisão bibliográfica, estudo da legislação brasileira, livros, revistas qualisadas, artigos, dissertações e teses, entender o surgimento da Exceção Romeu e Julieta e do “distinguishing” normativo, assim como a sua adaptabilidade ao ordenamento jurídico. Isto posto, por meio das medidas sugeridas, conclui-se pela imprescindibilidade da reforma do art. 217-A do Código Penal, harmonizando-o à base principiológica do Direito Penal e valorizando o consentimento da vítima, a fim de conferir às decisões prolatadas uma maior segurança jurídica e adequando-as às demandas da realidade atual.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
ALICE MARIA TERTULIANO DOS SANTOS
Orientador:
André Rocha Sampaio
Curso:
Direito
Palavras-Chaves:
Estupro de vulnerável. Distinguishing. Exceção Romeu e Julieta.
Coorientador:

Acessar documento
SUPLEMENTAÇÃO DE HMB NA HIPERTROFIA E DESEMPENHO EM EXERCÍCIOS RESISTIDOS.
Graduação
Monografia
O Ácido Beta-Hidroxi-Beta-Metilbutírico (HMB) tem despertado interesse devido à
possibilidade de influenciar positivamente o aumento da massa muscular, a força e a
recuperação muscular. Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação
de HMB na hipertrofia muscular e desempenho em praticantes de exercícios resistidos.
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura utilizando a base de dados Pubmed,
analisando ensaios clínicos publicados nos últimos 5 anos. Foram obtidos 50 artigos a partir
da busca inicial, sendo apenas 7 incluídos nesta revisão após as etapas de leitura de resumo e
texto na íntegra. Apenas 2 artigos apresentaram resultados positivos quanto à suplementação
de HMB, sendo um em parâmetros hormonais e um com diminuição de gordura intramuscular
em mulheres. A suplementação de HMB não apresentou efeitos benéficos no desempenho
esportivo ou massa muscular de praticantes de exercício resistido.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
ANA CLARA COSTA BULHÕES, VICTÓRIA LEITE CORREA
Orientador:
Ariana de Alencar Gonçalves Ferreira do Amaral
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
HMB. Treinamento de força. Massa muscular.
Coorientador:

Acessar documento
PERFIL DO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM PRATICANTES DE JIU JITSU
Graduação
Monografia
Introdução: O Jiu Jitsu brasileiro é uma arte marcial dinâmica que pode potencialmente sobrecarregar tanto o sistema anaeróbico e aeróbico. A literatura já sinaliza para o aumento do consumo de recursos ergogênicos inclusive em atletas, com propósito de aprimoramento da saúde e um equilíbrio influenciado pela má nutrição dos mesmos. Objetivo: Avaliar o perfil do consumo de suplementos em atletas lutadores de jiu-jitsu de um centro de treinamento da cidade de Maceió-AL. Métodos: Estudo observacional, transversal, conduzido em praticantes de jiu jitsu de uma academia de Maceió-AL, no ano de 2021. Foi previamente aprovada pelo Comitê de ética sob o número de parecer 5.023.188. A escolha dos centros de treinamento se deu por conveniência e, todos os praticantes presentes no dia da coleta foram convidados a participar. A equipe de pesquisadores executou uma entrevista semiestruturada e investigou o uso de suplementos. Os dados foram digitados em planilha do excel e analisados no software SPSS versão 22.0. As variáveis foram apresentadas em número absoluto e em percentual. Foi adotado o teste qui-quadrado, admitindo-se como significância estatística valores de p <0,05. Resultados: A amostra foi composta por 25 atletas com média de faixa etária de 25,48 anos. Houve predominio do sexo masculino e foi possível observar que a ingestão de creatina foi maior nesses indivíduos (57,9% versus 0%, p = 0,02). Quanto à prevalência do uso de suplementos, o de maior consumo foi a creatina (41%), seguido por cafeína (37%) e beta-alanina (11%). Conclusão: A creatina é o suplemento de maior uso e seu consumo é mais elevado no público masculino. Ressalta-se a importância do monitoramento do uso dos recursos ergogênicos uma vez que seus benefícios estão adequados a uma prescrição baseada em evidências. Palavras chave: nutrição, suplementos nutricionais, creatina. ABSTRACT Introduction: Brazilian Jiu Jitsu is a dynamic martial art that can potentially overwhelm both the anaerobic and aerobic systems. The literature already points to an increase in the consumption of ergogenic resources, including in athletes, with the purpose of improving health and a balance influenced by their malnutrition. Objective: To evaluate the profile of supplement consumption in jiu-jitsu fighters from a training center in the city of Maceió-AL. Methods: Observational, cross-sectional study, conducted on jiu jitsu practitioners at a gym in Maceió-AL, in 2021. It was previously approved by the Ethics Committee under opinion number 5,023,188. The training centers were chosen for convenience and all practitioners present on the day of collection were invited to participate. The research team carried out a semi-structured interview and investigated the use of supplements. The data were entered into an Excel spreadsheet and analyzed using SPSS version 22.0 software. The variables were presented in absolute numbers and percentages. The chi-square test was adopted, accepting 4
values of p <0.05 as statistical significance. Results: The sample consisted of 25 athletes with an average age of 25.48 years. There was a predominance of males and it was possible to observe that creatine intake was higher in males (57.9% versus 0%, p = 0.02). Regarding the prevalence of supplement use, the highest consumption was creatine (41%), followed by caffeine (37%) and beta-alanine (11%). Conclusion: Creatine is the most widely used supplement and its consumption is higher among men. The importance of monitoring the use of ergogenic resources is highlighted, as their benefits are appropriate to an evidence-based prescription. Keywords: nutrition, nutritional supplements, creatine.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
NATALÍCIO BEZERRA CATÃO NETO, SÍLVIA BEATRIZ DE LIMA SANTOS
Orientador:
Danielle Alice Vieira da Silva
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Nutrição. Suplementos nutricionais. Creatina
Coorientador:

Acessar documento
A INFLUÊNCIA DA DIETA MEDITERRÂNEA NO MANEJO NUTRICIONAL DA SÍNDROME METABÓLICA: REVISÃO INTEGRATIVA
Graduação
Monografia
Introdução: A síndrome metabólica (SM) é um grupo de três ou mais fatores de risco
cardiometabólicos relacionados: obesidade, hipertensão e hipertrigliceridemia. Nesse
contexto, a dieta mediterrânica tem sido estudada e considerada um dos padrões
alimentares mais saudáveis, trazendo benefícios em pacientes com doenças
cardiovasculares. Objetivo: Sendo assim, o objetivo da presente revisão foi verificar a
influência da dieta mediterrânea no tratamento nutricional da SM. Métodos: Trata-se
de uma revisão integrativa da literatura, realizada no período de agosto a outubro de
2023, sendo selecionados artigos dos últimos 10 anos, os quais responderam a
pergunta norteadora: ‘‘Qual a influência da Dieta Mediterrânea no manejo da Síndrome
Metabólica?’’. Resultados: Os resultados da pesquisa encontraram-se 315
publicações, sendo 314 do Pubmed e 1 do SciElo, ao término 7 artigos foram incluídos
para a análise qualitativa, sendo Qualis A1 (n=5), A2 (n=1) e C (n=1). Os achados
apontaram que o impacto da dieta mediterrânea sobre a SM, mostrou aspectos
positivos no que diz respeito ao controle da síndrome ou a diminuição dos fatores de
risco associados. Conclusão: Conclui-se que dietas mais pobres em carboidratos,
dietas ricas em vegetais, grãos integrais, peixe e azeite de oliva, além da prática de
exercícios físicos, reforçam a importância da mudança do estilo de vida no tratamento
da SM. No entanto, são necessários mais estudos experimentais prospectivos com
amostras maiores, para maior comprovação da influência da dieta mediterrânea na SM.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
TAMÁCHARA CERQUEIRA MARQUES, WILLIANY MARCELLY FERREIRA DA SILVA
Orientador:
Raphaela Costa Ferreira Lemos
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Síndrome metabólica. Dieta mediterrânea. Alimentação.
Coorientador:

Acessar documento
NUTRIENTES E SUPLEMENTAÇÃO NA ENDOMETRIOSE
Graduação
Monografia
Introdução: Endometriose é o crescimento do tecido endometrial fora do útero. É uma
patologia ginecológica crônica que pode apresentar extensa diversidade de manifestações
clínicas, contudo, podem ser encontrados casos de pacientes assintomáticos e quadros de dor
pélvica intensa. A respeito do tratamento clínico, este tem como objetivo o alívio dos sintomas
da dor e a melhora da qualidade de vida da paciente. Objetivo: Verificar a influência dos
nutrientes e da suplementação em mulheres com endometriose através da análise do registro na
literatura que abordou o manejo clínico de pacientes com diagnóstico de endometriose e que
não necessitam da abordagem cirúrgica posteriormente para resolução do quadro. Métodos:
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja busca se deu entre agosto e setembro de
2023, nas bases de dados PubMed, BVS e Science Direct utilizando os termos Nutrientes,
Suplementação e Endometriose. Resultados: Foram identificados 549 artigos e 7 selecionados
para compor a presente revisão. Na análise do manejo clínico da endometriose, tiveram
destaque o tratamento com vitamina D, C e E na remissão de alguns sintomas, como a dor
pélvica, muito frequente na endometriose e redução dos marcadores inflamatórios e de estresse
oxidativo. Conclusão: Dentre os benefícios dos antioxidantes na endometriose, destaca-se a
melhora das condições clínicas, diminuição das queixas álgicas e função sexual. O tratamento
demanda estratégias de manejo personalizadas durante a vida da paciente, objetivando a
melhoria dos sintomas.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
RAÍSSA CAROLINA VILAR OLIVEIRA GAMA, VÂNIA MARIA FIGUEIREDO DA ROCHA QUINTELA
Orientador:
Sybelle de Araújo Cavalcante
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Vitaminas. Antioxidantes. Dor pélvica. Endometriose.
Coorientador:

Acessar documento
SELETIVIDADE ALIMENTAR EMCRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Graduação
Monografia
INTRODUÇÃO: O transtorno do espectro autista (TEA) é um conjunto de condições neurológicas que afetam a comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. As características do TEA variam amplamente de pessoa para pessoa e podem incluir dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interesses restritos e comportamentos repetitivos. OBJETIVO: O propósito é destacar a influência e a relevância da alimentação no desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas possíveis alterações nutricionais. METODOLOGIA: Este estudo consiste em uma revisão integrativa, abrangendo o período entre os anos 2018 a 2023, sendo utilizadas as bases de dados PubMed e Scielo. RESULTADOS : Foram encontrados 72 artigos nas bases de dados, seguido pela análise dos títulos e resumos correspondentes. Os indivíduos com esta síndrome podem apresentar preferências alimentares restritas, sensibilidades sensoriais ou comportamentos seletivos em relação à comida. Isso pode resultar em uma dieta limitada, com uma aversão a certas texturas, cores, sabores ou um apego a alimentos específicos. Também podem apresentar doenças metabólicas e no trato gastrointestinal. CONCLUSÃO: O presente estudo conclui que a nutrição apresenta um papel fundamental nos quadros de TEA e por fim, sugere-se que novas pesquisas mais abrangentes possam ser realizadas de forma a sanar as lacunas deixadas por esse estudo.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
ALESSANDRA CHICUTA OLIVEIRA DOS SANTOS, MARYANGELA MELO MALTA AMARAL
Orientador:
Maria de Lourdes da Silva Gomes de Azevedo
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
TEA. Alimentos. Nutricional.
Coorientador:

Acessar documento
A TERAPIA NUTRICIONAL COMO INTERVENÇÃO EFICAZ NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES ADULTOS E IDOSOS DESNUTRIDOS: REVISÃO INTEGRATIVA
Graduação
Monografia
Introdução: A Terapia Nutricional é uma forte aliada na prevenção e tratamento da
desnutrição em pacientes críticos, pois, tem como objetivo fornecer as necessidades de micro e
macronutrientes de um indivíduo, adequando-se conforme sua deficiência. A iniciativa para
implementação da Terapia Nutricional é conhecer o perfil nutricional do enfermo, para que haja
uma intervenção especializada, proporcionando assim, melhorias no quadro clínico e estado
patológico. Objetivo: Abordar o uso da Terapia Nutricional e seu impacto no desfecho clínico
em pacientes adultos e idosos desnutridos. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa
da literatura de natureza qualitativa e exploratória, na qual foi realizada por meio de busca
bibliográfica dos últimos cinco anos. Foram utilizados em português os descritores:
“Desnutrição”, “terapia nutricional”, “adultos e idosos” e no inglês os descritores:
“Malnutrition”, “nutritional therapy”, “elderly”. Resultados: Após o procedimento
metodológico utilizando as associações dos termos de base de dados foram encontrados 6355
artigos, destes foram selecionados 823 através da leitura do título, destes foram selecionados 15
artigos após leitura do resumo e somente 09 foram considerados de acordo com o objetivo do
estudo. Conclusão: O desenvolvimento deste estudo permitiu ressaltar a relevância da Terapia
Nutricional no tratamento da desnutrição entre adultos e idosos. Os desfechos clínicos diversos,
como o óbito, alta hospitalar e evolução para via oral, destacam a importância de um
acompanhamento contínuo e estratégias nutricionais personalizadas.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
MARCELO LUÍZ CABRAL DE SOUZA SOBRINHO
Orientador:
Sybelle de Araújo Cavalcante
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Terapia nutricional. Desnutrição. Adultos
Coorientador:

Acessar documento
EFEITOS E SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA EM IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA
Graduação
Monografia
INTRODUÇÃO: A creatina é um suplemento amplamente utilizado por atletas e praticantes de atividade física com o intuito de melhora da composição corporal e desempenho. Por sua capacidade de aumentar a massa muscular, idosos poderiam ser positivamente beneficiados com sua utilização.
OBJETIVO: Avaliar os efeitos e suplementação de creatina causados em idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa utilizando os bancos de dados MEDLINE e PUBMED, com ensaios clínicos publicados nos últimos 10 anos. RESULTADOS:
Após as etapas de leitura e seleção dos estudos, cinco artigos foram selecionados para este trabalho. 40% dos estudos analisados demonstraram efeitos benéficos do uso de creatina na massa muscular de idosos. As doses utilizadas apresentaram-se heterogêneas e quanto aos parâmetros de densidade e saúde óssea, os resultados foram contraditórios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso de creatina em idosos foi capaz de aumentar a massa muscular quando associada a prática de exercícios. Esses achados são importantes pois podem contribuir para a melhora da qualidade de vida nesta população.
Palavras-chave: Creatina, Idosos, Efeitos da creatina.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
LÍVIA THALINE MEDEIROS OLIVEIRA, SAMARA PRISCILA DE SOUZA SAMPAIO
Orientador:
Ariana de Alencar Gonçalves Ferreira do Amaral
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Creatina. Idosos. Efeitos da creatina.
Coorientador:

Acessar documento
EVOLUÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELO CENTRO DE RECUPERAÇÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Graduação
Monografia
INTRODUÇÃO: A desnutrição infantil é uma doença complexa e multifatorial, com raízes na pobreza, destacando fatores nutricionais específicos e sensíveis. Apesar da legislação brasileira que assegura o direito à alimentação adequada, a desnutrição infantil persiste como um problema de saúde pública. OBJETIVO: Avaliar a evolução antropométrica de crianças atendidas pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN). MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado no CREN em Alagoas, que avaliou a evolução antropométrica de crianças de 3 a 4 anos com risco nutricional, por meio de índices antropométricos de peso/idade, estatura/idade, peso/estatura e IMC/idade, utilizando as referências do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) de 2007, com avaliações periódicas bimestrais durante o período de agosto de 2021 a agosto de 2022. RESULTADOS: A amostra de 53 crianças revelou um perfil socioeconômico com predomínio de baixa renda. Foi possível identificar uma melhoria progressiva nos índices antropométricos de peso por idade e estatura por idade ao longo de um ano, indicando uma evolução positiva no estado nutricional das crianças atendidas pelo CREN, vale destacar também que o índice de IMC/ idade teve um desfecho positivo, na qual as classificações de sobrepeso e obesidade passaram de, respectivamente, 5,7% e 1,9% ambos para 0%. Demonstrando que o local estudado aborda a melhora do estado nutricional não apenas em casos de desnutrição. CONCLUSÃO: Foi possível observar uma melhoria progressiva nos índices antropométricos das crianças. Ressalta-se a eficácia das ações do CREN na recuperação nutricional de crianças em situação de vulnerabilidade social. Destacando a importância de abordagens holísticas e integradas para enfrentar o desafio persistente da desnutrição infantil, considerando o contexto social das crianças como crucial para seu desenvolvimento.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
KATHERINE GÓES MENEZES, SÍLVIA JÚLIA APARECIDA RIBEIRO ANTUNES
Orientador:
Raphaela Costa Ferreira Lemos
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Antropometria. Desnutrição infantil. Nutrição social.
Coorientador:
Danielle Alice Vieira da Silva

Acessar documento
AS IMPLICAÇÕES DO ESTRESSE E AS ALTERAÇÕES NA MODULAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Graduação
Monografia
Introdução: O estresse apresenta-se no estudo da fisiologia, como uma excessiva concentração de cortisol no organismo. Tendo em vista que as emoções do indivíduo interferem sobre o Sistema Gastrointestinal. O surgimento de complicações neste sistema decorrente do processo de alto nível de estresse por tempo prolongado, é uma das enfermidades mais comuns na atualidade. Objetivo: mostrar a relação do estresse como um dos fatores de risco para o desenvolvimento de alterações do trato gastrointestinal. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de natureza qualitativa e exploratória, na qual foi realizada por meio de busca bibliográfica dos últimos cinco anos (2018-2023). Foram utilizados em português os descritores: “Estresse”, “Eixo-intestino cérebro”, e no inglês os descritores: “stress and gut”, “gut and brain”, “gut, brain and stress”. Resultados: Após o procedimento metodológico associado aqui, foram realizadas as buscas nas bases de dados eletrônicas, foram encontrados 325 artigos, destes foram selecionados 25 artigos somente pelos títulos, após, foram selecionados 12 pela leitura do resumo, os quais foram lidos na íntegra, sendo excluídos 5, por não atenderem aos requisitos da pesquisa, sendo considerados 7 aptos e coerentes com o desfecho do trabalho. Conclusão: O estresse tem se apresentado como preditivo para várias desordens na homeostase do corpo, principalmente ao que envolve o eixo-intestino-cérebro, trazendo alterações perceptíveis ao TGI, como no caso da Síndrome do Intestino Irritável, como também ao que concerne às desordens mentais. No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender completamente como essas alterações microbianas afetam o eixo intestino-cérebro e os efeitos funcionais dessas intervenções nesse processo.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
JOSÉ CLENILSON VANDERLEI DOS SANTOS, LIDIANE FREIRE DE CARVALHO TAVEIRA, VIVIANY DA SILVA ALVES
Orientador:
Sybelle de Araújo Cavalcante
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Estresse. Trato gastrointestinal. Probióticos.
Coorientador:

Acessar documento
RISCO DE SARCOPENIA EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE
Graduação
Monografia
Introdução: A Doença renal crônica (DRC) é uma síndrome clínica caracterizada pela perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Pacientes com DRC em diálise apresentam quadro clínico que favorece o catabolismo muscular, podendo levar à desnutrição e a sarcopenia, condição que envolve uma acelerada perda de massa, força e funcionalidade. Objetivo: Avaliar o risco de sarcopenia e os fatores associados ao maior risco, em pacientes com DRC submetidos a hemodiálise em um hospital referência em Alagoas. Métodos: Estudo transversal descritivo, observacional e quantitativo, previamente aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob parecer de número 5681679, realizado em 2022 em um centro de referência em hemodiálise. Foi aplicado um questionário próprio presencialmente. O rastreio do risco de sarcopenia foi realizado pela aplicação do questionário Sarcopenia Risk Screening (SARC-F). Os dados foram analisados no software SPSS por meio do teste de Quiquadrado e do test t, admitindo-se como estatisticamente significantes valores de p < 0,05 para ambos os testes. Resultados: A amostra foi composta por 103 pacientes, adultos e idosos. Constatou-se uma alta prevalência do risco de sarcopenia (85,4%) mensurada pelo SARC-F. Indivíduos idosos apresentaram maior média de escore do SARC-F quando comparado a adultos (6,71 versus 4,73, p=0,000). A média de adequação da CMB foi menor em pacientes com risco (67,6 versus 74,06, p=0,04). Indivíduos com perímetro da panturrilha inadequado também apresentaram maiores pontuações de risco (5,71 versus 7,15, p=0,02).
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
CINDY CAYLANE SANTOS DE MEDEIROS, DOUGLAS DE CARVALHO MATOS BARROS
Orientador:
Danielle Alice Vieira da Silva
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Hemodiálise. Sarcopenia. Doença renal crônica.
Coorientador:

Acessar documento
DIETA VEGETARIANA NO GANHO DE FORÇA E PERFORMANCE EM EXERCÍCIOS RESISTIDOS
Graduação
Monografia
Introdução: O vegetarianismo cresce devido a razões éticas, de saúde e ambientais. Essas
dietas têm sido associadas a benefícios para a saúde, como menor incidência de doenças
crônicas. O interesse sobre seu efeito no desempenho esportivo, especialmente em exercícios
resistidos, tem aumentado devido a questionamentos como eficácia de fontes de proteínas
vegetais e vitaminas e o impacto no desempenho e composição corporal. Objetivo: Avaliar o
impacto das dietas vegetarianas no desempenho atlético, especificamente em exercícios
resistidos e na força muscular. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa utilizando
ensaios clínicos, publicados nos últimos 10 anos. Foram incluídos estudos em inglês que
abordassem dietas vegetarianas e exercícios resistidos, excluindo pesquisas com foco em
patologias específicas e atividades exclusivamente aeróbicas. Resultados: Após a seleção e
leitura, 6 artigos foram incluídos neste estudo. Todos os estudos analisados identificaram
melhorias na composição corporal e/ou desempenho físico associados a essas dietas. Contudo,
enfatiza-se a relevância da ingestão apropriada de proteínas, independentemente da fonte, para
otimizar o desempenho em atividades esportivas que envolvam força muscular. Conclusão:
As dietas vegetarianas são tão eficazes quanto as dietas onívoras em promover melhora na
composição corporal, ganho de força e/ ou performance em exercícios resistidos. Destaca-se a
necessidade de avaliar individualmente a dieta e os objetivos de treinamento. Métodos
uniformes são cruciais para compreender os impactos das dietas vegetarianas e veganas na
performance a longo prazo.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
ANDREZZA DE MEDEIROS AGRA, MATHEUS FLORIANO DE OLIVEIRA SILVA
Orientador:
Ariana de Alencar Gonçalves Ferreira do Amaral
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Hipertrofia. Dieta vegetariana. Exercício.
Coorientador:

Acessar documento
A INFLUÊNCIA DA MICROBIOTA INTESTINAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - REVISÃO INTEGRATIVA
Graduação
Monografia
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica notável por dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos do individuo, que em muitos casos e confundido com tic’s. Estudos sugerem que a microbiota intestinal desempenha um papel vital na saúde humana que vai além da digestão de alimentos inaturos, perpassando pela produção de metabólitos e a modulação do sistema imunológico. Alguns mecanismos propostos abrangem a produção de substâncias neuroativas no intestino, capazes de influenciar a atividade cerebral, e a hipótese de que desequilíbrios na microbiota possam desencadear esses processos inflamatórios que afetam o cérebro. Por conta disso, existe a importância da atuação da nutrição nesta condição para proporcionar uma maior sensação de bem-estar e conforto em relação aos sintomas apresentados, consequentemente, agindo na melhora dos sintomas neurológicos também. OBJETIVO: Avaliar como a microbiota intestinal interfere na comunicação bidirecional entre o sistema entérico e o sistema nervoso do grupo estudado, atuando diretamente sobre o estado nutricional e comportamental dos indivíduos com TEA. MÉTODOS: Foi realizada revisão integrativa da literatura dos últimos 5 anos (2018 a 2023), em artigos científicos relacionados à temática citada. RESULTADOS: Comparando a microbiota de indivíduos com TEA e indivíduos neurotípicos, a análise tem revelado diferenças em sua composição, embora os padrões específicos variem consideravelmente.
CONCLUSÃO: Desvendar essas complexas interações pode oferecer insights valiosos para o tratamento e a compreensão do individuo com o disturbio do TEA, mas uma investigação mais ampla é necessária para estabelecer conexões sólidas e orientar estratégias terapêuticas eficazes é necessário para uma melhor qualidade de vida dos portadores do espectro autista.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
ANDRESSA MARIA ROMARIZ DA SILVA WANDERLEY, INGRID CLAUDINO ANGELO
Orientador:
Maria de Lourdes da Silva Gomes de Azevedo
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Autismo. Transtorno do Espectro Autista. Microbiota intestinal.
Coorientador:

Acessar documento
O PAPEL DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL SOBRE O CONHECIMENTO ALIMENTAR EM CRIANÇAS DESNUTRIDAS
Graduação
Monografia
Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é de extrema importância para o desenvolvimento infantil, uma vez que contribui trazendo benefícios para o desenvolvimento nutricional e cognitivo da criança. Nessa perspectiva, promover a inserção de hábitos alimentares na infância é crucial para o crescimento. Objetivo: O
propósito do presente estudo foi avaliar o papel da educação alimentar e nutricional no conhecimento de frutas, legumes e verduras em crianças desnutridas, além de fornecer conhecimentos e habilidades necessários para que as crianças adotem uma alimentação equilibrada e saudável. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção do tipo pré-teste e pós-teste, realizado no Centro de Recuperação e Educação Nutricional – CREN. Foram realizadas atividades de educação alimentar e nutricional, ao todo 63 crianças que participaram do teste, com faixa etária de 4 a 6 anos de idade, sendo 55% do sexo masculino. As turmas selecionadas foram a do maternal I, maternal II e a turma mista durante o período de agosto a novembro do ano de 2022. Outrossim, esse estudo seguiu todas as normas estabelecidas na Resolução 196/199622 sobre pesquisa envolvendo seres humanos, foi aprovado pelo comitê de ética (número:5.321.385). Resultados: Os resultados mostraram que a educação alimentar e nutricional teve um impacto positivo no conhecimento das crianças sobre alimentação saudável e promovendo assim boas escolhas alimentares. Essas descobertas destacam a importância da educação alimentar e nutricional como estratégia para combater a desnutrição infantil e promover hábitos alimentares saudáveis. Conclusão: Concluímos que essa ação feita no CREN com crianças desnutridas, obteve-se resultados satisfatórios sobre o conhecimento das crianças pelos alimentos mostrados e a EAN teve um impacto positivo no conhecimento de frutas, legumes e verduras de crianças desnutridas
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
ANA LÍCIA DE ALMEIDA DA SILVA, GIOVANA FURLANETTO PEREIRA NAVARRO, RAQUEL ARAÚJO DO NASCIMENTO SILVA
Orientador:
Raphaela Costa Ferreira Lemos
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Desnutrição. Alimento. Educação.
Coorientador:

Acessar documento
AVALIAÇÃO DO RISCO CARDIOMETABÓLICO EM PACIENTES ASSISTIDOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE MACEIÓ - AL
Graduação
Monografia
Introdução: Doenças cardiometabólicas são a principal causa global de
morbimortalidade. Fatores de risco incluem idade, sexo, hereditariedade (não
modificáveis) e estilo de vida, como sedentarismo, tabagismo, etilismo, estresse e
padrão dietético inadequado (modificáveis). Objetivo: Estimar o risco
cardiometabólico através de diferentes índices antropométricos e avaliar os fatores
associados ao maior risco em pacientes atendidos em uma clínica escola em Maceió -
Alagoas. Métodos: Estudo transversal com dados secundários, previamente aprovado
pelo comitê de ética sob o número de parecer - 5.681.745, realizado em 2023, em
pacientes assistidos em uma Clínica escola. A avaliação do risco cardiovascular foi
realizada por meio dos índices antropométricos: Índice de massa corporal (IMC),
circunferência da cintura (CC), relação cintura-quadril (RCQ), relação cintura-estatura
(RCE), índice de conicidade (IC) e body shape index (ABSI), foram analisados no
software SPSS através do test t de student, admitindo-se o valor de p<0,05 como
significância estatística. Resultados: A amostra foi formada por 87 pacientes, sendo
72,4% do sexo feminino. A circunferência da cintura apresentou um valor médio acima
dos pontos de corte para ambos os sexos, além disso, o Índice de Massa Corporal (IMC)
mostrou uma média de 30,28 kg/m2 (±7,12), que indica excesso de peso. Indivíduos
sedentários apresentaram maiores médias de IMC quando comparados aos ativos (0,87
versus 0,83, p = 0,045). Na circunferência da cintura, constatou-se maiores médias entre
quem possuía diagnóstico de dislipidemia (98,00 versus 92,84 p = 0,013). Indivíduos
que trabalham apresentaram valores mais elevados de RCE (1,99 versus 0,54, p =
0,028). Também houve diferença nos valores de RCE entre os grupos que praticam e os
que não praticam atividade física (0,60 versus 0,54, p = 0,040, respectivamente). Além
disso, identificou-se que os indivíduos diabéticos apresentam valores mais altos de IC
quando comparados aos que não possuem este agravo (1,23 versus 1,21, p = 0,043,
respectivamente). Conclusão: A amostra apresenta risco para desenvolvimento de
agravos cardiometabolico, sendo esse risco, associado ao sexo, sedentarismo, consumo
de álcool e ao trabalho.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
ANANDA CARVALHO CRESPO GRANDINETTI, LARA MENEZES DE ALBUQUERQUE
Orientador:
Danielle Alice Vieira da Silva
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Risco cardiometabólico. Antropometria. Fatores de risco.
Coorientador:

Acessar documento
PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DA VARIAÇÃO MORFOLÓGICA DE ATLETAS DE JIU-JITSU DE MACEIÓ-AL
Graduação
Monografia
Introdução: O jiu-jitsu é um esporte de combate caracterizado pelo uso de projeções, golpes de estrangulamentos e alavancas. O perfil antropométrico e os perfis morfológicos têm influência no desempenho e performance do atleta. Objetivo: Avaliar o perfil antropométrico e as variações morfológicas de atletas praticantes de jiu-jitsu de Maceió. Métodos: Trata-se de um estudo observacional de delineamento transversal que faz parte de uma pesquisa maior intitulada como Avaliação Nutricional de Praticantes de jiu-jitsu: um enfoque no desempenho, antropometria e consumo alimentar, que foi conduzida em praticantes de jiu-jitsu de Maceió-Alagoas no ano de 2021. Foram admitidos praticantes de Jiu Jitsu, adultos, do sexo masculino, de 3 centros de treinamento da cidade de Maceió-AL, com tempo mínimo de prática de 3 meses. Coletou-se dados socioeconômicos e dados antropométricos, sendo a partir destes calculados índices antropométricos e variáveis morfológicas (peso, altura, índice de Massa Corporal, % de gordura, perímetros corporais, dobras cutâneas triciptal, subescapular e suprailíaca). Avaliação corporal foi realizada utilizando a balança de Bioimpedância Elétrica. Resultados: A amostra foi composta por 18 indivíduos. Observou-se que os que praticam a modalidade a menos tempo apresentam maiores percentuais de adequação da prega do tríceps (138,28% versus 95,00%; p= 0,028). Os mais graduados apresentam maiores média das variáveis IMC (24,17 kg/m2 versus 29,54 kg/m2; p=0,019), CC (81,15 cm versus 93,30 cm; p=0,040), CAbd (98,60 cm versus 85,50 cm; p=0,021) e endomorfismo (4,36 versus 3,94; p=0,008). Conclusão: praticantes avaliados apresentam perfil morfológico predominante de mesomorfia, com adequada reserva de gordura. Além disso, conclui-se que a graduação e o tempo de prática podem impactar em componentes antropométricos.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
CECY LIMA DE OMENA MORAIS, ERIKA ALESSANDRA CARVALHO MONSORES DE ANDRADE
Orientador:
Danielle Alice Vieira da Silva
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Nutrição esportiva. Perfil antropométrico. Jiu-jítsu.
Coorientador:

Acessar documento
NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMINA D DURANTE A GESTAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Graduação
Monografia
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições
caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na
comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são
únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. A deficiência de vitamina D durante
a gestação é apontada como um problema da saúde pública mundial, uma vez que atinge
entre 20 e 40% das mulheres grávidas. Além de ser considerada um fator de risco primordial
para as desordens do neurodesenvolvimento, entre estas, a possível correlação com o
desenvolvimento do TEA. Objetivo: Analisar e discutir as possíveis correlações entre a
deficiência de Vitamina D durante a gravidez e o desenvolvimento do TEA. Metodologia:
Foi realizada uma Revisão Integrativa conduzida através dos bancos de dados PubMed,
SciELO, MEDLINE e Science Direct, durante os meses de setembro a novembro de 2023.
Para a busca, foram utilizados os seguintes termos MeSH: “Vitamin D deficiency”,
“Gestation” e “Autism Spectrum Disorder”, utilizando o operador booleano AND. Foram
incluídos ensaios clínicos e artigos que contemplassem o eixo temático no idioma inglês e
português. Resultados: Foram encontrados na busca 232 artigos. Ao final, apenas 10 estudos
abordavam a relação da deficiência de Vitamina D durante a gravidez e o TEA, com isto os
estudos selecionados realizaram análises sobre a possível influência que a deficiência da
vitamina D pode gerar na capacidade cerebral do feto durante a sua formação. Conclusão: A
literatura, em sua maioria, mostrou correlação positiva entre os baixos níveis séricos de
Vitamina D durante a gestação e os portadores do Transtorno do Espectro Autista. Todavia, é
de extrema importância a realização de mais estudos sobre o assunto.
Ano de defesa/publicação:
2023
Nome do Aluno:
MARIA FERNANDA CELESTINO PRAZERES, SABRINA KELLY CAVALCANTE ALVES, PATRÍCIA MAIA DE GOIS MONTEIRO
Orientador:
Mª de Lourdes da Silva Gomes de Azevedo
Curso:
Nutrição
Palavras-Chaves:
Deficiência de vitamina D. Gestação. Transtorno do Espectro Autista.
Coorientador:

Acessar documento